Article Brapci-Revistas

Bibliotecas Digitais e Repositórios de Objetos de Aprendizagem

Digital Libraries and Learning Objects Repositories

Bibliotecas Digitales y Repositorios de Objetos de Aprendizaje

Discusses the technological changes that affects learning organizations as well as the human, technical, legal and sustainable aspects regarding learning objects repositories (LOR) creation, maintenance and use. It presents concepts of information objects and learning objects (LO), the functional requirements needed to their storage at Learning Management Systems. The role of Metadata is reviewed concerning learning objects creation and retrieval, followed by considerations about learning object repositories models, community participation/collaborative strategies and potential derived metrics/indicators. As a result of this desktop research, it can be said that not only technical competencies are critical to any LOR implementation, but it urges that an engaged community of interest be establish as a key to support a LOR project. On that matter, researchers are applying Activity Theory (Vygostky, Luria y Leontiev) in order to seek joint perceptions and actions involving LOM users, curators and managers, perceived as critical to a successful proposal.@en


Objetiva discutir los cambios de la tecnología en las organizaciones orientadas a actividades de aprendizaje y los condicionantes técnico-tecnológicos; humanos; de carácter reglamentario y legal; y de sostenibilidad que impactan a la creación, mantenimiento y uso de repositorios de objetos de aprendizaje (ROA). Basándose en investigación bibliográfica y documental se presentan los conceptos de objeto informativo y objeto de aprendizaje (OA) y los requerimientos funcionales para su almacenamiento en entornos/ambientes virtuales de aprendizaje. Se expone el rol de los metadatos en la creación y búsqueda de objetos de aprendizaje, las dimensiones para el análisis de modelos de repositorios apreciándose, brevemente, los mecanismos atractividad/participación en tales repositorios y indicadores derivados. Se concluye que, sobrepasando los requisitos económicos y tecnológicos, se hace necesario no sólo agregar competencia técnica a los involucrados, sino sensibilizar tales comunidades de interés a la participación en la creación y mantenimiento de los ROA. En ese particular, expertos utilizan la Teoría de la Actividad (Vygostky, Luria y Leontiev) al investigar la percepción y articulación entre usuarios, curadores y gestores de repositorios de objetos de aprendizaje como elementos críticos hacia el éxito de tales proyectos.@es
Discute as mudanças causadas pela tecnologia nas organizações de aprendizagem e os fatores técnico-tecnológicos, humanos, de caráter regulatório e legal, e de sustentabilidade que impactam a criação, manutenção e uso de repositórios de objetos de aprendizagem (ROA). Baseando-se em pesquisa bibliográfica e documental, apresentam-se os conceitos de objeto informativo e de objeto de aprendizagem (OA), assim como os requerimentos funcionais para o armazenamento destes em ambientes virtuais de aprendizagem. Explicita-se o papel dos metadados na criação e busca de objetos de aprendizagem, as dimensões que permitem a análise de modelos de repositórios e se analisam, brevemente, os mecanismos de atratividade/participação nestes, assim como indicadores derivados. Conclui-se que, além dos requisitos econômicos e tecnológicos, é necessário não apenas agregar competência técnica aos envolvidos, mas sensibilizar as comunidades de interesse para que participem na criação e manutenção dos ROA. Neste particular, especialistas vem utilizando a Teoria da Atividade (Vygostky, Luria y Leontiev) para investigar a percepção e articulação entre usuários, curadores e gestores de repositórios de objetos de aprendizagem como elementos críticos para o sucesso de tais projetos.@pt

