Article Brapci-Revistas

Avaliação de desempenho em bibliotecas: revisão de literatura e apresentação de indicadores

Considerando a importância de que a qualidade dos processos praticados em uma instituição seja mensurada e avaliada, busca revisar a literatura sobre os temas Qualidade, Gestão da Qualidade, Avaliação em Serviços de Informação e Indicadores de Desempenho, relacionando-os com o contexto das bibliotecas. Além disso, considerando, especificamente, os processos de desenvolvimento de coleções (mais relacionados à avaliação do uso do acervo) e de processamento técnico, apresenta a metodologia de aplicação de nove indicadores de desempenho. A metodologia empregada para a seleção dos indicadores foi a análise da terceira edição da norma BS ISO 11620 Information and documentation – Library performance indicators, publicada em 2014, e da segunda edição das Diretrizes da IFLA intituladas Measuring quality: performance measurement in libraries, publicadas em 2007. Dentre os indicadores selecionados estão cinco para o desenvolvimento de coleções (Disponibilidade de Títulos Solicitados; Disponibilidade Imediata; Porcentagem de Títulos Solicitados na Coleção; Taxa de Uso da Coleção e Porcentagem do Acervo não Usado) e quatro para o processamento técnico (Porcentagem das Publicações Acadêmicas da Instituição no Repositório Institucional; Média de Tempo de Processamento dos Documentos; Produtividade da Equipe de Processamento e Custo por Título Catalogado). A aplicação de indicadores de desempenho é de suma importância para as instituições que querem buscar dados e informações que as auxiliem na avaliação e na tomada de decisão quanto à possíveis melhorias nos processos de trabalho.@pt


. ::none::, [????].

