Article Brapci-Revistas

Uma revisão da classificação de comunidades virtuais proposta por Henri e Pudelko

A review of the classification of virtual communities proposed by henri and pudelko

Apresenta a escolha pela classificação de comunidades virtuais definida por Henri e Pudelko (2003) dentre os critérios de classificação propostos por diversos autores. Descreve a teoria social do aprendizado de Wenger (1998), na qual se baseia a referida classificação de comunidades virtuais. Apresenta exemplos de cada um dos tipos de comunidades propostos por Henri e Pudelko (2003). Propõe uma revisão da classificação, substituindo seu enfoque corporativista por outro, de cunho sócio-humanista, e acrescentando-lhe um tipo representando as comunidades virtuais de conhecimento (CVC). Conclui constatando a importância da classificação de Henri e Pudelko (2003) como ponto de partida para a seleção das CVC a serem investigadas na pesquisa para a dissertação de mestrado em andamento no POSICI/UFBA.@pt


This work presents the choice for the classification of virtual communities defined by Henri and Pudelko (2003) among the classification criteria proposed by several authors. It describes Wenger’s social learning theory (1998), in which the classification of virtual communities is based. It presents examples of each type of community proposed by Henri and Pudelko (2003).It proposes a reviewing of the classification, replacing the corporative approach for  another one, with a social and humanistic characteristic, and adding to this a new typepf classification representing the virtual communities of knowledge (CVC, in Portuguese). It is concluded the remarkable   importance of Henri and Pudelko´s classification as a starting-point for the selection of CVC to be investigated in the master course research in progress at POSICI/UFBA.@en

. Uma revisão da classificação de comunidades virtuais proposta por henri e pudelko a review of the classification of virtual communities proposed by henri and pudelko. Informação & sociedade: estudos, [????].

