Article Brapci-Revistas

E-books didáticos nos ambientes de aprendizagem em rede

E-textbooks in networked learning environments

This article presents a study of the relationship between e-books and virtual learning environments (VLE) supported by electronic devices connected to the Internet. The objective is to highlight the opportunities and advantages that justify the interest in the use of e-books as part of the investments in education processes in networked learning environments. In order to do so, an exploratory bibliographic research with qualitative bias was performed. As possibilities and advantages of using e-textbooks, we have listed: the adaptation or customization of interactive processes and content according to the individual characteristics of the student; the increased range in time and space for communication and interaction between students and other participants; efficiency and agility in the management of the educational process; and the reduction of personal, financial and environmental costs. However, for that to happen, we depend on meeting the needs of the physical and logical infrastructure, that is, broadband Internet, power grid, furniture and appropriate equipment.@en


Apresenta-se um estudo sobre a relação entre os e-books e o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) suportado por dispositivos eletrônicos conectados à Internet. Objetiva-se evidenciar as possibilidades e vantagens que justificam o interesse pelo uso de e-books como parte dos investimentos nos processos educativos em ambientes de aprendizagem em rede. Como metodologia, fez-se uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com viés qualitativo. Como possibilidades e vantagens do uso de e-books didáticos, elencaram-se: a adaptação ou a personalização de processos interativos e conteúdos, conforme as características individuais do estudante; a amplitude no tempo e no espaço da comunicação e da interação entre estudantes e outros envolvidos; a eficiência e a agilidade na gestão do processo educativo; e a redução dos custos pessoais, financeiros e ambientais. Porém, para isso, depende-se do atendimento às necessidades de infraestrutura física e lógica, isto é, Internet de banda larga, rede de energia, mobiliários e equipamentos adequados.@pt

. E-textbooks in networked learning environments e-books didáticos nos ambientes de aprendizagem em rede. Em questão, [????].

