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Este estudo tem por objetivo apresentar a Produção Técnica, registrada por pesquisadores e docentes da UFMG nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Filosofia, Odontologia e Ciência da Computação no currículo Lattes e no sistema de avaliação da CAPES, no período de 2004/2012. A Produção Técnica é resultado de diversas atividades acadêmicas e profissionais, com geração de variados tipos de informação e com aplicações diversas. A realização de trabalhos técnicos requer a aplicação de conhecimentos e a realização de pesquisas. Sendo a técnica originária do saber, é plausível que seja reconhecida e valorizada. Neste estudo, entre outras observações, constatou-se que algumas áreas desenvolvem mais atividades técnicas que científicas e que há diferença de tratamento da Produção Técnica pelas agências de fomento CAPES e CNPq, ou seja, uma mesma atividade é classificada de forma distinta pelas agências. A categoria Outro também contém problemas, pois nela se aglutinam produtos técnicos que não contam com uma categoria própria ou é preenchida sem verificação de classificação mais apropriada. Portanto, faz-se necessário melhorar os serviços de coleta, apresentação dos dados, identificação, classificação e, ainda, a possibilidade de comunicação e recuperação da Produção Técnica. Percebe-se, por meio deste estudo, que as instituições acadêmicas e as agências de fomento precisam atentar-se para desenvolver políticas, visando a uma padronização. Para maior disseminação e acesso da Produção Técnica, sugerem-se os Repositórios Institucionais, para melhorar a visualização dessa produção.@pt
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