Article Brapci-Revistas

Avaliação do impacto do treinamento sob a perspectiva da competência informacional: o caso do Portal de Periódicos da Capes

Evaluating the impact of training from the perspective of information literacy: the case of Capes Portal of E-Journals

This study aimed at assessing the impact of training in the use of the Capes Portal of E-Journals at the information literacy level of students. The methodology was qualitative and the survey sample was formed, in the first stage - pre-instruction test, by 14 students which enrolled voluntarily in a training program offered by the university library to the Federal University of Minas Gerais community. After the pre-instruction test, the students went through an instructional session. In the second stage of the research (post-instruction test and interviews), seven of the 14 students present at the initial stage participated. Data collection was conducted through observation and computer screen recording in the pre-instruction test and observation, computer screen recording and interviews at the postinstruction test conducted two weeks after the first stage. The data were obtained and analyzed based on the second standard of the ACRL Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Results led to the conclusion that participation in training sessions positively influence the development and achievement of information literacy.@en


Este estudo teve por objetivo verificar o impacto dos treinamentos para o uso do Portal de Periódicos da Capes no nível da competência informacional. A metodologia foi qualitativa e a amostra da pesquisa foi formada, na primeira etapa – teste pré-treinamento, por 14 alunos matriculados nos treinamentos de uso do Portal de Periódicos da Capes oferecidos à comunidade da Universidade Federal de Minas Gerais. Após o teste pré-treinamento, os estudantes passaram por uma sessão de instrução. Na segunda etapa da pesquisa – teste pós-treinamento e entrevistas, participaram sete dos 14 alunos presentes na etapa inicial. A coleta de dados foi realizada por meio de observação com gravação da tela do computador no teste pré- treinamento e observação com a respectiva gravação de tela e entrevista no póstreinamento, que ocorreu duas semanas após a primeira etapa. Os dados foram coletados e analisados com base no segundo padrão da norma da ACRL Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Conclui-se que a participação nas sessões de treinamentos influencia positivamente a obtenção e o desenvolvimento das competências informacionais.@pt

. Evaluating the impact of training from the perspective of information literacy: the case of capes portal of e-journals avaliação do impacto do treinamento sob a perspectiva da competência informacional: o caso do portal de periódicos da capes. Em questão, [????].