References

  • BURNETT, G. Information exchange in virtual communities: a typology. Information Research, v. 5, n. 4, 2000. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2007.
  • CAPRA, F. As Conexões Ocultas: Ciência para uma Vida Sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.
  • GRABINGER, S. R.., DUNLAP J. C. Rich Environments for Active Learning. Association for Learning Technology Journal, v.3, n.2, p.5-34, 1996. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2007.
  • HENRI, F., PUDELKO, B. Understanding and analyzing activity and learning in virtual communities. Journal of Computer Assisted Learning, n.19, p. 474-487, 2003.
  • KIM, A. J. Community building on the Web: Secret strategies for successful online communities. Berkeley, CA: Peachpit Press, 2000. Disponível em: . Acesso
  • KOLLOCK, P. The Economies of Online Cooperation: Gifts and Public Goods in Cyberspace. In: KOLLOCK, P.., SMITH, M. (Eds.). Communities in Cyberspace. London: Routledge Press, 1999.
  • LAZAR, J.., PREECE, J. Classification Schema for Online Communities. In: AMERICAS CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS, 1998, Baltimore. Anais…Baltimore: AIS, 1998. p. 8486. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2007.
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
  • MATURANA, H.., VARELA, F. A Árvore do Conhecimento: As bases biológicas do entendimento humano. São Paulo: Editorial Psy II, 1995.
  • MORAES, D. O Concreto e o Virtual: Mídia, Cultura e Tecnologia. Rio de Janeiro: DP and A, 2001.
  • OLSON, M. The Logic of Collective Action. Cambridge: Harvard University Press, 1965. and Learning. v. 4, Jan-Mar, 2002. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2007.
  • SMITH, M. Invisible Crowds in Cyberspace: Measuring and Mapping the Social Structure of
  • USENET. In: KOLLOCK, P.., SMITH, M. (Eds.). Communities in Cyberspace. London: Routledge Press, 1999.
  • SOUZA, C. S.., PREECE, J. A framework for analyzing and understanding online communities. Interacting with Computers, 16, p. 579-610, 2004.
  • RECUERO, R. C. Comunidades Virtuais: Uma Abordagem Teórica. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO, 2001, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre, 2001. Disponível em: . Acesso em: 03 mai. 2007.
  • SZABÓ, I.., SILVA, R. R. G. La Construcción del Conocimiento en las Comunidades Virtuales del Ciberespacio. In: VI ENCUENTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES Y ESTUDIOSOS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN, 2006. Anais…Havana, Cuba: Universidad de la Havana, 2006.
  • RHEINGOLD, H. La Comunidad Virtual: Una Sociedad sin Fronteras. Barcelona: Gedisa Editorial, 1996.
  • SZABÓ, I.., SILVA, R.R.G. A construção de conhecimento nas comunidades virtuais do ciberespaço. E-Compós, Brasília, v. 7, p. 1-19, 2006b.
  • SCHAFF, A. História e Verdade. São Paulo. Martins Fontes, 1986.
  • TURNER, T. C. et al. Picturing usenet: Mapping computer-mediated collective action. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 10, 2005. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2007.
  • SILVA, R. R. G. Digitalização de acervos fotográficos públicos e seus reflexos institucionais e sociais: tecnologia e consciência no universo digital. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, UFRJ/IBICT, Rio de Janeiro,
  • RJ, 2002.
  • SILVA, R. R. G. Informação, ciberespaço e consciência. Transinformação, v. 18, p. 191-201, 2006.
  • SINGH, A.., RUSTEN E.., SUGURI, V. RiverWalkBrazil: Virtual Journey, Real Learning. TechKnowLogia: International Journal of Technologies for the Advancement of Knowledge
  • VINGE, V. The Singularity. In: VISION 21Symposium/Nasa Lewis Research Center/ OhioAerospace Institute, 1993, Westlake, EUA. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2007.
  • WENGER, E. Communities of Practice: Learning, Meaning and Identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
NLP0.29
Visto 11 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2007-05-08] => 92719
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inácio Szabo] => 26644
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva] => 20222
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_835#00019.pdf] => 95551
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo de revisão] => 98
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciberespaço] => 172029
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Comunidade virtual] => 7604
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Classificação] => 200282
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Aprendizado] => 26643
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Conhecimento] => 237664
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Informação] => 246570
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Comunidades virtuais] => 172027
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2007-05-08] => 282288
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & sociedade: estudos] => 326
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00019-2007-17-3] => 90987
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta a escolha pela classificação de comunidades virtuais definida por Henri e Pudelko (2003) dentre os critérios de classificação propostos por diversos autores. Descreve a teoria social do aprendizado de Wenger (1998), na qual se baseia a referida classificação de comunidades virtuais. Apresenta exemplos de cada um dos tipos de comunidades propostos por Henri e Pudelko (2003). Propõe uma revisão da classificação, substituindo seu enfoque corporativista por outro, de cunho sócio-humanista, e acrescentando-lhe um tipo representando as comunidades virtuais de conhecimento (CVC). Conclui constatando a importância da classificação de Henri e Pudelko (2003) como ponto de partida para a seleção das CVC a serem investigadas na pesquisa para a dissertação de mestrado em andamento no POSICI/UFBA.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Apresenta a escolha pela classificação de comunidades virtuais definida por Henri e Pudelko (2003) dentre os critérios de classificação propostos por diversos autores. Descreve a teoria social do aprendizado de Wenger (1998), na qual se baseia a referida classificação de comunidades virtuais. Apresenta exemplos de cada um dos tipos de comunidades propostos por Henri e Pudelko (2003). Propõe uma revisão da classificação, substituindo seu enfoque corporativista por outro, de cunho sócio-humanista, e acrescentando-lhe um tipo representando as comunidades virtuais de conhecimento (CVC). Conclui constatando a importância da classificação de Henri e Pudelko (2003) como ponto de partida para a seleção das CVC a serem investigadas na pesquisa para a dissertação de mestrado em andamento no POSICI/UFBA.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This work presents the choice for the classification of virtual communities defined by Henri and Pudelko (2003) among the classification criteria proposed by several authors. It describes Wenger’s social learning theory (1998), in which the classification of virtual communities is based. It presents examples of each type of community proposed by Henri and Pudelko (2003).It proposes a reviewing of the classification, replacing the corporative approach for  another one, with a social and humanistic characteristic, and adding to this a new typepf classification representing the virtual communities of knowledge (CVC, in Portuguese). It is concluded the remarkable   importance of Henri and Pudelko´s classification as a starting-point for the selection of CVC to be investigated in the master course research in progress at POSICI/UFBA.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [This work presents the choice for the classification of virtual communities defined by Henri and Pudelko (2003) among the classification criteria proposed by several authors. It describes Wenger’s social learning theory (1998), in which the classification of virtual communities is based. It presents examples of each type of community proposed by Henri and Pudelko (2003).It proposes a reviewing of the classification, replacing the corporative approach for  another one, with a social and humanistic characteristic, and adding to this a new typepf classification representing the virtual communities of knowledge (CVC, in Portuguese). It is concluded the remarkable   importance of Henri and Pudelko´s classification as a starting-point for the selection of CVC to be investigated in the master course research in progress at POSICI/UFBA.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/835] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/835] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Sociedade: Estudos; v. 17, n. 3 (2007)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4783] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0104-0146] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Uma revisão da classificação de comunidades virtuais proposta por Henri e Pudelko] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A review of the classification of virtual communities proposed by henri and pudelko] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/835/1586] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/835] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/835/1586] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/835#00019] => 0
                        )

                )

        )

)