Article Brapci-Revistas

Cenário e perspectiva da produção científica sobre competência em informação (coinfo) no brasil: estudo da produção no âmbito da ancib

Busca-se destacar, no campo da Ciência da Informação no Brasil, a importância das publicações geradas por eventos científicos, especificamente no escopo da Competência em Informação (CoInfo), analisando o trabalho e a produção de sua principal sociedade científica, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB. Apresentam-se resultados da pesquisa que envolveu o corpus de documentos divulgados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ENANCIB, agenda científica anual da ANCIB, observando literatura produzida por trabalhos científicos sobre CoInfo apresentados em todos os Anais do ENANCIB, no período de 1994 a 2015, com a identificação da inserção do tema no conjunto de seus principais Grupos de Trabalho. A pesquisa teve abordagem de caráter exploratório-descritivo, envolvendo a pesquisa documental e histórica. A busca foi efetuada no portal de eventos ANCIB- ENANCIB, a partir da  seleção dos trabalhos relacionados com a temática “Competência em Informação” e de sete termos correlatos: information literacy, competência informacional, alfabetização informacional, aprendizagem informacional, alfabetização em informação, letramento informacional, educação de usuários. Os resultados mostram que a partir de 2009 há um crescimento na produção de trabalhos sobre CoInfo apresentados no ENANCIB, indicando que os espaços mais usados para a aplicação de metodologias são as bibliotecas. Esses resultados mostram ainda que o corpus de documentos tratando do tema e o crescente interesse dos pesquisadores pelo mesmo, aliados às possibilidades de realização de seminários envolvendo essa temática em foco na programação recente de PÓS-ENANCIBs, possibilita uma visão de futuro muito promissora para a realização de estudos, pesquisas e a consolidação efetiva da CoInfo na área da Ciência em Informação no Brasil, e sua visibilidade. Conclui-se o texto apresentando os esforços realizados por várias instituições para o desenvolvimento da CoInfo no Brasil em evento de impacto internacional.@pt


. Cenário e perspectiva da produção científica sobre competência em informação (coinfo) no brasil: estudo da produção no âmbito da ancib. Informação & sociedade: estudos, [????].

