Article Brapci-Revistas

Modelos de negócios, bibliotecas e livros digitais

O estudo discute os modelos de negócios para licenciamento de livros digitais por bibliotecas com o objetivo de identificar suas características e possibilidades de aplicação. A partir de revisão de literatura realizada com recorte temporal de 2011 a 2016, são identificados os fornecedores de conteúdo digital para bibliotecas (editores, distribuidores e agregadores) e suas formas de atuação. Os modelos de negócios são apresentados, destacando suas características e implicações para a gestão dos acervos bibliográficos, principalmente no tocante ao desenvolvimento de coleções, onde o processo de licenciamento acarreta em fragilidades como a perda de controle dos títulos presentes nas coleções. Os modelos analisados compreendem as possibilidades de licenciamento perene e transitório, exemplificadas nas formas de contratação por Aquisição perpétua, Assinatura, Aquisição Orientada ao Usuário (DDA), Empréstimo de Curto Prazo (STL) e Seleção Baseada em Evidência (EBS). No âmbito dos modelos transitórios são destacadas as possibilidades de aplicação de aluguel de conteúdos realizados com vistas a atender demandas imediatas dos usuários. O estudo também analisa o licenciamento oferecido a leitores identificado como “Netflix dos livros” e suas possibilidades de utilização. O fracionamento de livros digitais é abordado, com a oferta de capítulos de livros, proporcionando outras possibilidades de aplicação em bibliotecas. Como resultado, espera-se fornecer subsídios aos agentes envolvidos com o livro digital com o intuito de orientação na identificação e seleção dos modelos de negócios adequados às necessidades de instituições e possibilidades de contratação de conteúdo. O estudo conclui que todos os agentes relacionados aos livros digitais devem participar nas propostas, decisões e análises de modalidades de licenciamento, visando alcançar um equilíbrio entre os envolvidos.@pt


. Modelos de negócios, bibliotecas e livros digitais. Informação & sociedade: estudos, [????].

References

  • ALBITZ, Becky., BRENNAN, David. Budgeting for e-books. In: KAPLAN, Richard (ed). Building and managing e-book collection. Chicago: NealSchuman, 2012. p.85-94.
  • DOUCETTE, Joanne., LEWONTIN, Amy. Selecting e-books. In: KAPLAN, Richard (ed). Building and managing e-book collection. Chicago: Neal-Schuman, 2012. p.51-74.
  • GRIGSON, Anna. An introduction to e-book business models and suppliers. In: PRICE, Kate., HAVERGAL, Virgina (Ed.). E-books in libraries: a practical guide. London: Facet, 2011. p. 19-36.
  • LEVINE-CLARK, M. Evidence-based selection at the University of Denver. Against the grain, Charleston, v. 27, n. 5, p. 18-20, 2015. Disponível em: . Acesso em 05 jan. 2016.
  • MORRIS, Carolyn., SIBERT, Lisa. Acquiring e-books. In: POLANKA, Sue (ed.). No shelf required: e-books in libraries [recurso eletrônico]. Chicago: American Library Association, 2011.
  • ORGANIZATION. Demand Driven Acquisition of monographs [recurso eletrônico]. Baltimore (MD): NISO, 2014. Disponível em:< http://www. niso.org/publications/rp/rp-20-2014>. Acesso em 30 jun. 2014.
  • POTER, Michael., WEAVER, Matt., NEWMAN, Bobbi. E-book sea change in public libraries. In: POLANKA, Sue (Ed.). No shelf required 2: use and management of electronic books [recurso eletrônico]. Chicago: American Library Association, 2012. Cap.9.
  • RONCEVIC, Mirela. E-book platforms for libraries.  Library Technology Reports, Chicago, v. 49, n. 3, p.5-42, abr. 2013.
  • SERRA, Liliana Giusti. As bibliotecas e os serviços de aluguel de livros digitais. In: PRADO, Jorge (org.). Ideias emergentes em biblioteconomia [recurso eletrônico]. São Paulo: Febab, 2016. p.93-98. Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2016.
  • SERRA, Liliana Giusti.  Os livros eletrônicos e as bibliotecas. 2015. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: .
  • SILVA, José Fernando Modesto da., SERRA, Liliana Giusti. Livros digitais licenciados e os modelos de negócios transitórios. In: International Conference on Information Systems and Technology Management, 13., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2016. p. 878-893. Disponível em: http:// doi. org/10.5748/9788599693124-13CONTECSI/PS3786. Acesso em: 30 ago. 2016.
  • SWORDS, David A. (ed.). Patron-driven acquisitions. [S.l.]: De Gruyter Saur, 2011. 205 p. (Current topics in library and information practice).
  • VERMA, H. Short-term loan, long-term. Library Journal, New York, v.139, n. 18, p. 18-20, 2014.
NLP0.29
Visto 22 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-12-24] => 41032
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Liliana Giusti Serra] => 9841
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [José eduardo santarem segundo] => 11021
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_31307#00019.pdf] => 95460
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Memória Científica Original] => 90376
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Teoria geral da informação] => 93065
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Processo de disseminação da informação] => 15208
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Livro digital] => 265976
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Conteúdo licenciado] => 93068
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Modelo de negocio] => 201257
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Desenvolvimento de coleção] => 188131
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Desenvolvimento de coleção] => 1331
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & sociedade: estudos] => 326
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00019-2017-27-3] => 90984
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O estudo discute os modelos de negócios para licenciamento de livros digitais por bibliotecas com o objetivo de identificar suas características e possibilidades de aplicação. A partir de revisão de literatura realizada com recorte temporal de 2011 a 2016, são identificados os fornecedores de conteúdo digital para bibliotecas (editores, distribuidores e agregadores) e suas formas de atuação. Os modelos de negócios são apresentados, destacando suas características e implicações para a gestão dos acervos bibliográficos, principalmente no tocante ao desenvolvimento de coleções, onde o processo de licenciamento acarreta em fragilidades como a perda de controle dos títulos presentes nas coleções. Os modelos analisados compreendem as possibilidades de licenciamento perene e transitório, exemplificadas nas formas de contratação por Aquisição perpétua, Assinatura, Aquisição Orientada ao Usuário (DDA), Empréstimo de Curto Prazo (STL) e Seleção Baseada em Evidência (EBS). No âmbito dos modelos transitórios são destacadas as possibilidades de aplicação de aluguel de conteúdos realizados com vistas a atender demandas imediatas dos usuários. O estudo também analisa o licenciamento oferecido a leitores identificado como “Netflix dos livros” e suas possibilidades de utilização. O fracionamento de livros digitais é abordado, com a oferta de capítulos de livros, proporcionando outras possibilidades de aplicação em bibliotecas. Como resultado, espera-se fornecer subsídios aos agentes envolvidos com o livro digital com o intuito de orientação na identificação e seleção dos modelos de negócios adequados às necessidades de instituições e possibilidades de contratação de conteúdo. O estudo conclui que todos os agentes relacionados aos livros digitais devem participar nas propostas, decisões e análises de modalidades de licenciamento, visando alcançar um equilíbrio entre os envolvidos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/31307] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31307] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n3.31307] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Sociedade: Estudos; v. 27, n. 3 (2017)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4783] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0104-0146] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Modelos de negócios, bibliotecas e livros digitais] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31307/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/31307#00019] => 0
                        )

                )

        )

)