Article Brapci-Revistas

Portal Revcom & Google Analytics: acessando a caixa-preta da informação

Portal Revcom & Google Analytics: accessing the black box of information

Portal Revcom & Google Analytics: accediendo a la caja negra de la información

A utilização de suporte eletrônico para a veiculação de conteúdos científicos possibilita maior acessibilidade e visibilidade destes últimos e, ao mesmo tempo, mais facilidade na análise deste alcance e uso pela comunidade de usuários. Deste modo, visando oferecer, aos editores das revistas de ciências da comunicação parceiras do Portal Revcom subsídios para tais análises, implementou–se ferramenta estatística para análise de logs de acesso com base no software Google Analytics. Esse trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as métricas geradas no período de abril a agosto de 2007, tanto das páginas introdutórias e iniciais do Portal como individualmente das onze revistas nele disponíveis na ocasião. As variáveis estudadas foram: (a) visitas e visitantes: número total e individual (por revista) de acessos e de usuários; (b) padrões de uso: número de páginas acessadas e respectivas médias, tempo de conexão (ou visita ao site) e a forma de acesso (se direto ou via sites de referências) e (c) perfil do usuário: procedência geográfica (país e cidade de origem do acesso) e perfil técnico (navegador e sistema operacional utilizado). Os resultados permitiram concluir que as revistas do Portal Revcom têm tido uma procura bastante considerável, além de comprovar que o fato de participarem de um Portal único, que congrega várias outras revistas da mesma área, potencializa sua visibilidade e acessibilidade. Porém, fica clara a necessidade de maiores ações e estratégias de divulgação junto à comunidade internacional, em especial junto a países de língua portuguesa e, mesmo, espanhola. @pt


Aiming at evaluating the use and the performance of the electronic communication system used in the Portal Revcom, it was implemented the tool Google Analytics, that monitors and elaborates statistics of entrances and exits of the system, based upon the analysis of log files. This work has the objective of presenting the results of a study of this metric of use during the months of April and May of 2007. The study variables concentrate in: (a) user’s demographic data: geographic location (city, country and continent), navigator used, resolution of the monitor, frequency of visits, day of the week with bigger movement; (b) use standards: analysis of the terms of search used by users, their starting point to arrive to Portal Revcom (use of search engine or link from another Portal). The results have allowed delineating the profile of the users, evidencing alterations and strategies of spreading that are necessary to improve the institution-user interaction dynamics.@en
La utilización de soporte electrónico para la publicación de contenidos científicos posibilita mayor accesibilidad y visibilidad de ellos y, al mismo tiempo, más facilidad en el análisis de este alcance y uso por la comunidad de usuarios. De este modo, visando ofrecer a los editores de las revistas de ciencias de la comunicaci- ón participantes del Portal Revcom subsidios para tales análisis, se ha implementado herramienta estadística para análisis de logs de acceso con base en el software Google Analytics. Este trabajo tiene como objetivo presentar y analizar las métricas generadas en el período de abril a agosto de 2007, tanto de las páginas introductorias e iniciales del Portal como individualmente de las once revistas disponibles en él en la ocasión. Las variables estudiadas fueron: (a) visitas y visitantes: número total e individual (por revista) de accesos y de usuarios; (b) patrones de uso: número de páginas ingresadas y respectivos promedios, tiempo de conexión (o visita al sitio) y la forma de acceso (si directo o vía sitios de referencias) y (c) perfil del usuario: procedencia geográfica (país y ciudad de origen del acceso) y perfil técnico (navegador y sistema operacional utilizado). Los resultados permitieron concluir que las revistas del Portal Revcom han tenido una búsqueda bastante considerable, además de comprobar que el hecho de participar de un Portal único, que congrega varias otras revistas de la misma área, mejora su visibilidad y accesibilidad. Sin embargo, queda clara la necesidad de mayores acciones y estrategias de divulgación junto a la comunidad internacional, en especial en países de lengua portuguesa y mismo española.@es

. Portal revcom & google analytics: acessando a caixa-preta da informação portal revcom & google analytics: accessing the black box of information portal revcom & google analytics: accediendo a la caja negra de la información. Em questão, [????].

