Article Brapci-Revistas

O bibliotecário na escola de Educação Básica a partir de depoimentos de profissionais de Santa Catarina

The librarian at school: discourses of professionals in santa catarina state, brazil

El BIBLIOTECARIO EN La ESCUELA DE EDUCACIÓN BÁSICA: TESTIMONIOS DE PROFESIONALES DE SANTA CATARINA, BRAZIL

The article discusses the performance of the librarian in the school environment. discusses the concepts of profession and profissionalization and the theories of funcionalism and interacionism of the sociology of professions. the discussion is fundamented in the theories of norbert elias, berger and luckmann and serge moscovici. the librarian profession, as well as others, exists in a combination of several subjects, in a historical and social process influenced by language and interaction. when knowledge is interiorize and externalize, these subjects build a profession and a professional identity. in this continuum, the current formative model of fundamental school, the librarian and the teacher, are questioned by the librarian of the state of santa catarina, brazil, as it reveals the discourse of the professional community investigated. the text intends contribute ito think on the perspectives of education of school librarians.@en


El artículo trata sobre la actuación del bibliotecario en el ambiente escolar. Discorre sobre los conceptos de profesión y de profissionalizacióno y sobre los enfoques funcionalista e interacionista de la Sociología de las Profesiones. El texto fundamentase en las Teorías de Norbert Elias, Berger y Luckmann y Serge Moscovici. La profesión del bibliotecario, así como las demás, se da en un entrelaçar de varios sujetos, en un proceso histórico-social influenciado por el lenguaje y por la interacción. Al interiorizar y externalizae conocimiento esos sujetos construyen una profesión y una identidad profesional. En ese continuum, el actual modelo formativo de la Escuela de Educación Básica, del bibliotecario y del profesor, pasa a ser percibido y cuestionado por el bibliotecario catarinense, como revela el discurso del colectivo profesional investigado. Por la interdisciplinaridade del tema, el texto pretende contribuir para un re-pensar sobre las perspectivas de la formación y de la actuación de ese profesional.@es
O artigo trata sobre a atuação do bibliotecário no ambiente escolar. Discorre sobre os conceitos de profissão e de profissionalização e sobre as abordagens funcionalista e interacionista da Sociologia das Profissões. O texto fundamenta-se nas Teorias de Norbert Elias, Berger e Luckmann e Serge Moscovici. A profissão do bibliotecário, assim como as demais, se dá num entrelaçar de vários sujeitos, em um processo histórico-social influenciado pela linguagem e pela interação. Ao interiorizarem e exteriorizarem conhecimento esses sujeitos constroem uma profissão e uma identidade profissional. Nesse continuum, o atual modelo formativo da Escola de Educação Básica, do bibliotecário e do professor, passa a ser percebido e questionado pelo bibliotecário catarinense, como revela o discurso do coletivo profissional pesquisado. Pela interdisciplinaridade do tema, o texto pretende contribuir para um re-pensar sobre as perspectivas da formação e da atuação desse profissional.@pt

. The librarian at school: discourses of professionals in santa catarina state, brazil el bibliotecario en la escuela de educación básica: testimonios de profesionales de santa catarina, brazil o bibliotecário na escola de educação básica a partir de depoimentos de profissionais de santa catarina. Informação & sociedade: estudos, [????].