. Digital libraries and learning objects repositories bibliotecas digitales y repositorios de objetos de aprendizaje bibliotecas digitais e repositórios de objetos de aprendizagem. Informação & sociedade: estudos, [????].
NLP0.29
Visto 27 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-08-04] => 92218
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Patricia zeni marchiori] => 15065
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_12207#00019.pdf] => 95883
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo de revisão] => 98
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tecnologia da informação] => 262190
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca digital] => 260946
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca virtual] => 172679
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Objeto de aprendizagem] => 18287
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Repositório de objeto de aprendizagem] => 92217
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Metadado] => 5271
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Modelo] => 3772
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & sociedade: estudos] => 326
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00019-2012-22-2] => 91110
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Discusses the technological changes that affects learning organizations as well as the human, technical, legal and sustainable aspects regarding learning objects repositories (LOR) creation, maintenance and use. It presents concepts of information objects and learning objects (LO), the functional requirements needed to their storage at Learning Management Systems. The role of Metadata is reviewed concerning learning objects creation and retrieval, followed by considerations about learning object repositories models, community participation/collaborative strategies and potential derived metrics/indicators. As a result of this desktop research, it can be said that not only technical competencies are critical to any LOR implementation, but it urges that an engaged community of interest be establish as a key to support a LOR project. On that matter, researchers are applying Activity Theory (Vygostky, Luria y Leontiev) in order to seek joint perceptions and actions involving LOM users, curators and managers, perceived as critical to a successful proposal.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetiva discutir los cambios de la tecnología en las organizaciones orientadas a actividades de aprendizaje y los condicionantes técnico-tecnológicos; humanos; de carácter reglamentario y legal; y de sostenibilidad que impactan a la creación, mantenimiento y uso de repositorios de objetos de aprendizaje (ROA). Basándose en investigación bibliográfica y documental se presentan los conceptos de objeto informativo y objeto de aprendizaje (OA) y los requerimientos funcionales para su almacenamiento en entornos/ambientes virtuales de aprendizaje. Se expone el rol de los metadatos en la creación y búsqueda de objetos de aprendizaje, las dimensiones para el análisis de modelos de repositorios apreciándose, brevemente, los mecanismos atractividad/participación en tales repositorios y indicadores derivados. Se concluye que, sobrepasando los requisitos económicos y tecnológicos, se hace necesario no sólo agregar competencia técnica a los involucrados, sino sensibilizar tales comunidades de interés a la participación en la creación y mantenimiento de los ROA. En ese particular, expertos utilizan la Teoría de la Actividad (Vygostky, Luria y Leontiev) al investigar la percepción y articulación entre usuarios, curadores y gestores de repositorios de objetos de aprendizaje como elementos críticos hacia el éxito de tales proyectos.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Discute as mudanças causadas pela tecnologia nas organizações de aprendizagem e os fatores técnico-tecnológicos, humanos, de caráter regulatório e legal, e de sustentabilidade que impactam a criação, manutenção e uso de repositórios de objetos de aprendizagem (ROA). Baseando-se em pesquisa bibliográfica e documental, apresentam-se os conceitos de objeto informativo e de objeto de aprendizagem (OA), assim como os requerimentos funcionais para o armazenamento destes em ambientes virtuais de aprendizagem. Explicita-se o papel dos metadados na criação e busca de objetos de aprendizagem, as dimensões que permitem a análise de modelos de repositórios e se analisam, brevemente, os mecanismos de atratividade/participação nestes, assim como indicadores derivados. Conclui-se que, além dos requisitos econômicos e tecnológicos, é necessário não apenas agregar competência técnica aos envolvidos, mas sensibilizar as comunidades de interesse para que participem na criação e manutenção dos ROA. Neste particular, especialistas vem utilizando a Teoria da Atividade (Vygostky, Luria y Leontiev) para investigar a percepção e articulação entre usuários, curadores e gestores de repositórios de objetos de aprendizagem como elementos críticos para o sucesso de tais projetos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/12207] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12207] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Sociedade: Estudos; v. 22, n. 2 (2012)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4783] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0104-0146] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Digital Libraries and Learning Objects Repositories] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bibliotecas Digitales y Repositorios de Objetos de Aprendizaje] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bibliotecas Digitais e Repositórios de Objetos de Aprendizagem] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12207/7754] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/12207#00019] => 0
                        )

                )

        )

)