Article Brapci-Revistas

Contribuição da análise multivariada para os indicadores de avaliação dos programas de pós graduação: uma análise na área de Matemática (2007-2009)

Contribution of multivariate analysis for evaluation indicators of graduate programs: an analysis in Mathematics (2007-2009)

O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre os indicadores quantitativos, utilizados na CAPES, e o conceito final de cada programa de pósgraduação, por meio da aplicação de procedimentos estatísticos multivariados, a fim de contribuir para a compreensão do sistema de avaliação da pós-graduação brasileira. Para o conjunto dos 26 programas de pós-graduação da área de Matemática, no triênio 2007-2009, foram avaliados, por meio de métodos multivariados, os seguintes indicadores: total de teses e dissertações defendidas e média de artigos por docente permanente, segundo a estratificação Qualis. Observou-se, em todas as Análises de clusters realizadas, que os programas com conceito CAPES 3 aglutinaram-se sempre em um único grupo, ao passo que os demais foram se separando à medida em que foram inseridos mais indicadores na análise. Ainda, quanto mais indicadores foram incluídos na análise, mais refinado e próximo do conceito atribuído pela CAPES foi o resultado.@pt


The aim of this study is to analyze the relationship between the quantitative indicators used by CAPES and the final grade of each graduate program through the application of multivariate statistical procedures, in order to contribute to a better understanding of the Brazilian graduate program evaluation system. We evaluated all 26 graduate programs in the area of Mathematics during the 2007-2009 triennium through multivariate methods according to the following indicators: total number of theses and dissertations defended and average of published articles per permanent professor, according to Qualis stratification. It was observed that, in all cluster analyses, graduate programs with grade 3 were always gathered in one single group, while the ones with other grades were gradually separated with the insertion of more analysis of indicators. In addition, the more indicators were included in the analysis, the more refined and close to the grades attributed by CAPES were the results.@en

. Contribuição da análise multivariada para os indicadores de avaliação dos programas de pós graduação: uma análise na área de matemática (2007-2009) contribution of multivariate analysis for evaluation indicators of graduate programs: an analysis in mathematics (2007-2009). Em questão, [????].