References

  • ABBOTT, Andrew. The system of professions. Chicago: University of Chicago, 1988.
  • BERGER, Peter L.., LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
  • BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 7 abr. 2008.
  • BRASIL. Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília,
  • DF, 25 maio 2010 Disponível em: . Acesso em: 5 jan. 2011.
  • DF, 25 maio 2010 Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2011.
  • CUNHA, Miriam Vieira da. As profissões e as suas transformações na sociedade. In: ______.., SOUZA, Francisco das Chagas de. Comunicação, gestão e profissão: abordagens para o estudo da Ciência da Informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Desdobramentos). 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2005. (Coleção Diálogos).
  • DINIZ, Marli. Os donos do saber: profissões e monopólios profissionais. Rio de Janeiro: Revan, 2001.
  • MILANESI, Luis. A formação do informador. Inf. Inf., v. 7, n. 1, 2002, Londrina, PR, p.7-40, jan./ jun. 2002. Disponível em: ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. 2 v. . Acesso em: 26 jul. 2007.
  • MILANESI, Luis. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. 1 v.
  • MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. (Psicologia Social).
  • FREIDSON, Eliot. Renascimento profissionalismo: teoria, profecia e política. São Paulo: EdUSP, 1998. (Clássicos, 12).
  • FRANCO JUNIOR, Arnaldo., VASCONCELOS, Silvia Inês C. C. de., MENEGASSI, Renilson José. O vestibulando e o processo de escrever. In: BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Trama e texto: leitura crítica, escrita criativa. São Paulo: Summus, 2002. 2 v.
  • GARCEZ, Eliane Fioravante. Pesquisa escolar na educação básica: discurso de bibliotecários catarinenses. 2009. 320f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: Acesso em: 13 jan. 2010.
  • GUIMARÃES, José Augusto. Profissionais da informação: desafios e perspectivas para a sua formação. In: BAPTISTA, Sofia Galvão.,
  • MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. (Org.). Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Tesaurus, 2004. (Estudos Avançados em Ciência da Informação, 3).
  • KRAMER, Garnetta. La professión bibliotecária. In: ____. Notas bibliotecológicas. México: Libreria Carlos Cesarman, 1966.
  • LEFÈVRE, Fernando., LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa
  • RODRIGUES, Maria de Lurdes. Sociologia das profissões. 2. ed. Oeiras: Celta, 2002.
  • RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker. Se não lêem ou lêem pouco, como esperar que escrevam?. In: BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Trama e texto: leitura crítica, escrita criativa. São Paulo: Summus, 2002. 2 v.
  • SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi. Acompanhando o processo de escrever de pósgraduandos: um depoimento. In: BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Trama e texto: leitura crítica, escrita criativa. São Paulo: Summus, 2002. 2 v.
  • SOUZA, Francisco Biblioteconomia, educação Florianópolis: EdUFSC, 1993. Chagas de. sociedade.
  • SOUZA, Francisco Biblioteconomia, educação Florianópolis: EdUFSC, 1993. O modelo educacional e seu impacto sobre a dimensão pedagógica da Ciência da Informação. Em questão, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 123-142, jan./jun. 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2008.
  • SOUZA, Francisco Biblioteconomia, educação Florianópolis: EdUFSC, 1993. Modernização e Biblioteconomia nova no Brasil. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2003. (Teses NUP, 9).
  • WARDE, Mirian Jorge. Diário de bordo de uma orientadora de teses. In: BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Trama e texto: leitura crítica, escrita criativa. São Paulo: Summus, 2002. 2 v.
NLP0.29
Visto 10 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-08-28] => 91171
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Eliane Fioravante Garcez] => 16886
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Miriam Figueiredo Vieira da Cunha] => 25675
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_9725#00019.pdf] => 95402
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de pesquisa] => 99
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Sociologia da profissão] => 14804
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Santa catarina] => 232915
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & sociedade: estudos] => 326
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00019-2011-21-2] => 91065
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The article discusses the performance of the librarian in the school environment. discusses the concepts of profession and profissionalization and the theories of funcionalism and interacionism of the sociology of professions. the discussion is fundamented in the theories of norbert elias, berger and luckmann and serge moscovici. the librarian profession, as well as others, exists in a combination of several subjects, in a historical and social process influenced by language and interaction. when knowledge is interiorize and externalize, these subjects build a profession and a professional identity. in this continuum, the current formative model of fundamental school, the librarian and the teacher, are questioned by the librarian of the state of santa catarina, brazil, as it reveals the discourse of the professional community investigated. the text intends contribute ito think on the perspectives of education of school librarians.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El artículo trata sobre la actuación del bibliotecario en el ambiente escolar. Discorre sobre los conceptos de profesión y de profissionalizacióno y sobre los enfoques funcionalista e interacionista de la Sociología de las Profesiones. El texto fundamentase en las Teorías de Norbert Elias, Berger y Luckmann y Serge Moscovici. La profesión del bibliotecario, así como las demás, se da en un entrelaçar de varios sujetos, en un proceso histórico-social influenciado por el lenguaje y por la interacción. Al interiorizar y externalizae conocimiento esos sujetos construyen una profesión y una identidad profesional. En ese continuum, el actual modelo formativo de la Escuela de Educación Básica, del bibliotecario y del profesor, pasa a ser percibido y cuestionado por el bibliotecario catarinense, como revela el discurso del colectivo profesional investigado. Por la interdisciplinaridade del tema, el texto pretende contribuir para un re-pensar sobre las perspectivas de la formación y de la actuación de ese profesional.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O artigo trata sobre a atuação do bibliotecário no ambiente escolar. Discorre sobre os conceitos de profissão e de profissionalização e sobre as abordagens funcionalista e interacionista da Sociologia das Profissões. O texto fundamenta-se nas Teorias de Norbert Elias, Berger e Luckmann e Serge Moscovici. A profissão do bibliotecário, assim como as demais, se dá num entrelaçar de vários sujeitos, em um processo histórico-social influenciado pela linguagem e pela interação. Ao interiorizarem e exteriorizarem conhecimento esses sujeitos constroem uma profissão e uma identidade profissional. Nesse continuum, o atual modelo formativo da Escola de Educação Básica, do bibliotecário e do professor, passa a ser percebido e questionado pelo bibliotecário catarinense, como revela o discurso do coletivo profissional pesquisado. Pela interdisciplinaridade do tema, o texto pretende contribuir para um re-pensar sobre as perspectivas da formação e da atuação desse profissional.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/9725] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/9725] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Sociedade: Estudos; v. 21, n. 2 (2011)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4783] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0104-0146] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The librarian at school: discourses of professionals in santa catarina state, brazil] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El BIBLIOTECARIO EN La ESCUELA DE EDUCACIÓN BÁSICA: TESTIMONIOS DE PROFESIONALES DE SANTA CATARINA, BRAZIL] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O bibliotecário na escola de Educação Básica a partir de depoimentos de profissionais de Santa Catarina] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/9725/5985] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/9725#00019] => 0
                        )

                )

        )

)