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Uso de rede social on line como fonte de informação para criação de significado: uma análise sob a perspectiva dos modelos de Brenda Dervin e Karl Weick

Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que visa verificar os significados criados para uma organização a partir das informações identificadas em uma rede social online à luz dos modelos de Dervin e Weick. Realiza um diagnóstico de uma rede social online (Rede Global de Cidades Inovadoras – Redeci), alvo de interesse de uma organização (Observatório de Prospecção e Difusão de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP). Adota como método de pesquisa o estudo de caso e utiliza como técnicas de coleta e análise de dados reunião com especialistas, mineração de dados, entrevistas em profundidade, visualização da informação, e análise de conteúdo. Aponta como resultado do diagnóstico que a organização, alvo do estudo, tem uma necessidade de informação e que a mesma pode ser atendida, em parte, pelos comentários postados nos grupos de discussão sobre as sete temáticas do Projeto Curitiba 2030 da Rede Social online. Apresenta a mineração de dados como um processo de busca de informação inicial para avaliação da massa de dados gerada a partir dos comentários dos grupos de discussão, porém não conclusivo para o estudo, exigindo ferramentas complementares para a compreensão da criação de significado. Conclui que as técnicas de visualização da informação por meio de nuvens e árvores de palavras podem ser aplicadas como método para identificação de informações significativas extraídas de uma rede social online como fonte de informações. A criação de significado a partir das nuvens e árvores, apesar das informações não serem precisas, fornecem pistas e ideias para buscas posteriores em outras fontes, confirmando ou não as informações apresentadas no grupo de discussão da rede social pesquisada.@pt


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