References

  • ABREU, Manuela de la C.., ANDALIA, Rubén Cañedo. Gerencia total de la calidad en las organizaciones. ACIMED, Habana, v. 6, n. 2, p. 79-92. 1998. Disponível em: . Acesso em: 06 set. 2016.
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Sistemas de gestão da qualidade
  • – fundamentos e vocabulário: ABNT NBR ISO 9000:2015. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
  • BOEKHORST, Peter te. Measuring quality: the IFLA guidelines for performance measurement in academic libraries. IFLA Journal, v. 21, n. 4, p. 278-281, 1995.
  • BROPHY, Peter., COULLING, Kate. Quality management for information and library managers. Hampshire: Aslib Gower, 1996.
  • CARBONE, Pierre. The Committee Draft of International Standard ISO CD 11620 on Library Performance Indicators. IFLA Journal, v. 21, n. 4, p. 274-277, 1995.
  • CHILDERS, Thomas A.., VAN HOUSE, Nancy A. What’s good? describing your public library’s effectiveness. Chicago: American Library Association, 1993. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2017.
  • HERNON, Peter., ALTMAN, Ellen. Service quality in academic libraries. Norwood: Ablex Publishing Corporation, 1995. (Information management, policy, and services).
  • ISO 11620:2014. Information and documentation - Library performance indicators. 3 ed. Switzerland, 2014. 100 p.
  • LANCASTER, Frederick Wilfrid. Avaliação de serviços de bibliotecas.  Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
  • LINGUANOTTO, Ana Rita Junqueira., GRANDI, Márcia Elisa Garcia de., SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso. Indicadores de qualidade para o serviço de referência: uma proposta de aplicação às bibliotecas do SIBI/USP. São Paulo: [s.n.], 2001. (Série Informação, v. 1).
  • LONGO, Rose Mary Juliano., VERGUEIRO, Waldomiro. Gestão da qualidade em serviços de informação do setor público: características e dificuldades para sua implantação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 39-59, jul./dez. 2003. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2016.
  • MARANHÃO, Mauriti. ISO série 9000: manual de implementação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.
  • MELO, Luiza Baptista., SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso. Medição da qualidade em bibliotecas e centros de informação: novos indicadores de desempenho. In: CONGRESSO NACIONAL BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 10., 2010, Guimarães. Anais ... Guimarães: BAD, 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2016.
  • OAKLAND, John S. Gerenciamento da qualidade total: o caminho para aperfeiçoar o desempenho. Tradução de Alberto Guedes Pereira. São Paulo: Nobel, 1994.
  • PAULA, Marciléia Aparecida de., VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Proposta de indicadores de desempenho para avaliação de processos do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do ABC, Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 145-157, 2017. Disponível em: . Acesso em: 14 fev. 2018.
  • POLL, Roswitha., BOEKHORST, Peter te. Measuring quality: performance measurement in libraries. 2nd. revised edition. München: K. G. Saur, 2007. (IFLA Publications., 127).
  • ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Uso de indicadores na gestão de recursos de informação. Revista Digital Campinas, v. 3, n. 1, p. 60-76, jul./dez. 2005. Disponível em: .
  • TAYLOR, Margaret Haines (Ed.)., WILSON, Tom (Ed.). Quality assurance in libraries: the health care sector. Ottawa: Canadian Library Association, 1990.
  • VALLS, Valéria Martin. O enfoque por processos da NBR ISO 9001 e sua aplicação nos serviços de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 172-178, maio/ago. 2004. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2013.
  • VALLS, Valéria Martin., VERGUEIRO, Waldomiro. A gestão da qualidade em serviços de informação no Brasil: uma nova revisão de literatura, de 1997 a 2006. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 118-137. jan./abr. 2006. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2017.
  • VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Qualidade em serviços de informação. São Paulo: Arte and Ciência, 2002. 124 p.
  • XAVIER, Amanda de Souza. Uso de indicadores de desempenho em bibliotecas universitárias: gestão voltada para a qualidade. 2009. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 mar.
NLP0.29
Visto 10 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-04-02] => 90963
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Marciléia Aparecida de Paula] => 25929
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Waldomiro de Castro Santos Vergueiro] => 5648
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_38263#00019.pdf] => 95685
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação de Trabalhos/pesquisa em Andamento] => 90377
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gestão da qualidade] => 180780
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Avaliação de desempenho em biblioteca] => 92575
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Indicador de desempenho] => 21669
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Norma bs iso 11620. diretriz da ifla] => 92576
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & sociedade: estudos] => 326
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00019-2018-28-1] => 90961
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Considerando a importância de que a qualidade dos processos praticados em uma instituição seja mensurada e avaliada, busca revisar a literatura sobre os temas Qualidade, Gestão da Qualidade, Avaliação em Serviços de Informação e Indicadores de Desempenho, relacionando-os com o contexto das bibliotecas. Além disso, considerando, especificamente, os processos de desenvolvimento de coleções (mais relacionados à avaliação do uso do acervo) e de processamento técnico, apresenta a metodologia de aplicação de nove indicadores de desempenho. A metodologia empregada para a seleção dos indicadores foi a análise da terceira edição da norma BS ISO 11620 Information and documentation – Library performance indicators, publicada em 2014, e da segunda edição das Diretrizes da IFLA intituladas Measuring quality: performance measurement in libraries, publicadas em 2007. Dentre os indicadores selecionados estão cinco para o desenvolvimento de coleções (Disponibilidade de Títulos Solicitados; Disponibilidade Imediata; Porcentagem de Títulos Solicitados na Coleção; Taxa de Uso da Coleção e Porcentagem do Acervo não Usado) e quatro para o processamento técnico (Porcentagem das Publicações Acadêmicas da Instituição no Repositório Institucional; Média de Tempo de Processamento dos Documentos; Produtividade da Equipe de Processamento e Custo por Título Catalogado). A aplicação de indicadores de desempenho é de suma importância para as instituições que querem buscar dados e informações que as auxiliem na avaliação e na tomada de decisão quanto à possíveis melhorias nos processos de trabalho.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/38263] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38263] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.22478/ufpb.1809-4783.2018v28n1.38263] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Sociedade: Estudos; v. 28, n. 1 (2018)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4783] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0104-0146] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Avaliação de desempenho em bibliotecas: revisão de literatura e apresentação de indicadores] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38263/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/38263#00019] => 0
                        )

                )

        )

)