References

  • ASH, K. Publishers Turn to Cloud Computing to Offer Digital Content. Education Week, Bethesda, v. 5, n. 1, p. 34-36, 2011.
  • BIDARRA, J. et al. O gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad, In: Carvalho, A. Aprender na era digital: jogos e mobile-learning. Santo Tirso: DeFacto, 2012.
  • BOTTENTUIT, J. B.., COUTINHO, C. P. A problemática dos e-books: um contributo para o estado da arte. In: CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA EM SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA (CISCI), 6., 2007, Orlando, EUA. Anais... Orlando, 2007.
  • BUFREM, L.., SORRIBAS, T. Práticas de leitura em meio eletrônico. ETD. Educação Temática Digital, Campinas, v. 11, n. 1, p. 298-326, dez. 2009. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2014.
  • CAVALCANTE, A. et al. A iconografia em comunidades indígenas. Revista Projética, Londrina, v.4, n.2, p. 09-28, jul/dez., 2013. Disponível em: .
  • CERVO, A. L.., BERVIAN, P. A.., SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
  • DZIEKANIAK, G. et al. Considerações sobre o e-book: do hipertexto à preservação digital. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 1, n. 2, p. 83-99, jul./dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 08 out 2014.
  • EMBONG, A. M. et al. E-books as textbooks in the classroom. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Louisville, v. 47, p. 1802-1809, 2012.
  • FEDERAL COMMUNICATIONS COMMISSION - FCC. Digital textbook playbook: the digital textbook collaborative. 2012. Disponível em: . Acesso em: 30 abr.
  • GROUPE SPECIALE MOBILE - GSMA. Mobile education landscape report. Londres, 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2014.
  • JANG, S. Study on service models of digital textbooks in cloud computing environment for SMART education. International Journal of u-and e-Service, Science and Technology, Tasmânia, v. 7, n. 1, p.73-82, 2014. Disponível em: . Acesso em: 19 ago.
  • JUNG, S. M. Leading future education: development of digital textbooks in Korea. In: WORLD TEACHERS’ DAY IN THAILAND, 4., 2009, Bangkok., UNESCOAPEID INTERNATIONAL CONFERENCE QUALITY INNOVATIONS FOR TEACHING AND LEARNING, 12., 2009, Bangkok. Anais... Bangkok, 2009.
  • OWEN, V. et al. E-books in research libraries: issues of access and use. Ontário, Canadá: CARL, 2008. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2014.
  • PERASSI, R.., MENEGHEL, T. Conhecimento, mídia e semiótica na área de Mídia do Conhecimento. In: VANZIN, T.., DANDOLINI, G. (Org.). Mídias do conhecimento. Florianópolis: Padion, 2011. v. 1.
  • PROCÓPIO, E. O livro na era digital: o mercado editorial e as mídias digitais. São Paulo: Giz, 2010. United Nations Educational, Scientific and Cultural – UNESCO. The future of mobile learning: implications for policy makers and planners. Paris: UNESCO, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 jul.
  • UNGARETTI, C. E.., FRAGOSO, S. Design gráfico para e-books e livros impressos: proposta de método de projeto simultâneo para explorar a complementaridade dos suportes. Educação Gráfica, Bauru, v. 16, n. 3, p. 17-33, 2012.
NLP0.29
Visto 16 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-05-08] => 8760
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Charles Rodrigues] => 1775
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Richard Perassi] => 28227
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Bárbara Zardo de Nardi] => 89168
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Francisco Antonio Pereira Fialho] => 7496
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_50744#00002.pdf] => 96519
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [_repository/47/2020/12/oai_seer_ufrgs_br_article_50744#00002.pdf] => 150246
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [209] => 3540
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [193] => 2772
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [E-textbooks] => 89165
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Virtual learning environment] => 181476
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educational technology] => 274440
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Elearning] => 267688
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Virtual learning environment] => 7915
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Educational technology] => 15557
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Mídia] => 235740
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 262112
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [E-books didático] => 89167
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ambiente virtual de aprendizagem] => 253096
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Tecnologia educacional] => 233892
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [E-learning] => 216613
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [E-books didáticos] => 267689
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [E-learning] => 267690
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Tecnologia educacional] => 6765
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-05-08] => 252969
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2015-21-1] => 8758
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This article presents a study of the relationship between e-books and virtual learning environments (VLE) supported by electronic devices connected to the Internet. The objective is to highlight the opportunities and advantages that justify the interest in the use of e-books as part of the investments in education processes in networked learning environments. In order to do so, an exploratory bibliographic research with qualitative bias was performed. As possibilities and advantages of using e-textbooks, we have listed: the adaptation or customization of interactive processes and content according to the individual characteristics of the student; the increased range in time and space for communication and interaction between students and other participants; efficiency and agility in the management of the educational process; and the reduction of personal, financial and environmental costs. However, for that to happen, we depend on meeting the needs of the physical and logical infrastructure, that is, broadband Internet, power grid, furniture and appropriate equipment.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta-se um estudo sobre a relação entre os e-books e o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) suportado por dispositivos eletrônicos conectados à Internet. Objetiva-se evidenciar as possibilidades e vantagens que justificam o interesse pelo uso de e-books como parte dos investimentos nos processos educativos em ambientes de aprendizagem em rede. Como metodologia, fez-se uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com viés qualitativo. Como possibilidades e vantagens do uso de e-books didáticos, elencaram-se: a adaptação ou a personalização de processos interativos e conteúdos, conforme as características individuais do estudante; a amplitude no tempo e no espaço da comunicação e da interação entre estudantes e outros envolvidos; a eficiência e a agilidade na gestão do processo educativo; e a redução dos custos pessoais, financeiros e ambientais. Porém, para isso, depende-se do atendimento às necessidades de infraestrutura física e lógica, isto é, Internet de banda larga, rede de energia, mobiliários e equipamentos adequados.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/50744] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/50744] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245211.193-209] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/50744] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v.21, n.1, jan./abr. 2015; 193-209] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [E-textbooks in networked learning environments] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [E-books didáticos nos ambientes de aprendizagem em rede] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/50744/33753] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/50744/33754] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/50744/33753] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/50744/33754] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/50744] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/50744/33753] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/50744#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245211.193-209] => 0
                        )

                )

        )

)