Article Brapci-Revistas

Organização e representação de áreas do conhecimento em ciência e tecnologia: princípios de agregação em grandes áreas segundo diferentes contextos de produção e uso de informação 10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p27

Organization and representation of knowledge areas in science and technology: principles of aggregation in great áreas according to different contexts of information production and use

A Organização do Conhecimento é área tradicional de pesquisa e ensino em Ciência da Informação. Grande parte da literatura nesta área trata do processo, das atividades e dos instrumentos especialmente desenvolvidos no tratamento de documentos para armazenamento, disseminação, recuperação e uso em sistemas e serviços de informação. Os diferentes tipos e demandas de informação têm demonstrado a crescente diversidade em organização do conhecimento em outros contextos de aplicação. O presente trabalho é de natureza exploratória. Analisa exemplos de tabelas e esquemas de classificação em C&T com o objetivo de identificar agregações em nível de super-ordenação de áreas do conhecimento para diferentes necessidades de produção e uso de informação. Os instrumentos analisados foram: esquemas de classificação bibliográfica, tabelas de classificação de áreas do conhecimento para propósitos de comunicação em ciência, administração de programas de agências de fomento a para a produção de estatísticas nacionais. Apresenta também uma abordagem temática de classificação dos saberes no contexto da educação. Os resultados mostraram que há consenso na agregação de áreas em grandes áreas do conhecimento em C&T, embora ocorram diferenças no número e na ordem de apresentação das grandes áreas em função da natureza do objeto de representação, assim como da finalidade da organização do conhecimento.@pt


this field mainly deals with the process, activities and instruments developed for the treatment of documents regarding storage, dissemination, retrieval and use in information systems. Different types and needs of information have demonstrated the diversity in knowledge organization in other application contexts. The present work has explanatory purpose. It analyses examples of tables and schemes of classification in science and technology aiming to identify aggregations of areas of knowledge at super-ordination level for different needs of information production and use. The instruments analysed were: bibliographical classification schemes, areas of knowledge classification tables for purposes of communication in science, science administration and production of statistics in science. It also presents a thematic approach of science in the context of education. Results showed that exists a consensus of areas of knowledge aggregation at super-ordination level, although the number and order of presentation may vary regarding the nature of the object to be represented, as well as the specific purpose of knowledge organization.@en

. Organização e representação de áreas do conhecimento em ciência e tecnologia: princípios de agregação em grandes áreas segundo diferentes contextos de produção e uso de informação 10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p27 organization and representation of knowledge areas in science and technology: principles of aggregation in great áreas according to different contexts of information production and use. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [????].