References

  • ARJONA, L.P.., CANDIDO, P.S.., FERREIRA, S.M.S.P. Perfil dos pesquisadores do NP de Jornalismo da Intercom: análise da produção científica de 2001 a 2005. In: INTERCOM JUNIOR, Brasília. Anais... São Paulo: Intercom, 2006.
  • FERREIRA, S.M.S.P. Critérios de qualidade para revistas científicas em ciências da comunicação: reflexões para a Portcom. In: LUSOCOM, 6., 21-22 abr. 2004, Covilhã. Anais... Corvilhã, 2004.
  • GOOGLE ANALYTICS. Configurações do Analytics. Disponível em: < http://www.google.com/analytics/>. Acesso em: 05 jun. 2007.
  • MEADOWS, A. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
  • NORONHA, D.P.., KIYOTAMI, N.M. e JUANES, I.A. Produção científica em comunicação dos docentes da ECA/ USP. In: ENCONTRO NACIONAL DE BIBLIOTECAS E CENTROS DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 12., 2002, Salvador. Anais... São Paulo: Intercom, 2002.
  • PERUZZO, C.M.K. Em busca dos objetos de pesquisa em comunicação no Brasil. In: WEBER, M.H. et al. (Org.) Tensões e objetos da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002. 61 Em Questão, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 41 - 61, jan./jun. 2008.
  • REVISTAS ELETRÔNICAS DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Portal Revcom. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2007.
  • SOARES, L.E.S. Pesquisa em comunicação social: um inventário das teses e dissertações defendidas no programa de pós-graduação da FAMECOS/PUCRS. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004.
  • VANZ, S.A.S. A produção discente em comunicação no Brasil: análise das citações das dissertações defendidas no PPGCOMUFRGS. [cd-rom] In: ENCONTRO NACIONAL DE BIBLIOTECAS E CENTROS DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 12., 2002, Salvador. Anais... São Paulo: Intercom, 2002.
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2008-08-21] => 9563
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Sueli Mara Soares Pinto Ferreira] => 2696
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Alexandre Silva Cunha] => 9565
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Sueli Mara Ferreira] => 9564
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_2443#00002.pdf] => 46516
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_2443#00002.txt] => 46517
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [_repository/47/2020/12/oai_seer_ufrgs_br_article_2443#00002.pdf] => 150189
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [61] => 1532
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [41] => 142
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Periódico eletrônico] => 172964
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Avaliação de acesso] => 9545
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Estatística de uso] => 9546
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Projeto revcom] => 9547
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Portcom] => 9548
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Google analytics] => 182304
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Revista científica em comunicação-métrica] => 9550
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Periódicos eletrônicos] => 238144
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Estatísticas de uso] => 263575
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Projeto revcom/portcom] => 267019
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Revistas científicas em comunicação-métricas] => 267020
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Electronic journals] => 173572
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Access evaluation] => 9551
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Use strategies] => 9552
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Revcom] => 9553
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Portcom project] => 9554
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Google analytic] => 9555
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Scientific journals on communication] => 9556
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Metrics] => 185457
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Revcom/portcom project] => 267021
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Scientific journals on communication-metrics] => 267022
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Electronic journals] => 5918
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Periódicos electrónicos] => 9558
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Evaluación de acceso] => 9559
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Estadísticas de uso] => 9560
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Proyecto revcom] => 9561
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Revistas científicas en comunicación-métricas] => 267025
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Proyecto revcom/portcom] => 267023
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Google analytics] => 267024
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2008-08-21] => 267026
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2008-14-1] => 8699
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A utilização de suporte eletrônico para a veiculação de conteúdos científicos possibilita maior acessibilidade e visibilidade destes últimos e, ao mesmo tempo, mais facilidade na análise deste alcance e uso pela comunidade de usuários. Deste modo, visando oferecer, aos editores das revistas de ciências da comunicação parceiras do Portal Revcom subsídios para tais análises, implementou–se ferramenta estatística para análise de logs de acesso com base no software Google Analytics. Esse trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as métricas geradas no período de abril a agosto de 2007, tanto das páginas introdutórias e iniciais do Portal como individualmente das onze revistas nele disponíveis na ocasião. As variáveis estudadas foram: (a) visitas e visitantes: número total e individual (por revista) de acessos e de usuários; (b) padrões de uso: número de páginas acessadas e respectivas médias, tempo de conexão (ou visita ao site) e a forma de acesso (se direto ou via sites de referências) e (c) perfil do usuário: procedência geográfica (país e cidade de origem do acesso) e perfil técnico (navegador e sistema operacional utilizado). Os resultados permitiram concluir que as revistas do Portal Revcom têm tido uma procura bastante considerável, além de comprovar que o fato de participarem de um Portal único, que congrega várias outras revistas da mesma área, potencializa sua visibilidade e acessibilidade. Porém, fica clara a necessidade de maiores ações e estratégias de divulgação junto à comunidade internacional, em especial junto a países de língua portuguesa e, mesmo, espanhola. