Article Brapci-Revistas

Profissão acadêmica: participação associativa e inserção em redes e em grupos de pesquisa - um inquérito em três universidades na amazônia brasileira │ Academic profession: associative participation, network integration and research groups

RESUMO Este artigo apresenta parte dos resultados de investigação mais ampla, já concluída, sobre a reconfiguração da profissão acadêmica e as transformações no trabalho que professores universitários realizam, fazendo um recorte em resultados de uma pesquisa por questionário eletrônico, com uso de técnicas de amostragem probabilística. As dinâmicas de trabalho de professores universitários apresentam novos contornos e é relevante investigar como eles respondem a esse cenário, no qual elementos como a participação associativa e o trabalho em redes e em grupos de pesquisa são fatores importantes. O trabalho em redes científicas e de cooperação nacionais e internacionais está presente na atuação do professor universitário das IES pesquisadas e resulta em aumento da eficiência em projetos articulados, do acesso a recursos e aumento de publicações.Palavras-chave: Profissão Acadêmica; Participação Associativa; Redes de Pesquisa; Grupos de Pesquisa.ABSTRACT This paper presents part of the results of a more extensive research previously concluded about the reconfiguration of the academic profession and changes in the work that professors perform, through an approach on the results of an electronic survey, using probability sampling techniques. The dynamic work of university professors shows new outlines and it is relevant to identify how they respond to a scenario in which participation, networking and research groups play important roles. Working in scientific networks and in national and international cooperation makes its presence felt in the institutions whose professors were surveyed and the outcomes show an increased efficiency in articulated projects, access to resources and publications.Keywords: Academic Profession; Associative Participation; Research Networks; Research Groups.@pt


. Profissão acadêmica: participação associativa e inserção em redes e em grupos de pesquisa - um inquérito em três universidades na amazônia brasileira │ academic profession: associative participation, network integration and research groups. Liinc em revista, [????].
NLP0.29
Visto 9 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-12-05] => 8734
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ana Celia Bahia] => 90728
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/708/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_3578#00051.pdf] => 96433
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Desafio Contemporâneos à Produção Colaborativa em Ciência, Tecnologia e Inovação |] => 90409
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Profissão acadêmica] => 90726
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Participação associativa] => 90727
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Rede de pesquisa] => 21054
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Grupo de pesquisa] => 248409
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Redes de pesquisa] => 235750
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Grupos de pesquisa] => 279739
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-12-05] => 233560
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Liinc em revista] => 708
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00051-2014-10-2] => 90452
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESUMO Este artigo apresenta parte dos resultados de investigação mais ampla, já concluída, sobre a reconfiguração da profissão acadêmica e as transformações no trabalho que professores universitários realizam, fazendo um recorte em resultados de uma pesquisa por questionário eletrônico, com uso de técnicas de amostragem probabilística. As dinâmicas de trabalho de professores universitários apresentam novos contornos e é relevante investigar como eles respondem a esse cenário, no qual elementos como a participação associativa e o trabalho em redes e em grupos de pesquisa são fatores importantes. O trabalho em redes científicas e de cooperação nacionais e internacionais está presente na atuação do professor universitário das IES pesquisadas e resulta em aumento da eficiência em projetos articulados, do acesso a recursos e aumento de publicações.Palavras-chave: Profissão Acadêmica; Participação Associativa; Redes de Pesquisa; Grupos de Pesquisa.ABSTRACT This paper presents part of the results of a more extensive research previously concluded about the reconfiguration of the academic profession and changes in the work that professors perform, through an approach on the results of an electronic survey, using probability sampling techniques. The dynamic work of university professors shows new outlines and it is relevant to identify how they respond to a scenario in which participation, networking and research groups play important roles. Working in scientific networks and in national and international cooperation makes its presence felt in the institutions whose professors were surveyed and the outcomes show an increased efficiency in articulated projects, access to resources and publications.Keywords: Academic Profession; Associative Participation; Research Networks; Research Groups.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [RESUMO Este artigo apresenta parte dos resultados de investigação mais ampla, já concluída, sobre a reconfiguração da profissão acadêmica e as transformações no trabalho que professores universitários realizam, fazendo um recorte em resultados de uma pesquisa por questionário eletrônico, com uso de técnicas de amostragem probabilística. As dinâmicas de trabalho de professores universitários apresentam novos contornos e é relevante investigar como eles respondem a esse cenário, no qual elementos como a participação associativa e o trabalho em redes e em grupos de pesquisa são fatores importantes. O trabalho em redes científicas e de cooperação nacionais e internacionais está presente na atuação do professor universitário das IES pesquisadas e resulta em aumento da eficiência em projetos articulados, do acesso a recursos e aumento de publicações.Palavras-chave: Profissão Acadêmica; Participação Associativa; Redes de Pesquisa; Grupos de Pesquisa.ABSTRACT This paper presents part of the results of a more extensive research previously concluded about the reconfiguration of the academic profession and changes in the work that professors perform, through an approach on the results of an electronic survey, using probability sampling techniques. The dynamic work of university professors shows new outlines and it is relevant to identify how they respond to a scenario in which participation, networking and research groups play important roles. Working in scientific networks and in national and international cooperation makes its presence felt in the institutions whose professors were surveyed and the outcomes show an increased efficiency in articulated projects, access to resources and publications.Keywords: Academic Profession; Associative Participation; Research Networks; Research Groups.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/3578] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3578] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18617/liinc.v10i2.733] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Liinc em Revista; v. 10, n. 2 (2014): Desafios contemporâneos à produção colaborativa em ciência, tecnologia e inovação] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1808-3536] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Profissão acadêmica: participação associativa e inserção em redes e em grupos de pesquisa - um inquérito em três universidades na amazônia brasileira │ Academic profession: associative participation, network integration and research groups] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3578/3065] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3578] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3578/3065] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/3578#00051] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.18617/liinc.v10i2.733] => 0
                        )

                )

        )

)