Article Brapci-Revistas

O usuário remoto de uma biblioteca acadêmica na área de saúde pública

The remote user of an academic library in the public health area

A study was conducted to investigate the use of eletronic mail reference service, in a academic context, in the library/cir: reference and information center in public health of the school of public health of the university of s. paulo. the goals of the study were to know who the remote users in an academic environment are, what information they need and what subjects they asked for. a survey of 751 internet eletronic mails and web site mails sent to the library/cir, was carried out from august 1999 throught august 2001. the study found that almost all the remote users were in brazil (97,3%), being 42,6% of the senders from the state of são paulo and 26,7% from the city of são paulo. 33,8% of the remote users were from the academic area, 28,8% of wich were students and 5% were teachers. with respect to types of questions, 47,5% of the users needed some subject searching, and 20,5% wanted document delivery services. the most frequent subjects asked for were those of public health area (58,6%), according to the decs - descriptors in health sciences, developed by bireme. other decs categories were demanded, such as category c (diseases) - 14,6%. the study also analysed the complexility of the questions, qualifying them as simple, of medium complexility and complicated. the study suggests that a significant investment in the library/cir web site could be done to answer the simple questions by means of a faq (frequently asked questions). for the other ones, the expansion of the role of librarians, including assistance with sophisticated searches, and the relationship with the faculty members and the library are needed, thus improving the quality of the service, increasing user´s satisfaction.@en


Os avanços tecnológicos trouxeram para as bibliotecas o desafio de atender às necessidades de informação de um novo tipo de usuário - o usuário remoto. O objetivo deste artigo é verificar quem é o usuário que se comunica com a biblioteca acadêmica através da Internet, quais as suas necessidades de informação e demanda temática. Foram analisadas 751 mensagens eletrônicas enviadas à Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública, no período de agosto de 1999 a agosto de 2001. Dentre os resultados obtidos os principais são: a grande maioria dos usuários remotos da Biblioteca está no Brasil (97,3%), com o Estado de São Paulo (42,6%) e a cidade de São Paulo (26,7%) predominando nas solicitações. Quanto à categoria, a área acadêmica deteve a maior demanda dos serviços remotos, com 28,8% dos usuários se identificando como estudantes e 5% como professores. Quanto ao tipo de demanda, a busca temática liderou a quantidade de pedidos com 47,5%, seguido das questões básicas de referência (32%) e de solicitação de serviços de comutação bibliográfica (20,5%). Os principais assuntos solicitados foram os ligados à área de saúde pública, como esperado, que de acordo com o DeCS - Descritores em Ciências da Saúde da BIREME pertencem à categoria SP - Saúde Pública, com 58,6%. Excetuando a área de saúde pública, houve demanda para outras categorias, com menor percentual, destacando-se a categoria C (Doenças), com 14,6%. Considerou-se que serviços de referência via Internet tendem a crescer nas bibliotecas, principalmente nas acadêmicas e que as bibliotecas devem investir esforços em adequá-los às necessidades específicas de sua comunidade. A disponibilização de um FAQ Frequently Asked Questions no web site da biblioteca pode contribuir para atender às questões mais simples. Devem ser consideradas como importantes a especialização do bibliotecário na área e a integração da biblioteca com especialistas e instituições congêneres como melhor forma de atender às questões mais complexas demandadas no atendimento do usuário remoto de uma biblioteca acadêmica.@pt

. The remote user of an academic library in the public health area o usuário remoto de uma biblioteca acadêmica na área de saúde pública. Informação & sociedade: estudos, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2003-06-30] => 61626
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Angela Maria Belloni Cuenca] => 3099
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Maria do Carmo Avamilano Alvarez] => 3100
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Maria Lucia Evangelista de Faria Ferraz] => 20369
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Vanda Lúcia Garbin] => 92989
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_92#00019.pdf] => 95501
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de pesquisa] => 99
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2003-06-30] => 248855
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & sociedade: estudos] => 326
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00019-2003-13 N.2 2003-2] => 91128
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:19: 2003-13-2] => 232198
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A study was conducted to investigate the use of eletronic mail reference service, in a academic context, in the library/cir: reference and information center in public health of the school of public health of the university of s. paulo. the goals of the study were to know who the remote users in an academic environment are, what information they need and what subjects they asked for. a survey of 751 internet eletronic mails and web site mails sent to the library/cir, was carried out from august 1999 throught august 2001. the study found that almost all the remote users were in brazil (97,3%), being 42,6% of the senders from the state of são paulo and 26,7% from the city of são paulo. 33,8% of the remote users were from the academic area, 28,8% of wich were students and 5% were teachers. with respect to types of questions, 47,5% of the users needed some subject searching, and 20,5% wanted document delivery services. the most frequent subjects asked for were those of public health area (58,6%), according to the decs - descriptors in health sciences, developed by bireme. other decs categories were demanded, such as category c (diseases) - 14,6%. the study also analysed the complexility of the questions, qualifying them as simple, of medium complexility and complicated. the study suggests that a significant investment in the library/cir web site could be done to answer the simple questions by means of a faq (frequently asked questions). for the other ones, the expansion of the role of librarians, including assistance with sophisticated
searches, and the relationship with the faculty members and the library are needed, thus improving the quality of the service, increasing user´s satisfaction.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Os avanços tecnológicos trouxeram para as bibliotecas o desafio de atender às necessidades de informação de um novo tipo de usuário - o usuário remoto. O objetivo deste artigo é verificar quem é o usuário que se comunica com a biblioteca acadêmica através da Internet, quais as suas necessidades de informação e demanda temática. Foram analisadas 751 mensagens eletrônicas enviadas à Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública, no período de agosto de 1999 a agosto de 2001. Dentre os resultados obtidos os principais são: a grande maioria dos usuários remotos da Biblioteca está no Brasil (97,3%), com o Estado de São Paulo (42,6%) e a cidade de São Paulo (26,7%) predominando nas solicitações. Quanto à categoria, a área acadêmica deteve a maior demanda dos serviços remotos, com 28,8% dos usuários se identificando como estudantes e 5% como professores. Quanto ao tipo de demanda, a busca temática liderou a quantidade de pedidos com 47,5%, seguido das questões básicas de referência (32%) e de solicitação de serviços de comutação bibliográfica (20,5%). Os principais assuntos solicitados foram os ligados à área de saúde pública, como esperado, que de acordo com o DeCS - Descritores em Ciências da Saúde da BIREME pertencem à categoria SP - Saúde Pública, com 58,6%. Excetuando a área de saúde pública, houve demanda para outras categorias, com menor percentual, destacando-se a categoria C (Doenças), com 14,6%. Considerou-se que serviços de referência via Internet tendem a crescer nas bibliotecas, principalmente nas acadêmicas e que as bibliotecas devem investir esforços em adequá-los às necessidades específicas de sua comunidade. A disponibilização de um FAQ Frequently Asked Questions no web site da biblioteca pode contribuir para atender às questões mais simples. Devem ser consideradas como importantes a especialização do bibliotecário na área e a integração da biblioteca com especialistas e instituições congêneres como melhor forma de atender às questões mais complexas demandadas no atendimento do usuário remoto de uma biblioteca acadêmica.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/92] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/92] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Sociedade: Estudos; v.13 n.2 2003] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4783] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0104-0146] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The remote user of an academic library in the public health area] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O usuário remoto de uma biblioteca acadêmica na área de saúde pública] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/92/1563] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/92] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/92/1563] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/92#00019] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                )

        )

)