References

  • ALMEIDA, Fernanda Gomes., OLIVEIRA, Carla Cristina Vieira de. A criação de um setor de apoio aos usuários do Portal de Periódicos da Capes na UFMG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais... Maceió: FEBAB, 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2014.
  • ALMEIDA, Maria da Graça Gomes. La integración de la alfabetización informacional (ALFIN) en la formación del estudiante universitario: análisis de iniciativas en Brasil y España. 2014. 441f. Tese (Doctorado en Documentación: Archivos y Bibliotecas en el Entorno Digital) - Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Universidad Carlos III de Madrid, Getafe, 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2014.
  • AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Presidential Committee on Information Literacy: final report. Chicago, 1989. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2013.
  • ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Chicago, 2000. Disponível em: . Acesso em: 01 ago. 2014.
  • CAMPELLO, Bernadete dos Santos. Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
  • CENDÓN, Beatriz Valadares., SOUZA, Juliana Lopes de Almeida., RIBEIRO, Nádia Ameno. Satisfação dos usuários do Portal da Capes: um estudo sobre a obtenção de sucesso no uso do sistema. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 67-100, abr./jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2012.
  • COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Novo site do Portal de Periódicos da Capes. 2014. Disponível em: .Acesso em: 07 jul. 2014.
  • SUPERIOR (CAPES). Nova ferramenta de busca recupera dados com maior velocidade. 2012. Disponível em: . Acesso em: 06 fev. 2013.
  • DEBOWSKI, Shelda. Wrong way: go back! An exploration of novice search behaviours while conducting an information search. The Electronic Library, Oxford, v. 19, n. 6, p. 371-382, 2001. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2013.
  • FERNEDA, Edberto. Recuperação de Informação: análise sobre a contribuição da Ciência da Computação para a Ciência da Informação. 2003. 147 f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2013.
  • GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação/Universidade de Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2013.
  • GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O pensamento reflexivo na busca e no uso da informação na comunicação científica. 2008. 241 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2008. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2013.
  • GUIRADO, Jane Rodrigues., COELHO, Maria de Fátima Pinto. O Sistema de Bibliotecas e o Portal de Periódicos da CAPES: irradiando a pesquisa na UFMG. 2008. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Estratégica da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
  • HARTLEY, R. J. et al. Online searching: principle and practice. Bowker-Saur: London, 1990.
  • LANCASTER, F. Wilfrid. Information retrieval systems: characteristics, testing and evaluation. 2nd ed. New York: John Willey, 1979.
  • LANCASTER, F. Wilfrid. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
  • LAVILLE, Christian., DIONNE, Jean., SIMAN, Lana Mara de Castro. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
  • NEELY, Teresa Y.., SULLIVAN, Katy. Integrating the ACRL stardands. In: NEELY, Teresa Y. Information literacy assessment: standards-based tools and assignment. Chicago: American Library Association, 2006. p. 6-18.
  • PÉREZ GUTIÉRREZ, Mario. El lenguaje de interrogación: una gramática formal para la recuperación de la información. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 23, n. 3, p. 247-266, 2000. Disponível em: . Acesso em: 03
  • RADER, Hannelore. Foreword. In: NEELY, Teresa Y. Information literacy assessment: standards-based tools and assignment. Chicago: American Library Association, 2006. p. v-vii.
  • ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.
  • SOUZA, Katyusha Madureira Loures. Personalização de serviços de informação oferecidos na web: estudo do Portal de Periódicos da CAPES. 2010. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em:. Acesso em: 06 fev. 2013.
NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-05-08] => 8760
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Fernanda Gomes Almeida] => 8924
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Beatriz Valadares Cendón] => 2036
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_49451#00002.pdf] => 46164
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [_repository/47/2020/12/oai_seer_ufrgs_br_article_49451#00002.pdf] => 150239
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [50] => 1979
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [26] => 1445
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Capes portal of e-journals] => 188291
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Assessment] => 173559
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Higher education] => 253093
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [User training] => 267675
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Capes portal of e-journals] => 8921
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciëncia social aplicada] => 2102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Portal de periódicos (capes)] => 95053
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Competência informacional] => 263015
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Avaliação] => 279935
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Educação superior] => 271117
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Treinamento de usuário] => 267673
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Avaliação de treinamento de usuário] => 8923
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Assessment] => 252317
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Portal de periódicos da capes] => 182206
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Avaliação de treinamentos de usuários] => 267674
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Treinamento de usuário] => 1741
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-05-08] => 252969
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2015-21-1] => 8758
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This study aimed at assessing the impact of training in the use of the Capes Portal of E-Journals at the information literacy level of students. The methodology was qualitative and the survey sample was formed, in the first stage - pre-instruction test, by 14 students which enrolled voluntarily in a training program offered by the university library to the Federal University of Minas Gerais community. After the pre-instruction test, the students went through an instructional session. In the second stage of the research (post-instruction test and interviews), seven of the 14 students present at the initial stage participated. Data collection was conducted through observation and computer screen recording in the pre-instruction test and observation, computer screen recording and interviews at the postinstruction test conducted two weeks after the first stage. The data were obtained and analyzed based on the second standard of the ACRL Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Results led to the conclusion that participation in training sessions positively influence the development and achievement of information literacy.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este estudo teve por objetivo verificar o impacto dos treinamentos para o uso do Portal de Periódicos da Capes no nível da competência informacional. A metodologia foi qualitativa e a amostra da pesquisa foi formada, na primeira etapa – teste pré-treinamento, por 14 alunos matriculados nos treinamentos de uso do Portal de Periódicos da Capes oferecidos à comunidade da Universidade Federal de Minas Gerais. Após o teste pré-treinamento, os estudantes passaram por uma sessão de instrução. Na segunda etapa da pesquisa – teste pós-treinamento e entrevistas, participaram sete dos 14 alunos presentes na etapa inicial. A coleta de dados foi realizada por meio de observação com gravação da tela do computador no teste pré- treinamento e observação com a respectiva gravação de tela e entrevista no póstreinamento, que ocorreu duas semanas após a primeira etapa. Os dados foram coletados e analisados com base no segundo padrão da norma da ACRL Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Conclui-se que a participação nas sessões de treinamentos influencia positivamente a obtenção e o desenvolvimento das competências informacionais.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/49451] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/49451] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245211.26-50] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/49451] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v.21, n.1, jan./abr. 2015; 26-50] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Evaluating the impact of training from the perspective of information literacy: the case of Capes Portal of E-Journals] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Avaliação do impacto do treinamento sob a perspectiva da competência informacional: o caso do Portal de Periódicos da Capes] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/49451/34205] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/49451/34206] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/49451/34205] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/49451/34206] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49451] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49451/34205] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/49451#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245211.26-50] => 0
                        )

                )

        )

)