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Contribuição da estatística multivariada para a avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil: um estudo na área da Ciência da Informação

The multivariate statistics contribution for graduate assessment in Brazil: a study in Information Science

This research aims to analyze the contribution of multivariate statistics as a method to support the understanding of the complex methodology of graduate assessment conducted by Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. More specifically, this research seeks to identify the cluster of graduate programs in Information Science generated by cluster analysis and the data generated by boxplot graphics, based on the set of indicators content in the Comparative Spreadsheets of Triennial Assessment of the area, and then comparing groups of graduate programs, according to the concept obtained by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel assessment, with the result of the cluster obtained by cluster analysis, in order to verify the participation and adequacy of indicators in the allocation of concepts of graduate programs. For all 14 graduate programs of Information Science area, evaluated in the last triennial years (2010-2012), the following indicators were analyzed: total of theses and dissertations, total of papers published, according to Qualis stratification, total of papers published in conference proceedings, books and chapters, full text, collections, and other entries and artistic production published, weighted by faculty member. According to the results, it was observed that while the formed clusters present similar concepts, only the indicators present in the Comparative Spreadsheets of Triennial Assessment were not sufficient to discern them, the inclusion of quality indicators being necessary, since the production indicators are not sufficient to distinguish the programs according to their concepts.@en


Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a contribuição de técnicas estatísticas uni-multivariadas como um método de suporte ao entendimento da complexa metodologia de avaliação de programas de pósgraduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De forma mais específica, esta pesquisa busca identificar os agrupamentos dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, gerados pela análise de cluster e os dados gerados pelos gráficos boxplot, com base no conjunto de indicadores presentes na Planilha Comparativa da Avaliação Trienal da área. Posteriormente, comparou-se os grupos de programas de pósgraduação, segundo a nota obtida pela avaliação com o resultado do agrupamento obtido pela análise de cluster, a fim de visualizar a participação e suficiência dos indicadores na atribuição dos conceitos dos programas de pós-graduação. Para os 14 programas de pós-graduação da área de Ciência da Informação, no triênio 2013, analisaram-se os seguintes indicadores: total de teses e dissertações defendidas, média de artigos publicados segundo a estratificação Qualis, média de trabalhos completos publicados em anais de eventos técnico-científicos, livros, capítulos de livro, texto integral, coletâneas, verbetes e outros e produção artística, ponderados por docente permanente. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que, embora os agrupamentos formados apresentem conceitos próximos, apenas os indicadores presentes na Planilha não são suficientes para discerni-los, sendo necessária a inclusão de indicadores qualitativos, uma vez que os indicadores de produção não são suficientes para distinguir os programas de acordo com seus conceitos.@pt

. The multivariate statistics contribution for graduate assessment in brazil: a study in information science contribuição da estatística multivariada para a avaliação dos programas de pós-graduação no brasil: um estudo na área da ciência da informação. Em questão, [????].

References

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