References

  • SUPERIOR (CAPES). Plano Nacional de Pós-Graduação 2005- 2010. Brasília: CAPES, dez. 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2014.
  • SUPERIOR (CAPES). Avaliação trienal 2013: documento de área 2013, Matemática/Probabilidade e Estatística. Brasília: CAPES, 2013, documento eletrônico. Disponível em: . Acesso em 22 dez. 2014.
  • SUPERIOR (CAPES). Avaliação da pós-graduação. Brasília: CAPES, maio 2014a. Disponível em: . Acesso em: 21 maio. 2014.
  • SUPERIOR (CAPES). Planilhas comparativas da avaliação trienal 2010. Brasília: CAPES, maio 2014b. Disponível em: . Acesso em: 21 maio. 2014.
  • CASTANHA, Renata Cristina Gutierres. Indicadores de avaliação de programas de pós-graduação no Brasil: uma análise multivariada na área de Matemática. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de pósgraduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.
  • CASTRO, Cláudio de Moura., SOARES, Gláucio Ary Dillon. Avaliando as avaliações da Capes. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 63-73, jul./set. 1983.
  • GATTI, Bernardete Angelina. Reflexão sobre os desafios da pós-graduação: novas perspectivas sociais, conhecimento e poder. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, p. 108-116, set./dez. 2001. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2014.
  • HAIR, Joseph F. et al. Multivariate data analysis. 7 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2009.
  • LEITE, Maria Flávia Barbosa et al. Análise dos programas de pós-graduação em Administração reconhecidos pela CAPES: uma abordagem multivariada por análise cluster. FACEF Pesquisa, Franca, v. 10, n. 1, p. 20-34, 2007.
  • MACCARI, Emerson Antonio., LIMA, Manolita Correia., RICCIO, Edson Luiz. Uso do Sistema de Avaliação da CAPES por Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 11, n. 25, p.68-96, set./dez., 2009.
  • MARTINS, Dalton Lopes. Uso de análise multivariada para mapeamento do perfil de internacionalização das Universidades Federais Brasileiras: um estudo exploratório a partir de dados disponíveis na base Web of Science. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 4., Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014.
  • MIRANDA, Caroline Maria Guerra de., ALMEIDA, Adiel Teixeira de. Avaliação de pós-graduação com método ELECTRE TRI: o caso de engenharias III da CAPES. Production, São Paulo, v. 13, n. 3, 2003.
  • MOREIRA, Carlos Otávio F.., HORTALE, Virgínia Alonso., HARTZ, Zulmira de Araújo. Avaliação da Pós-graduação: Buscando consenso. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, v. 1, n. 1, p. 26-40, jul. 2004.
  • VIANA, Adriana Backx Noronha., MANTOVANI, Daielly Melina Nassif., VIEIRA, Amanda Ribeiro. Análise dos programas de pós-graduação avaliados pela Capes: relação entre conceitos dos programas e índice de publicação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2008, p. 1-10.
  • OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de., GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. A produção científica em organização e representação do conhecimento no Brasil: uma análise bibliométrica do GT-2 da ANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2009.
  • SILVA, Maurício da Rocha e. O novo Qualis e o futuro dos periódicos científicos brasileiros. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 96-97, 2009.
NLP0.29
Visto 22 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-05-08] => 8760
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Renata Cristina Gutierres Castanha] => 9630
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Maria Claudia Cabrini Gracio] => 6597
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_49231#00002.pdf] => 46551
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [_repository/47/2020/12/oai_seer_ufrgs_br_article_49231#00002.pdf] => 150240
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [149] => 1166
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [130] => 1121
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Indicador bibliométrico] => 9624
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Avaliação do programa de pósgraduação] => 9625
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Pós-graduação em matemática] => 267656
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Indicadores bibliométricos] => 199444
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Avaliação dos programas de pósgraduação] => 267655
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bibliometric indicators] => 268466
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Evaluation of graduate programs] => 9628
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Graduate courses in mathematics] => 267657
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-05-08] => 252969
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2015-21-1] => 8758
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre os indicadores quantitativos, utilizados na CAPES, e o conceito final de cada programa de pósgraduação, por meio da aplicação de procedimentos estatísticos multivariados, a fim de contribuir para a compreensão do sistema de avaliação da pós-graduação brasileira. Para o conjunto dos 26 programas de pós-graduação da área de Matemática, no triênio 2007-2009, foram avaliados, por meio de métodos multivariados, os seguintes indicadores: total de teses e dissertações defendidas e média de artigos por docente permanente, segundo a estratificação Qualis. Observou-se, em todas as Análises de clusters realizadas, que os programas com conceito CAPES 3 aglutinaram-se sempre em um único grupo, ao passo que os demais foram se separando à medida em que foram inseridos mais indicadores na análise. Ainda, quanto mais indicadores foram incluídos na análise, mais refinado e próximo do conceito atribuído pela CAPES foi o resultado.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The aim of this study is to analyze the relationship between the quantitative indicators used by CAPES and the final grade of each graduate program through the application of multivariate statistical procedures, in order to contribute to a better understanding of the Brazilian graduate program evaluation system. We evaluated all 26 graduate programs in the area of Mathematics during the 2007-2009 triennium through multivariate methods according to the following indicators: total number of theses and dissertations defended and average of published articles per permanent professor, according to Qualis stratification. It was observed that, in all cluster analyses, graduate programs with grade 3 were always gathered in one single group, while the ones with other grades were gradually separated with the insertion of more analysis of indicators. In addition, the more indicators were included in the analysis, the more refined and close to the grades attributed by CAPES were the results.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/49231] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/49231] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245211.130-149] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/49231] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v.21, n.1, jan./abr. 2015; 130-149] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Contribuição da análise multivariada para os indicadores de avaliação dos programas de pós graduação: uma análise na área de Matemática (2007-2009)] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Contribution of multivariate analysis for evaluation indicators of graduate programs: an analysis in Mathematics (2007-2009)] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/49231/33749] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/49231/33750] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/49231/25510] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/49231/25511] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/49231/25512] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/49231/25513] => 0
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/49231/25514] => 0
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/49231/33749] => 0
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/49231/33750] => 0
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/49231/25510] => 0
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/49231/25511] => 0
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/49231/25512] => 0
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/49231/25513] => 0
                        )

                    [13] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/49231/25514] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49231] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49231/33749] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/49231#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245211.130-149] => 0
                        )

                )

        )

)