Article Brapci-Revistas

Novas fronteiras acadêmicas: cooperação entre Grupos de Pesquisa em Ciência da Informação no Brasil

Academic new frontiers: cooperation between research groups in Information Science in Brazil

Nuevas fronteras académicas, la cooperación entre grupos de investigación en Ciencias de la Información en Brasil

Displays the context of the Project Network cooperation and learning in information science: PPGCI / UFPB and PPGCI / UNESP / Marilia, under the National Program of Academic Cooperation - Action New Frontiers (NF-Procad) Coordination for the Improvement of Higher (CAPES). Describes the procedures for financing, consisting of Missions Studies, Missions Teaching and Research and Post-Doctoral Internship in the country highlights the Groups and Research areas involved in the project and discusses the theoretical approach adopted and the conceptual network that guides actions teaching and research. We report the activities in the first two years of the project and discusses ongoing and planned activities.@en


Muestra el contexto de la Red de Proyectos de cooperación y aprendizaje en Ciencias de la Información: PPGCI / UFPB y PPGCI / UNESP / Marilia, en el marco del Programa Nacional de Cooperación Académica - Fronteras nueva acción (NF-Procad) Coordinación de Perfeccionamiento de Estudios Superiores (CAPES). Describe los procedimientos para el financiamiento, que consisten en estudios de Enseñanza Misiones, Misiones y de investigación y prácticas post-doctoral en el país pone de relieve los grupos y las áreas de investigación que participan en el proyecto y se analiza el enfoque teórico adoptado y de la red conceptual que guía las acciones enseñanza y la investigación. Se presentan las actividades en los dos primeros años del proyecto y se analizan las actividades en curso y previstas.@es
Apresenta o contexto do Projeto Rede de cooperação e aprendizagem na Ciência da Informação: PPGCI/UFPB e PPGCI/UNESP/Marília, no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – Ação Novas Fronteiras (Procad-NF) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Descreve as modalidades de financiamento do Programa, constando de Missões de Estudos, Missões de Docência e Pesquisa e Estágio Pós-Doutoral no País. Destaca os Grupos e Linhas de Pesquisa envolvidos no Projeto e discute a abordagem teórica adotada e a rede conceitual que orienta as ações de ensino e pesquisa. Relata as atividades desenvolvidas nos dois primeiros anos do Projeto e discorre sobre atividades previstas e em andamento.@pt

. Academic new frontiers: cooperation between research groups in information science in brazil nuevas fronteras académicas, la cooperación entre grupos de investigación en ciencias de la información en brasil novas fronteiras acadêmicas: cooperação entre grupos de pesquisa em ciência da informação no brasil. Informação & sociedade: estudos, [????].

