Article Brapci-Revistas

Pesquisa de Marketing e estudos de usuário: um paralelo entre os dois processos

Marketing research and user study: a parallel between two process

Investigación de mercados y estudios de usuario: un paralelo entre los dos procesos

It exposes the history, evolution and characteristics of the Marketing Research and User Study, noting similarities and differences between both techniques. It draws a parallel between the intended objectives and the methodologies adopted. It indicates that the objectives, methodology, sources used are similar, both for the Marketing Research and User Study. It concludes that both investigations provide data that allow an evaluation on available services and products, knowledge of what competitor’s offers are and the proposing of new services and products that meet the needs and demands of users / customers.@en


Expone la historia, la evolución y las caraterísticas de la Investigación de Mercados y de los Estudios de Usuario, señalando similitudes y diferencias entre las dos técnicas. Establece un paralelo entre los objetivos pretendidos y las metodologías adoptadas. Apunta que los objetivos, la metodologia y las fuentes utilizadas son similares, tanto en el caso de la Investigación de Mercados cuanto en lo de Estudios de Usuarios. Llega a la conclusión de que los dos tipos de investigación darán datos que permiten evaluar servicios y productos existentes, conocer lo que los competidores están ofreciendo y proponer nuevos servicios y productos para satisfacer las necesidades y las demandas de los usuarios/clientes.@es
Expõe o histórico, a evolução e as características da Pesquisa de Marketing e dos Estudos de Usuário, assinalando semelhanças e diferenças entre as duas técnicas. Traça um paralelo entre os objetivos pretendidos e as metodologias adotadas. Aponta que os objetivos, a metodologia, as fontes utilizadas são similares, tanto no caso da Pesquisa de Marketing quanto no de Estudos de Usuário. Conclui que ambas as investigações fornecem dados que permitem avaliar serviços e produtos já existentes, conhecer o que a concorrência está oferecendo e propor novos serviços e produtos que atendam às necessidades e às demandas dos usuários/clientes.@pt

. Marketing research and user study: a parallel between two process investigación de mercados y estudios de usuario: un paralelo entre los dos procesos pesquisa de marketing e estudos de usuário: um paralelo entre os dois processos. Em questão, [????].

References

  • ADLER, Max K. A Moderna pesquisa de mercado. São Paulo: Pioneira, 1975.
  • AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2009.
  • AZEVEDO, Gustavo Carrer I. Pesquisa de mercado. São Paulo: SEBRAE, [200?.]
  • BAPTISTA, Sofia Galvão., CUNHA, Murilo Bastos. Estudos de usuário: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007.
  • CARVALHO, Fernanda Cordeiro de. Educação e estudos de usuários em bibliotecas universitárias brasileiras: abordagem centrada nas competências em informação. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) _ Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
  • ETZEL, Michael J.., WALKER, Bruce J.., STANTON, William J. Marketing, São Paulo, Makron Books, 2001.
  • FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudo de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.
  • GOMES, Isabela Motta. Manual: como elaborar uma pesquisa de mercado. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005.
  • GONZÁLEZ TERUEL, Aurora. Los Estudios de necesidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales. Gijón: Treas, 2005.
  • KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
  • MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing: metodologia e planejamento. São Paulo: Atlas, 1997.
  • NÚÑEZ PAULA, Israel A. Por qué requerimos una metodología para el estudio de las necesidades de formación e información en las organizaciones y comunidades. Cuadernos de Documentación Multimedia, Madrid, n. 10, 2000.
  • PARENTE, Juracy Gomes. O Sistema de informação em Marketing e a pesquisa de Marketing. In: DIAS, Sérgio Roberto (Coord.). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
  • SANZ CASADO, Elias. Manual de estudios de usuários. Madri: Fundación Germán Sanchez Ruipérez, 1994.
  • TEIXEIRA, Hélio de Aveliar. Pesquisa de Mercado. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.2, n.2, p.223-234, jul./dez. 1997.
  • LEGRAIN, Marc., MAGAIN, Daniel. Estudo de mercado. São Paulo: Makron Books, 1992.
  • LEGRAIN, Marc. Marketing para o Século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2010-03-10] => 8903
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Helen Beatriz Frota Rozados] => 10975
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bárbara Pilatti Piffer] => 88406
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Helen Frota Rozados] => 87935
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_10387#00002.pdf] => 96618
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [182] => 1649
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [169] => 2911
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Marketing research] => 60936
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [User studies] => 173989
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Research methodology] => 267740
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Units of information] => 267126
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [User studies] => 207
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Units of information] => 13948
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234448
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Investigación de mercados] => 88405
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Estudios de usuarios] => 279044
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Unidades de información] => 267125
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Estudios de usuarios] => 70184
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Unidades de información] => 70164
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Pesquisa de marketing] => 60940
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Estudo de usuários] => 192226
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Metodologia de pesquisa] => 171743
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Unidade de informação] => 267124
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Marketing] => 201034
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Estudos de usuário] => 270368
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Metodologia de pesquisa] => 7697
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2010-03-10] => 267114
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2009-15-2] => 8889
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [It exposes the history, evolution and characteristics of the Marketing Research and User Study, noting similarities and differences between both techniques. It draws a parallel between the intended objectives and the methodologies adopted. It indicates that the objectives, methodology, sources used are similar, both for the Marketing Research and User Study. It concludes that both investigations provide data that allow an evaluation on available services and products, knowledge of what competitor’s offers are and the proposing of new services and products that meet the needs and demands of users / customers.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [It exposes the history, evolution and characteristics of the Marketing Research and User Study, noting similarities and differences between both techniques. It draws a parallel between the intended objectives and the methodologies adopted. It indicates that the objectives, methodology, sources used are similar, both for the Marketing Research and User Study. It concludes that both investigations provide data that allow an evaluation on available services and products, knowledge of what competitor’s offers are and the proposing of new services and products that meet the needs and demands of users / customers.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Expone la historia, la evolución y las caraterísticas de la Investigación de Mercados y de los Estudios de Usuario, señalando similitudes y diferencias entre las dos técnicas. Establece un paralelo entre los objetivos pretendidos y las metodologías adoptadas. Apunta que los objetivos, la metodologia y las fuentes utilizadas son similares, tanto en el caso de la Investigación de Mercados cuanto en lo de Estudios de Usuarios. Llega a la conclusión de que los dos tipos de investigación darán datos que permiten evaluar servicios y productos existentes, conocer lo que los competidores están ofreciendo y proponer nuevos servicios y productos para satisfacer las necesidades y las demandas de los usuarios/clientes.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Expõe o histórico, a evolução e as características da Pesquisa de Marketing e dos Estudos de Usuário, assinalando semelhanças e diferenças entre as duas técnicas. Traça um paralelo entre os objetivos pretendidos e as metodologias adotadas. Aponta que os objetivos, a metodologia, as fontes utilizadas são similares, tanto no caso da Pesquisa de Marketing quanto no de Estudos de Usuário. Conclui que ambas as investigações fornecem dados que permitem avaliar serviços e produtos já existentes, conhecer o que a concorrência está oferecendo e propor novos serviços e produtos que atendam às necessidades e às demandas dos usuários/clientes.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/10387] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/10387] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/10387] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 15, n. 2 (2009); 169-182] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Marketing research and user study: a parallel between two process] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Investigación de mercados y estudios de usuario: un paralelo entre los dos procesos] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Pesquisa de Marketing e estudos de usuário: um paralelo entre os dois processos] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/10387/7382] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/10387/7382] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/10387] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/10387/7382] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/10387#00002] => 0
                        )

                )

        )

)