Article Brapci-Revistas

Tecnologias de informação e comunicação em Bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser aliadas na aquisição do conhecimento acadêmico e cultural dos estudantes, na medida em que aperfeiçoam sua competência informacional, e por que não dizer, também digital. Objetivamos nesta pesquisa buscar referências e apresentar experiências que favoreçam um novo conceito de biblioteca escolar com a utilização das TIC no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento individual e coletivo da comunidade estudantil. Como complemento desse estudo priorizamos como objetivos específicos: inserir as tecnologias na rotina de uma biblioteca escolar; identificar o perfil tecnológico e informacional dos adolescentes; compreender as necessidades e os recursos tecnológicos por eles utilizados, para obter informação no cotidiano e, ainda analisar a importância da participação efetiva da biblioteca escolar no contexto educacional da escola, por meio de maior interação entre o bibliotecário, o professor e a coordenação pedagógica, buscando um ensino aprendizagem cooperativo e informal das TIC, para juntamente com os alunos, compartilharem a busca de informações e conhecimento, de forma consciente e competente. Escolhemos como embasamento teórico os estudos cognitivos de Jean Piaget, que esclarece como funcionam as etapas de assimilação e acomodação do conhecimento por práticas cooperativas. Como metodologia, foi desenvolvida uma pesquisa-ação-participativa, para conhecer o estado comportamental dos jovens e adolescentes, baseada no modelo de busca de informação para o cotidiano (Everyday Life Information Seeking) – ELIS, desenvolvido pelo pesquisador finlandês Savolainen (2006), como também identificar o perfil tecnológico e informacional dos adolescentes a partir de duas abordagens selecionadas na literatura científica (HUGUES-HASSEL; AGOSTO, 2007; UCL, 2008). Assim, surgiu a iniciativa de se criar uma Confraria da Biblioteca, para, num ambiente digital colaborativo, proporcionar aos participantes discussão e aprendizado de tecnologias, bem como aprimoramento da competência informacional digital.@pt


. ::none::, [????].

References

  • ÁNGEL, J. L. La investigación – acción: um reto para el professorado. 2 ed. Barcelona: INDE Publicaciones, 2000. DataGramaZero. v.8, n.1,fev. 2007, p. 1-16. Disponível em: . Acesso em: 25 jul.2011.
  • BARRETO, A. de A. Uma quase história. DataGramaZero. v. 9, n. 2, abr. 2008. Disponível em: Acesso em: 23.jul.2011.
  • HUGHES-HASSELL, S.., AGOSTO, D. E. Modeling the everybody life information needs of urban teenagers. In: CHELTON, M. K.., COOL, C. (Ed.) Youth Information-Seeking Behavior II: context, theories, and issues. Lanham: The Scarecrow Press., Toronto: Plymouth, 2007.
  • JONASSEN, D. O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. Em aberto, Brasília, v. 16, n. 70, abr./jun. 1999.
  • JONASSEN, D. Adaptación vital y psicologia de la inteligência. Madrid: SigloVeintiuno, 1978.
  • LANZI, L. A. C. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação em bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico. 2012. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2012.
  • LANZI, L. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
  • PALFREY, John.., GRASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
  • PASSERINO, L. M. Informática na eucação infantil: perspectivas e possibilidades. In: ROMAN, E. D.., STEYER, V. E. (Org.) A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado. Canoas: UFRGS, 2001.
  • PARRA, Nélio. O adolescente segundo Piaget. São Paulo: Pioneira, 1983.
  • PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
  • SAVOLAINEN, R. Everyday Life Information Seeking: approaching information seeking in the context of “Way of Life”. Library and Information Science Research, v. 17, n. 3, p. 259294, 1995.
  • SAVOLAINEN, R. Everyday life information seeking. In: FISHER, K. E.., ERDELEZ, S.., McKECHNIE, L. (Ed.) Theories of information behavior. Medford: Information Today Inc, 2006.
  • UNIVERSITY COLLEGE LONDON. Information behaviour of the researcher of the future.London: UCL, 2008. 35 p. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2010.
NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-04-30] => 42496
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Lucirene Andréa Catini Lanzi] => 26547
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Silvana aparecida borsetti gregorio vidotti] => 3732
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Edberto Ferneda] => 6437
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_16327#00019.pdf] => 96236
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de pesquisa] => 99
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Tecnologia da informação] => 262190
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação e comunicação] => 178589
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Ambiente digital colaborativo] => 91318
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação e comunicação] => 1352
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & sociedade: estudos] => 326
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00019-2014-24-1] => 91201
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser aliadas na aquisição do conhecimento acadêmico e cultural dos estudantes, na medida em que aperfeiçoam sua competência informacional, e por que não dizer, também digital. Objetivamos nesta pesquisa buscar referências e apresentar experiências que favoreçam um novo conceito de biblioteca escolar com a utilização das TIC no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento individual e coletivo da comunidade estudantil. Como complemento desse estudo priorizamos como objetivos específicos: inserir as tecnologias na rotina de uma biblioteca escolar; identificar o perfil tecnológico e informacional dos adolescentes; compreender as necessidades e os recursos tecnológicos por eles utilizados, para obter informação no cotidiano e, ainda analisar a importância da participação efetiva da biblioteca escolar no contexto educacional da escola, por meio de maior interação entre o bibliotecário, o professor e a coordenação pedagógica, buscando um ensino aprendizagem cooperativo e informal das TIC, para juntamente com os alunos, compartilharem a busca de informações e conhecimento, de forma consciente e competente. Escolhemos como embasamento teórico os estudos cognitivos de Jean Piaget, que esclarece como funcionam as etapas de assimilação e acomodação do conhecimento por práticas cooperativas. Como metodologia, foi desenvolvida uma pesquisa-ação-participativa, para conhecer o estado comportamental dos jovens e adolescentes, baseada no modelo de busca de informação para o cotidiano (Everyday Life Information Seeking) – ELIS, desenvolvido pelo pesquisador finlandês Savolainen (2006), como também identificar o perfil tecnológico e informacional dos adolescentes a partir de duas abordagens selecionadas na literatura científica (HUGUES-HASSEL; AGOSTO, 2007; UCL, 2008). Assim, surgiu a iniciativa de se criar uma Confraria da Biblioteca, para, num ambiente digital colaborativo, proporcionar aos participantes discussão e aprendizado de tecnologias, bem como aprimoramento da competência informacional digital.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/16327] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16327] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Sociedade: Estudos; v. 24, n. 1 (2014)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4783] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0104-0146] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tecnologias de informação e comunicação em Bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16327/10884] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/16327#00019] => 0
                        )

                )

        )

)