References

  • CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: . Acesso em: 10 nov 2009. 9 Disponível em http://dci.ccsa.ufpb.br/lti. CNPq. Grupos de Pesquisa. Disponível em: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/
  • DINSMORE, P. C. Gerência de programas e projetos. São Paulo: Pini, 1992.
  • DUBOST, J. L’intervention psycho-sociologique. Paris: PUF, 1987.
  • FREIRE, G.H. de A. Redes virtuais de aprendizagem na sociedade e na pesquisa. Encontros Bibli, n.25, 1° sem. p.55-67, 2008.
  • FREIRE, I. M. Acesso à informação e identidade cultural: entre o global e o local. Ciência da Informação, Brasília, v.35, n.2, 2006.
  • FREIRE, I. A utopia planetária de Pierre Lévy: uma leitura hipertextual d’a inteligência coletiva. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.10 n.2, p.132139, jul./dez. 2005.
  • FREIRE, I. A responsabilidade social da ciência a informação e/ou o olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Rio d eJaneiro: CNPq/IBICT-UFRJ/ECO, 2001.
  • FREIRE, I.., ARAUJO, V. M. R. H. de. Tecendo a rede de Wersig com os indícios de Ginzburg. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 5472, 2001.
  • LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3.ed. São Paulo: Loyola, 2000.
  • SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo., razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1997. Cap.11 - Por uma geografia das redes. p.208-222.
  • SANTOS, P. L. V. A. da C.., VIDOTTI, S. A. B. G. Perspectivismo e tecnologias de informação e comunicação: acréscimos à Ciência da Informação? DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.10, n.3,  jun. 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 julho 2009.
  • SANTOS, P. L. V. A. da C.., MARTINEZ, V. C. A rede e o conhecimento. Informação and Informação, v.5, n.2, p.111-124, jul./dez. 2001.
  • THIOLLENT, M. Pesquisa-ação organizações. São Paulo: Atlas, 1997. nas
  • VALENTIM, M. L. P. et al. As articulações da pesquisa com o ensino e a extensão nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Mercosul. Transinformação, Campinas, v.15, n.2, p.106-117, maio/ago. 2003.
  • VALENTIM, M. Grupos de pesquisa como instrumento integrador do ensino, pesquisa e extensão no contexto universitário In: CASTRO, C. A. (Org.). Conhecimento, pesquisa e práticas sociais em Ciência da Informação. São Luiz: EDUFMA, 2007. p.109-130.
  • WEBSTER´S ENCYCLOPEDIC UNABRIDGED DICTIONARY OF THE ENGLISH LANGUAGE. New Jersey: Gramercy Books, 1989
  • WEBSTER´S ENCYCLOPEDIC UNABRIDGED DICTIONARY OF THE ENGLISH LANGUAGE. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
  • WERSIG, G. Information Science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing and Management, v.29, n.2, 1993.
  • LÜCK, H. Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. 2.ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003.
  • LÜCK, H.., NEVELING, U. The phenomena of interest to Information Science. The Information Scientist, v.9, n.4, 1975.
NLP0.29
Visto 28 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-11-26] => 90957
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Isa Maria Freire] => 672
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos] => 2358
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_13409#00019.pdf] => 95375
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Cooperação acadêmica] => 199435
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Cape] => 3686
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Programa de cooperação acadêmica] => 93249
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Pós-graduação] => 265579
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Ufpb] => 14941
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Unesp] => 276674
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Marília] => 93250
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & sociedade: estudos] => 326
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00019-[????]-22-] => 90955
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Displays the context of the Project Network cooperation and learning in information science: PPGCI / UFPB and PPGCI / UNESP / Marilia, under the National Program of Academic Cooperation - Action New Frontiers (NF-Procad) Coordination for the Improvement of Higher (CAPES). Describes the procedures for financing, consisting of Missions Studies, Missions Teaching and Research and Post-Doctoral Internship in the country highlights the Groups and Research areas involved in the project and discusses the theoretical approach adopted and the conceptual network that guides actions teaching and research. We report the activities in the first two years of the project and discusses ongoing and planned activities.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Muestra el contexto de la Red de Proyectos de cooperación y aprendizaje en Ciencias de la Información: PPGCI / UFPB y PPGCI / UNESP / Marilia, en el marco del Programa Nacional de Cooperación Académica - Fronteras nueva acción (NF-Procad) Coordinación de Perfeccionamiento de Estudios Superiores (CAPES). Describe los procedimientos para el financiamiento, que consisten en estudios de Enseñanza Misiones, Misiones y de investigación y prácticas post-doctoral en el país pone de relieve los grupos y las áreas de investigación que participan en el proyecto y se analiza el enfoque teórico adoptado y de la red conceptual que guía las acciones enseñanza y la investigación. Se presentan las actividades en los dos primeros años del proyecto y se analizan las actividades en curso y previstas.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta o contexto do Projeto Rede de cooperação e aprendizagem na Ciência da Informação: PPGCI/UFPB e PPGCI/UNESP/Marília, no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – Ação Novas Fronteiras (Procad-NF) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Descreve as modalidades de financiamento do Programa, constando de Missões de Estudos, Missões de Docência e Pesquisa e Estágio Pós-Doutoral no País. Destaca os Grupos e Linhas de Pesquisa envolvidos no Projeto e discute a abordagem teórica adotada e a rede conceitual que orienta as ações de ensino e pesquisa. Relata as atividades desenvolvidas nos dois primeiros anos do Projeto e discorre sobre atividades previstas e em andamento.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/13409] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/13409] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Sociedade: Estudos; v.22, Número Especial] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4783] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0104-0146] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Academic new frontiers: cooperation between research groups in Information Science in Brazil] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Nuevas fronteras académicas, la cooperación entre grupos de investigación en Ciencias de la Información en Brasil] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Novas fronteiras acadêmicas: cooperação entre Grupos de Pesquisa em Ciência da Informação no Brasil] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/13409/8213] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/13409#00019] => 0
                        )

                )

        )

)