Article Brapci-Revistas

Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais

Complementary views on scientific literacy and the role of researchers in virtual communities

This is a webometric study about the discussion around what audiences should be privileged due to the incidence and impacts of scientific information. The research verifies how and with what intensity these changes in information flow have been occurring in the virtual environment. In order to do so, the study surveys four blogs identified in the Anel de Blogs ABC (Um Longo Argumento, Via gene, Cultura Científica and Neurocientista de Plantão). The study uses the software SocSciBot4 (TWEWALL, 2010) and the method of content analysis (Bardin, 1977) for the categorization of posts made by the researchers responsible for the blogs between January and December 2012. The results indicate that the possibility of new forms of scientific literacy is effectively implemented in the web and suggest that these changes are to be observed in their use of services and platforms for sharing information.@en


Este é um estudo webométrico sobre a discussão em torno das audiências a serem privilegiadas no que tange aos impactos e à incidência das informa- ções de caráter científico. A pesquisa verifica de que maneira e com qual intensidade essas modificações no fluxo informacional ocorrem no ambiente virtual. Para tanto, realiza-se um levantamento de quatro blogs identificados no Anel de Blogs ABC: Um Longo Argumento, Via Gene, Cultura Científica e Neurocientista de Plantão. O estudo utiliza o software SocSciBot4 (Thewall, 2013) na categorização das postagens realizadas pelos pesquisadores responsáveis no período entre janeiro e dezembro de 2012. O estudo ainda afirma que a possibilidade de novas formas de letramento científico é concretizada na web e infere que, sob esse viés, é prudente observar o quanto uma nova forma de comunalismo vem se manifestando na rede no sentido de viabilizar estratégias de letramento científico.@pt

. Complementary views on scientific literacy and the role of researchers in virtual communities olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais. Em questão, [????].

References

  • ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996.
  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
  • BUENO, W. C. Jornalismo científico no Brasil: o compromisso de uma prática independente. Tese (Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.
  • BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação e Informação, Londrina, v. 15, n. especial, p. 1-12, 2010.
  • BOURDIEU, P. O senso prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
  • CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  • FAYARD, P. La Communication scientifique publique. In: FAYARD, P. (Org.). De la vulgarization à la médiatisation. Lyon: Chronique Sociale, 1988.
  • FRAGOSO, S., RECUERO, R.., AMARAL, S. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
  • FRANCHI, E. Pedagogia da alfabetização: da oralidade à escrita. São Paulo: Cortez, 1989.
  • FREIRE, P. R. N. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
  • GARVEY, D. W. Communication: the essence of science facilitating information among librarians, scientists, engineers and students. Oxford: Pergamon, 1979.
  • MERTON, R. K. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1970
  • MAMEDE, M.., ZIMMERMANN, E. Letramento científico e cts na formação de professores para o ensino de física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 16., 2007, São Luís. Anais... São Luís, 2007.
  • MUELLER, S. P. M.., PASSOS, E. J. L. As questões da comunicação científica e a ciência da informação. In: MUELLER, S. P. M.., PASSOS, E. J. L. (Org.). Comunicação científica. Brasília: UNB, 2000. p. 13-22
  • RHEINGOLD, H. Comunidades virtuais. In: DRUCKER, P. (Org.). A comunidade do futuro: idéias para uma nova comunidade. São Paulo: Futura, 1998. cap. 11, p. 120-127
  • SANTOS, G. L. A telemática a serviço da alfabetização científica e tecnológica de professores de 1o. e 2o. graus dos países membros do Mercosul. Colabor@, Curitiba, v. 1, n. 4, p. 35-44, 2002.
  • SOUSA, R. S. C. Trilhas de comunicação científica: links de postagens de pesquisadores brasileiros nos blogs de ciência. 2011. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
  • TARGINO, M. G. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação and Sociedade, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 37-85, 2000.
  • THELWALL, M. Link analysis: an information science approach. Amsterdam: Elsevier Academic, 2004.
  • THELWALL, M.., VAUGHAN, I.., BJÖRNEBORN, L. Webometrics. Annual Review of Information Science and Technology, Medford, v. 39, p.81-135, 2005.
  • THELWALL, M. SocSciBot 4. 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2013.
  • ZIMAN, J. M. Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979. (O Homem e a Ciência, 8).
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-12-24] => 8614
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rodrigo Silva Caxias de Sousa] => 4745
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Leilah Santiago Bufrem] => 4219
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Bruna Silva Nascimento] => 11474
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Bruna Silva do Nascimento] => 9441
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_58544#00002.pdf] => 46442
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [295] => 4777
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [271] => 1954
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Scientific communication] => 263084
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Webometrics] => 176481
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Scientific literacy] => 9437
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Blogs] => 185681
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Brazilian researchers] => 267755
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Blogs] => 1219
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Comunicação científica] => 269939
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Webometria] => 234530
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Letramento científico] => 9439
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Pesquisador brasileiro] => 9440
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Blogs] => 238643
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Pesquisadores brasileiros] => 267756
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-12-24] => 267734
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2015-21-3] => 8609
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This is a webometric study about the discussion around what audiences should be privileged due to the incidence and impacts of scientific information. The research verifies how and with what intensity these changes in information flow have been occurring in the virtual environment. In order to do so, the study surveys four blogs identified in the Anel de Blogs ABC (Um Longo Argumento, Via gene, Cultura Científica and Neurocientista de Plantão). The study uses the software SocSciBot4 (TWEWALL, 2010) and the method of content analysis (Bardin, 1977) for the categorization of posts made by the researchers responsible for the blogs between January and December 2012. The results indicate that the possibility of new forms of scientific literacy is effectively implemented in the web and suggest that these changes are to be observed in their use of services and platforms for sharing information.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este é um estudo webométrico sobre a discussão em torno das audiências a serem privilegiadas no que tange aos impactos e à incidência das informa- ções de caráter científico. A pesquisa verifica de que maneira e com qual intensidade essas modificações no fluxo informacional ocorrem no ambiente virtual. Para tanto, realiza-se um levantamento de quatro blogs identificados no Anel de Blogs ABC: Um Longo Argumento, Via Gene, Cultura Científica e Neurocientista de Plantão. O estudo utiliza o software SocSciBot4 (Thewall, 2013) na categorização das postagens realizadas pelos pesquisadores responsáveis no período entre janeiro e dezembro de 2012. O estudo ainda afirma que a possibilidade de novas formas de letramento científico é concretizada na web e infere que, sob esse viés, é prudente observar o quanto uma nova forma de comunalismo vem se manifestando na rede no sentido de viabilizar estratégias de letramento científico.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/58544] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/58544] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245213.271-295] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/58544] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v.21, n.3, set/dez. 2015; 271-295] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Complementary views on scientific literacy and the role of researchers in virtual communities] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/58544/36053] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/58544/36053] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/58544] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/58544/36053] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/58544#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245213.271-295] => 0
                        )

                )

        )

)