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Os paradigmas econômicos na origem do marketing: o surgimento de uma tradição de pesquisa

The origin of economic paradigms in marketing: the emergence of a tradition of research

A teoria econômica é uma das principais fontes de referenciais teóricos para o marketing. Este artigo procura identificar os paradigmas econômicos dominantes na tradição de pesquisa do marketing, a partir da análise das influências exercidas sobre os primeiros pesquisadores da disciplina, realizada por Robert BARTELS. Identifica a presença da escola histórica alemã no método (empírico, indutivo e normativo) adotado pelo marketing por influência de John COMMONS, e da escola neo-clássica na explicação da demanda e no enfoque centrado do consumidor, por influência de Frank TAUSSIG, ambos importantes economistas americanos do início deste século. Aponta estes paradigmas como os dominantes na tradição de pesquisa do marketing.@pt


Economic theory is a major source of theoretical frameworks for marketing. This article seeks to identify the dominant economic paradigm in the tradition of marketing research, from the analysis of the influence exerted on the first researchers of the discipline, conducted by Robert Bartels. Identifies the presence of the German historical school in the method (empirical, inductive and normative) adopted by the influence of marketing by John COMMONS, and Neo-classical school in the explanation of demand and consumer-focused approach, influenced by Frank Taussig, both important American economists of this century. These points as the dominant paradigm in the tradition of marketing research.@en

. Os paradigmas econômicos na origem do marketing: o surgimento de uma tradição de pesquisa the origin of economic paradigms in marketing: the emergence of a tradition of research. Revista de biblioteconomia & comunicação, [????].
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