Article Brapci-Revistas

O processo de inteligência competitiva como ferramenta estratégica para os clubes de futebol

A informação é um componente intrínseco a todos os processos de uma organização. No ambiente dos clubes de futebol é possível observar enorme competitividade, que pode ser potencializada com a gestão eficaz de informações, utilizando o processo de inteligência competitiva. Sob esse viés, a presente pesquisa visa analisar e compreender o uso da informação no Marília Atlético Clube, Clube de futebol da Cidade de Marília, interior do estado de São Paulo. Para tanto, escolheu-se o método ‘estudo de caso’, em que a técnica aplicada é a triangulação. O uso de diferentes técnicas em uma pesquisa investigativa a torna mais consistente, concedendo assim validade maior aos dados e análises realizadas. Tais análises foram realizadas com o intuito de elaborar diretrizes para o processo de inteligência competitiva para o Marília Atlético Clube. Com o resultado da pesquisa foi possível identificar os tipos de informações mais importantes do ambiente externo (fontes e fluxos informacionais) bem como identificar que eles não são estruturados. A pesquisa apontou para a falta de estrutura informacional no clube, o que impossibilita a prática do processo de inteligência competitiva, e assim, foram propostas diretrizes iniciais para implantação do processo e melhor aproveitamento das informações inseridas na organização.@pt


References

  • BELLUZZO, R. C. B. O acesso e uso da informação no esporte: uma competência cidadã. São Paulo. Revista Eletrônica do CEDOC/ SEME, v.1, n. especial, dez. 2009. Disponível em: < http://
  • PÉREZ- MONTORO, M. Identificación y representación del conocimiento organizacional: la propuesta epistemológica clásica. [S.l.]: IN3 - Internet Interdisciplinary Institute, 2004. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2012. 18 abr. 2017.
  • SCHEIN, E. Guia de sobrevivência da cultura coorporativa. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001. www4.prefeitura.sp.gov.br/seme/CEDOC/iiegi/pdfs/6-O_ acesso_e_uso_da_informacao_no_esporte.pdf >.
  • CHOO, C. W. A Organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC Editora, 2003. 426p.
  • SIMÕES, R. P. Futebol e informação: driblando incertezas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
  • CAVALCANTE, L. F. B.., VALENTIM, M. L. P. Comportamento informacional em ambientes empresariais. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008. p.117-128.
  • VALENTIM. M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, v.3, n.4, 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2012.
  • DAVENPORT, T.., PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998 a. 316p.
  • DAVENPORT, T.., HARRIS, J. G. Competição analítica. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
  • GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
  • HALÉY, M. A era do conhecimento: princípios e reflexões sobre a revolução noética no século XXI. São Paulo: Editora Unesp, 2008.
  • SUN-TZU. A arte da guerra. 15. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.
  • VALENTIM. M. L. P. et al. O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero, v.4, n.3, 2003. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2009.
  • VALENTIM. Processo de inteligência competitiva organizacional. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2.ed. Marília: FUNDEPE Editora, 2007. p.9-24.
  • YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2003.
  • JORGE, C. F. B.., VALENTIM. M. L. P. Informação e esporte: a informação esportiva e sua relação com clubes de futebol. Informação and Informação, v.20, n.1, p.183-208, 2015. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/ view/19712>. Acesso em: 18 abr. 2018.
  • JORGE, C. A importância do mapeamento das redes de conhecimento para a gestão da informação e do conhecimento em ambientes esportivos: um estudo de caso no Marília Atlético Clube. Perspect. ciênc. inf.,v. 21,n. 1,p. 152-172,2016. Disponível em: . Acesso em:18 Abr. 2018.
  • KAHANER, L. Competitive intelligence: how to gather, analyze, and use information to move your business to the top. New York: Touchstone, 1997.
  • MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.
  • MILLER, J. P. O milênio da inteligência competitiva. In: MILLER, J. P. O milênio da inteligência competitiva. Porto Alegre: Bookman, 2002.
  • MONTEIRO, A. M. R. C. da C.., BOTELHO M. A. G. M. A importância do trabalho com a informação jurídica esportiva na cidade de São Paulo. CRB-8 Digital, v.2, n.2, p.55-65, 2009. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2012. Ci.Inf., Brasília, DF, v.47 n.2, p.86-99, maio/ago. 2018.
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-09-26] => 94798
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Carlos francisco bitencourt jorge] => 11442
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Marta Lígia Pomim Valentim] => 3842
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/146/2018/10/oai_ojs_revista_ibict_br_article_4128#00010.pdf] => 99359
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Administração] => 233910
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Inteligência competitiva] => 245311
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Informação esportiva] => 186477
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ambiente esportivo] => 91405
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Clube de futebol] => 33667
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Marília atlético clube] => 280117
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Ambientes esportivos] => 261044
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Clubes de futebol] => 263828
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-09-26] => 260989
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 146
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00010-2018-47-2] => 99201
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A informação é um componente intrínseco a todos os processos de uma organização. No ambiente dos clubes de futebol é possível observar enorme competitividade, que pode ser potencializada com a gestão eficaz de informações, utilizando o processo de inteligência competitiva. Sob esse viés, a presente pesquisa visa analisar e compreender o uso da informação no Marília Atlético Clube, Clube de futebol da Cidade de Marília, interior do estado de São Paulo. Para tanto, escolheu-se o método ‘estudo de caso’, em que a técnica aplicada é a triangulação. O uso de diferentes técnicas em uma pesquisa investigativa a torna mais consistente, concedendo assim validade maior aos dados e análises realizadas. Tais análises foram realizadas com o intuito de elaborar diretrizes para o processo de inteligência competitiva para o Marília Atlético Clube. Com o resultado da pesquisa foi possível identificar os tipos de informações mais importantes do ambiente externo (fontes e fluxos informacionais) bem como identificar que eles não são estruturados. A pesquisa apontou para a falta de estrutura informacional no clube, o que impossibilita a prática do processo de inteligência competitiva, e assim, foram propostas diretrizes iniciais para implantação do processo e melhor aproveitamento das informações inseridas na organização.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/4128] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4128] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; v. 47, n. 2 (2018)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-1965] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1518-8353] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O processo de inteligência competitiva como ferramenta estratégica para os clubes de futebol] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4128/3795] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4128] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4128/3795] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/4128#00010] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v47i2.4128] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v47i2.4128.g3795] => 0
                        )

                )

        )

)