References

  • ANDERSEN, J. Communication technologies and the concept of knowledge organization – a medium-theory perspective. Knowledge Organization, v. 29, n. 1, 2002. p. 29-39
  • AUSTRALIAN BUREAU OF STATISTICS. Australian Standard Research Classification 1998: a set of classifications for R and D projects. T.J. Skinner, acting Australian Statistician. Canberra: ABS, 1998.
  • AUSTRALIAN BUREAU OF STATISTICS. Australian Standard Research Classification 1993: a set of classifications for R and D projects. Ian Castles, Australian Statistician. Canberra: ABS, 1993.
  • BARBOSA, Alice P. Teoria e prática dos sistemas de classificação bibliográfica. Rio de Janeiro: IBBD, 1969.
  • BLISS, H. E. The organization of knowledge in libraries. New York: H.W. Wilson, 1939
  • CAPES. Comissão dos cursos multidisciplinares. Documento de área triênio 1998-2000., triênio 2001-2003. Disponível em: http://www.capes.gov.br/capes/portal/, acesso em 15/05/2005.
  • DAHLBERG, I. Knowledge organization and terminology: philosophical and linguistic bases. International Classification. v.19, n.2, p.65-71, 1992.
  • DAHLBERG, I. Ontical structures and universal classification. Bangalore: Sarada Ranganthan Endowment,1978.
  • FOSKETT, D.J. Classification and indexing in the social sciences. London: Butterworths, 1963.
  • KAULA, P. N. Repensando os conceitos no estudo da Classificação. (Baseado no artigo submetido à 4 Conferência sobre Pesquisa em Classificação, Augsburg Alemanha Ocidental, de 20 de junho a 2 de julho de 1982) http://www.conexaorio.com/biti/Kaula/index.htm).
  • KNOWLEDGE ORGANIZATION: concept theory, classification, indexing and knowledge representation. v. 28, no. 2, 2001
  • KUMAR, K. (1981) Theory of classification. 2.ed. New Delhi: Vikas Publishing House, 1981. 538p.
  • LANGRIDGE, D. Classification and indexing in the humanities. London: Butterworths, 1976.
  • LANGRIDGE, D. W. Classificação: abordagem para estudantes de biblioteconomia. Tradução de Rosali P. Fernandez. Rio de Janeiro, Interciência, 1977.
  • MILLS, J. A . A modern outline to library classification. London: Chapman and Hall, 1960.
  • MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
  • MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
  • MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
  • NEEDHAM, C. D. Organizing knowledge in libraries. London: A . Deutsch, 1964
  • OLSON, H. A . Diversity in knowledge organization. Editorial. Knowledge Organization, v. 28, no. 2, p.63-64, 2001.
  • PALMER, B.I.. Itself an education: lectures on classification. London: Library Association, 1971.
  • RANGANATHAN, S.R. Philosophy of library classification. New Delhi: Ejnar Munksgaard, 1951.
  • RANGANTHAN, S.R. Prolegomena to library classification. Bombay: Asia Publishing House, 1967.
  • SAYERS, W. C. A manual of classification for librarians and bibliographers. London: Grafton, 1955
  • SOUZA, Rosali Fernandez. Áreas do Conhecimento. DataGramaZero, v. 5, n. 2, Abr. 2004. Disponível em http://www.datagramazero.org.br/ago04/F_I_onum.htm
  • VICKERY, B. C. Classificação e indexação nas ciências. Rio de Janeiro: BNG/Brasilart, 1980. 274p.
  • VICKERY, B. C. Knowledge Representation: a brief review. Journal of Documentation, v. 42, no 3, sept. 1986. p. 145-159.
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2006-07-14] => 91490
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rosali Fernandez de Souza] => 3745
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_337#00016.pdf] => 96108
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [41] => 142
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [27] => 1213
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Organização do conhecimento] => 261537
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Representação da informação] => 263877
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Classificação em ciência e tecnologia] => 5552
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Área do conhecimento] => 34242
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Classificatiom in science and technology] => 91673
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Area of knowledge] => 91674
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Classificações em ciência e tecnologia] => 174256
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Áreas do conhecimento] => 174257
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Library science] => 269726
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Knowledge organization] => 249069
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Information representation] => 276994
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ie] => 32419
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Knowledge representation] => 171755
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Classifications in science and technology] => 174254
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Areas of knowledge] => 262374
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2006-07-14] => 262365
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00016-2006--ESP. 1. SEM.] => 91488
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:16: 2006-0-0] => 231878
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A Organização do Conhecimento é área tradicional de pesquisa e ensino em Ciência da Informação. Grande parte da literatura nesta área trata do processo, das atividades e dos instrumentos especialmente desenvolvidos no tratamento de documentos para armazenamento, disseminação, recuperação e uso em sistemas e serviços de informação. Os diferentes tipos e demandas de informação têm demonstrado a crescente diversidade em organização do conhecimento em outros contextos de aplicação. O presente trabalho é de natureza exploratória. Analisa exemplos de tabelas e esquemas de classificação em C&T com o objetivo de identificar agregações em nível de super-ordenação de áreas do conhecimento para diferentes necessidades de produção e uso de informação. Os instrumentos analisados foram: esquemas de classificação bibliográfica, tabelas de classificação de áreas do conhecimento para propósitos de comunicação em ciência, administração de programas de agências de fomento a para a produção de estatísticas nacionais. Apresenta também uma abordagem temática de classificação dos saberes no contexto da educação. Os resultados mostraram que há consenso na agregação de áreas em grandes áreas do conhecimento em C&T, embora ocorram diferenças no número e na ordem de apresentação das grandes áreas em função da natureza do objeto de representação, assim como da finalidade da organização do conhecimento.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [A Organização do Conhecimento é área tradicional de pesquisa e ensino em Ciência da Informação. Grande parte da literatura nesta área trata do processo, das atividades e dos instrumentos especialmente desenvolvidos no tratamento de documentos para armazenamento, disseminação, recuperação e uso em sistemas e serviços de informação. Os diferentes tipos e demandas de informação têm demonstrado a crescente diversidade em organização do conhecimento em outros contextos de aplicação. O presente trabalho é de natureza exploratória. Analisa exemplos de tabelas e esquemas de classificação em C&T com o objetivo de identificar agregações em nível de super-ordenação de áreas do conhecimento para diferentes necessidades de produção e uso de informação. Os instrumentos analisados foram: esquemas de classificação bibliográfica, tabelas de classificação de áreas do conhecimento para propósitos de comunicação em ciência, administração de programas de agências de fomento a para a produção de estatísticas nacionais. Apresenta também uma abordagem temática de classificação dos saberes no contexto da educação. Os resultados mostraram que há consenso na agregação de áreas em grandes áreas do conhecimento em C&T, embora ocorram diferenças no número e na ordem de apresentação das grandes áreas em função da natureza do objeto de representação, assim como da finalidade da organização do conhecimento.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [this field mainly deals with the process, activities and instruments developed for the treatment of documents regarding storage, dissemination, retrieval and use in information systems. Different types and needs of information have demonstrated the diversity in knowledge organization in other application contexts. The present work has explanatory purpose. It analyses examples of tables and schemes of classification in science and technology aiming to identify aggregations of areas of knowledge at super-ordination level for different needs of information production and use. The instruments analysed were: bibliographical classification schemes, areas of knowledge classification tables for purposes of communication in science, science administration and production of statistics in science. It also presents a thematic approach of science in the context of education. Results showed that exists a consensus of areas of knowledge aggregation at super-ordination level, although the number and order of presentation may vary regarding the nature of the object to be represented, as well as the specific purpose of knowledge organization.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufsc.br:article/337] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11nesp1p27] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p27] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Especial - primeira do primeiro semestre de 2006: VI ENANCIB; 27-41] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1518-2924] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Organização e representação de áreas do conhecimento em ciência e tecnologia: princípios de agregação em grandes áreas segundo diferentes contextos de produção e uso de informação 10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p27] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Organização e representação de áreas do conhecimento em ciência e tecnologia: princípios de agregação em grandes áreas segundo diferentes contextos de produção e uso de informação] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Organization and representation of knowledge areas in science and technology: principles of aggregation in great áreas according to different contexts of information production and use] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11nesp1p27/384] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11nesp1p27] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11nesp1p27/384] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufsc.br:article/337#00016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2006v11nesp1p27] => 0
                        )

                )

        )

)