References

  • ASSOCIATION OF COLLEGE E RESEARCH LIBRARIES (ACRL).Framework for informationliteracy higher education. Chicago, 2016. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2016.
  • ANCIB - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. [Site da ANCIB], [2015]. Disponível em: . Acesso em:  10 fev. 2016.
  • ENANCIB- Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Portal de Eventos da ANCIB. [2015a].  Disponível em : .  Acesso em:  10 fev. 2015.
  • ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 15., 2014, Belo Horizonte. Anais ... Belo Horizonte: ANCIB, [2014]. Disponível em: Acesso em: 16 fev. 2016. Ciência da Informação. 16.., 2015, João Pessoa.
  • XVI ENANCIB. Apresentações e autores. João Pessoa: ANCIB, [2015b]. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2016.
  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal., Edições 70, LDA, 2009.
  • BAZI, R. E.R.., SILVEIRA, M. A. A. da.., Constituição institucionalização ciência: apontamentos para uma discussão. TransInformação, Campinas, v.19, n.2, p.129137, maio/ago., 2007. Disponível em: . Acesso em: 18 mar.2016.
  • CARTA de Marília. Marília, 3 set. 2014.
  • BRUCE, C. S. Final observation report from international guest. Marília, 2015. In: SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEIRO PESQUISA INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE e IV INFORMAÇÃO. UNESP/Marilia, jun., 2015. 1
  • CD-ROM. DELICADO, A. et al. What roles for scientific associations in contemporary science? Minerva: a Review of Science, Learning and Policy, 2014, v. 52, n.4, p. 439 - 465, 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2016.
  • DUDZIAK , E. A. Informationliteracy: princípio, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. . Acesso em: 11 junho 2016.
  • DUDZIAK , E. Competência informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial. Informação e Informação, Londrina, v. 15, n. 2, p. 1 - 22, jul./dez. 2010. Disponível em: . em: 12 junho 2015.
  • GARVEY, W. D., GRIFFITH, B. C. Communication and information process within scientific disciplines, empirical findings for psychology. In: GARVEY, W. D. Communication: the essence of science., facilitating information among librarians, scientists, engineers and students. Oxford: Pergamon, 1979.
  • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
  • GONZÁLEZ de GÓMEZ, M.N Informação: alfabetização, competência, aprendizagem? Enunciados conceitos.Brasília:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ciência e Cultura, ago. 2013. Documento técnico, Produto 1.
  • GONZÁLEZ de GÓMEZ, M. Resultados de pesquisas, perspectivas, domínios metodologias., experiências relevantes, no país e no exterior.Brasília:Instituto Ciência e Cultura,set. 2013. Documento técnico. Produto 2. GONZÁLEZ de GÓMEZ, M.  Aprendizagem informacional: teorias projetos. Brasília:  Instituto Brasileiro de  Informação em Ciência e Tecnologia,  Organização Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, nov.  2013.  Documento técnico, Produto 3.
  • GONZÁLEZ de GÓMEZ, M. Aprendizagem informacional: resumo da pesquisa e propostas de metodologias para futuros projetos.Brasília. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ciência e Cultura, jan., 2014. Documento técnico, Produto 5.
  • HORTON JÚNIOR, W. Overview of information literacy resources world wide. Paris, UNESCO, 2013. Disponível em: . Acesso em 26 jun. 2016.
  • HORTON JÚNIOR, W. Overview of information literacy resources worldwide.2ed.Paris, 2014. .Acesso em 26 jun. 2016.
  • MARCIAL, E.C.., GRUMBACH, R.J. dos S. Cenários prospectivos: como construir um futuro melhor. 4.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
  • MUELLER, S. P. M.., CAMPELLO, B. S.., DIAS, E. J. W. Disseminação da pesquisa em ciência da informação e biblioteconomia no Brasil. Ciência da Informação,Brasília,v.25, n.3, 1996. Disponível em: . Acesso em:14maio 2016.
  • PROJETO ALFINBRASIL: modelo piloto para a promoção de competências em informação nas oficinas de capacitação dos usuários da Biblioteca Nacional de Brasília. In: CONGRESSO BRASILEIRO BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24, Maceió, AL, 2011. Anais... Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social. Elaborado por Simeão e outros. Disponível em: .
  • SCOTT,C.D.., JAFFE, D.T.., TOBE, G.R. Visão, valores e missão organizacional: construindo a organização do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
  • INFORMAÇÃO DO ENANCIB - Integrando as redes dos pesquisadores – Proposta de monitoramento e intercâmbio de atividades de Pesquisa no Brasil. 1.., Belo Horizonte, 2014. Relatório Geral do Evento. Brasília, DF: [s.n.] 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 junho 2016. as redes dos pesquisadores. 2. Proposta de de Pesquisa no Brasil. 1..,João Pessoa, 2015. 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 junho 2016.
  • SOUZA, E. D. de. A institucionalização da ciência da Informação no brasil: elementos disciplinadores do campo científico. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.22, p. 4964, n. especial, 2012. Disponível em:. Acessoem: 16 maio 2016.
  • URIBE TIRADO, A. Avances y perspectivas de ALFIN en Iberoamérica: una mirada desde la publicación académico-científica y la web 1.0 y 2.01. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE INFORMACIÓN. Cuba, 19 a 23 de abril de 2010. La Sociedad del Conocimiento y sus aspectos críticos. Disponível blogspot.com/>.
  • URIBE-TIRADO, A. La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de Brasil: visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sítios Web. Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n.1, p.134-152, jan./mar. 2012 . Disponível em . Acesso em: 16 maio2016.
  • ZIMAN, J. Comunication. In: ZIMAN, J. An introduction to science studies: the philosophical and social aspects of science and technology. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. cap.4, p.58-69.
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-12-29] => 24485
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cecília Leite] => 17719
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Elmira Luzia Melo Soares Simeão] => 3863
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Eny Marcelino de Almeida Nunes] => 18959
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Fabiene Castelo Branco Diógenes] => 28303
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Glória Georges Feres] => 347
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Isa Maria Freire] => 672
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Regina célia baptista belluzzo] => 441
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_31983#00019.pdf] => 96219
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de pesquisa] => 99
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Coinfo] => 245797
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Produção científica] => 261508
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Coinfo] => 18364
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ancib] => 199476
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Enancib] => 207274
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & sociedade: estudos] => 326
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00019-2016-26-3] => 90981
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Busca-se destacar, no campo da Ciência da Informação no Brasil, a importância das publicações geradas por eventos científicos, especificamente no escopo da Competência em Informação (CoInfo), analisando o trabalho e a produção de sua principal sociedade científica, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB. Apresentam-se resultados da pesquisa que envolveu o corpus de documentos divulgados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ENANCIB, agenda científica anual da ANCIB, observando literatura produzida por trabalhos científicos sobre CoInfo apresentados em todos os Anais do ENANCIB, no período de 1994 a 2015, com a identificação da inserção do tema no conjunto de seus principais Grupos de Trabalho. A pesquisa teve abordagem de caráter exploratório-descritivo, envolvendo a pesquisa documental e histórica. A busca foi efetuada no portal de eventos ANCIB- ENANCIB, a partir da  seleção dos trabalhos relacionados com a temática “Competência em Informação” e de sete termos correlatos: information literacy, competência informacional, alfabetização informacional, aprendizagem informacional, alfabetização em informação, letramento informacional, educação de usuários. Os resultados mostram que a partir de 2009 há um crescimento na produção de trabalhos sobre CoInfo apresentados no ENANCIB, indicando que os espaços mais usados para a aplicação de metodologias são as bibliotecas. Esses resultados mostram ainda que o corpus de documentos tratando do tema e o crescente interesse dos pesquisadores pelo mesmo, aliados às possibilidades de realização de seminários envolvendo essa temática em foco na programação recente de PÓS-ENANCIBs, possibilita uma visão de futuro muito promissora para a realização de estudos, pesquisas e a consolidação efetiva da CoInfo na área da Ciência em Informação no Brasil, e sua visibilidade. Conclui-se o texto apresentando os esforços realizados por várias instituições para o desenvolvimento da CoInfo no Brasil em evento de impacto internacional.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/31983] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31983] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Sociedade: Estudos; v. 26, n. 3 (2016)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4783] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0104-0146] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cenário e perspectiva da produção científica sobre competência em informação (coinfo) no brasil: estudo da produção no âmbito da ancib] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31983/16876] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/31983#00019] => 0
                        )

                )

        )

)