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [A utilização de suporte eletrônico para a veiculação de conteúdos científicos possibilita maior acessibilidade e visibilidade destes últimos e, ao mesmo tempo, mais facilidade na análise deste alcance e uso pela comunidade de usuários. Deste modo, visando oferecer, aos editores das revistas de ciências da comunicação parceiras do Portal Revcom subsídios para tais análises, implementou–se ferramenta estatística para análise de logs de acesso com base no software Google Analytics. Esse trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as métricas geradas no período de abril a agosto de 2007, tanto das páginas introdutórias e iniciais do Portal como individualmente das onze revistas nele disponíveis na ocasião. As variáveis estudadas foram: (a) visitas e visitantes: número total e individual (por revista) de acessos e de usuários; (b) padrões de uso: número de páginas acessadas e respectivas médias, tempo de conexão (ou visita ao site) e a forma de acesso (se direto ou via sites de referências) e (c) perfil do usuário: procedência geográfica (país e cidade de origem do acesso) e perfil técnico (navegador e sistema operacional utilizado). Os resultados permitiram concluir que as revistas do Portal Revcom têm tido uma procura bastante considerável, além de comprovar que o fato de participarem de um Portal único, que congrega várias outras revistas da mesma área, potencializa sua visibilidade e acessibilidade. Porém, fica clara a necessidade de maiores ações e estratégias de divulgação junto à comunidade internacional, em especial junto a países de língua portuguesa e, mesmo, espanhola.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aiming at evaluating the use and the performance of the electronic communication system used in the Portal Revcom, it was implemented the tool Google Analytics, that monitors and elaborates statistics of entrances and exits of the system, based upon the analysis of log files. This work has the objective of presenting the results of a study of this metric of use during the months of April and May of 2007. The study variables concentrate in: (a) user’s demographic data: geographic location (city, country and continent), navigator used, resolution of the monitor, frequency of visits, day of the week with bigger movement; (b) use standards: analysis of the terms of search used by users, their starting point to arrive to Portal Revcom (use of search engine or link from another Portal). The results have allowed delineating the profile of the users, evidencing alterations and strategies of spreading that are necessary to improve the institution-user interaction dynamics.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aiming at evaluating the use and the performance of the electronic communication system used in the Portal Revcom, it was implemented the tool Google Analytics, that monitors and elaborates statistics of entrances and exits of the system, based upon the analysis of log files. This work has the objective of presenting the results of a study of this metric of use during the months of April and May of 2007. The study variables concentrate in: (a) user’s demographic data: geographic location (city, country and continent), navigator used, resolution of the monitor, frequency of visits, day of the week with bigger movement; (b) use standards: analysis of the terms of search used by users, their starting point to arrive to Portal Revcom (use of search engine or link from another Portal). The results have allowed delineating the profile of the users, evidencing alterations and strategies of spreading that are necessary to improve the institution-user interaction dynamics.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La utilización de soporte electrónico para la publicación de contenidos científicos posibilita mayor accesibilidad y visibilidad de ellos y, al mismo tiempo, más facilidad en el análisis de este alcance y uso por la comunidad de usuarios. De este modo, visando ofrecer a los editores de las revistas de ciencias de la comunicaci- ón participantes del Portal Revcom subsidios para tales análisis, se ha implementado herramienta estadística para análisis de logs de acceso con base en el software Google Analytics. Este trabajo tiene como objetivo presentar y analizar las métricas generadas en el período de abril a agosto de 2007, tanto de las páginas introductorias e iniciales del Portal como individualmente de las once revistas disponibles en él en la ocasión. Las variables estudiadas fueron: (a) visitas y visitantes: número total e individual (por revista) de accesos y de usuarios; (b) patrones de uso: número de páginas ingresadas y respectivos promedios, tiempo de conexión (o visita al sitio) y la forma de acceso (si directo o vía sitios de referencias) y (c) perfil del usuario: procedencia geográfica (país y ciudad de origen del acceso) y perfil técnico (navegador y sistema operacional utilizado). Los resultados permitieron concluir que las revistas del Portal Revcom han tenido una búsqueda bastante considerable, además de comprobar que el hecho de participar de un Portal único, que congrega varias otras revistas de la misma área, mejora su visibilidad y accesibilidad. Sin embargo, queda clara la necesidad de mayores acciones y estrategias de divulgación junto a la comunidad internacional, en especial en países de lengua portuguesa y mismo española.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/2443] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/2443] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/2443] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 14, n. 1 (2008); 41-61] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Portal Revcom & Google Analytics: acessando a caixa-preta da informação] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Portal Revcom & Google Analytics: accessing the black box of information] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Portal Revcom & Google Analytics: accediendo a la caja negra de la información] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/2443/3525] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/2443/3750] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/2443/3525] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/2443/3750] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/2443] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/2443/3525] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/2443/3750] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/2443#00002] => 0
                        )

                )

        )

)