Article Brapci-Revistas

Publicidade autorreferencial do Diário Gaúcho: encenações do produto midiático e do leitor

Advertising self-referential of Diário Gaúcho: mise en scène of media product and the reader

Publicidad autorreferencial del Diário Gaúcho: escenarios de los productos de medios y el lector

The paper presents the results of an investigation into the construction of the Diário Gaúcho (part of RBS Group) in the self-referential ads. To find a way to mise en scène the product of the media and the popular reader, we seek the basis of the concepts of articulation and communication contract. We believe that the text and the context of advertising in newspaper production space is shown as a self-reference of a place marked by certain cultural matrices. The newspaper is staged to a friend of the reader, in other words, having the elimination of the typical characteristics of a journalistic product. The reader has already conducted two perspectives: one that celebrates the warmth, joy and traditions, and another that refers to the position of subordination and helplessness experienced by the lower classes.@en


El trabajo presenta los resultados de una investigación sobre la construcción del Diário Gaúcho (parte del Grupo RBS) en los anuncios autorreferenciales. Para encontrar la manera de escenificar el producto de los medios y el lector popular, buscamos la base de los conceptos de articulación y contrato de comunicación. Creemos que el texto y el contexto de la publicidad en el espacio de producción periodística se muestra como una autorreferencia de un lugar marcado por ciertas matrices culturales. El periódico se escenifica a un amigo del lector, es decir, habiendo la supresión de las características típicas de un producto periodístico. El lector ya se llevó a cabo dos perspectivas: una que celebra el calor, la alegría y las tradiciones, y otra que se refiere a la posición de subordinación e indefensión experimentado por las clases bajas.@es
O trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a construção do Diário Gaúcho (pertencente ao Grupo RBS) em anúncios autorreferenciais. Para encontrar os modos de encenação do produto midiático e do leitor popular, buscamos o aporte dos conceitos de articulação e contrato de comunicação. Consideramos que o texto e o contexto da mensagem publicitária se inscrevem no espaço de produção jornalística como autorreferência de um lugar marcado por determinadas matrizes culturais. O jornal é encenado como um amigo do leitor, ou seja, há o apagamento das características típicas de um produto jornalístico. Já o leitor é encenado sob duas perspectivas: uma que exalta a afetividade, a alegria e as tradições; e outra que remete à posição de subordinação e desamparo vivenciada pelas camadas populares.@pt

References

  • ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 2. ed. São Paulo: M. Fontes, 1998.
  • AMARAL, Márcia Franz. Jornalismo popular. São Paulo: Contexto, 2006.
  • AMARAL, Márcia Franz. Lugares de fala do leitor no Diário Gaúcho. 2004. 289 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
  • BERNARDES, Cristiane Brum. As Condições de produção do jornalismo popular massivo: o caso do Diário Gaúcho. 2004. 258 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
  • CASTRO, Maria Lília Dias de. Televisão e publicidade: ações convergentes. E-Compós, v. 4, dez. 2005. Disponível em: < http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/ view/50/50>. Acesso em: 27 mar. 2009.
  • CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: DENOYER, Pierre. A Imprensa no mundo. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1957.
  • DIÁRIO Gaúcho sai nesta segunda. Zero Hora, Porto Alegre, 16, abr. 2000. P. 32.
  • DURÁN, Marina Santín. La Autorreferencia como estratégia ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS. Brasília, 2009. Disponível em: Acesso em: 30 jul. 2009. de promoción: periodismo o publicidad. Zer: revista de estudios de Comunicación, Madri, n. 20, p. 197-209, 2006.
  • FAUSTO NETO, Antônio. Enunciação, Autorreferencialidade e incompletude. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 34, p. 7885, dez. 2007.
  • FAUSTO NETO, Antônio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Matrizes, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 89-105, abr. 2008. Disponível em: Acesso em: 20 dez. 2009.
  • FERREIRA, Vanda. Conteúdos jornalísticos auto-referenciais: entre o jornalismo e a publicidade. Caleidoscópio: revista de comunicação e cultura, Lisboa, n. 5/6, p.129-142, 2005.
  • HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
  • LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. 2. ed. São Paulo: M. Fontes, 1996.
  • LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Thomson Learning, 2007. 209 p.
  • O MERCADO da base da pirâmide do Brasil. Data Popular, São Paulo, 2006. Disponível em: Acesso em: 21 abr. 2009.
  • MÍDIA 360º. Panorama de Mídia no Brasil. DCS. 2009.
  • NERI, Marcelo (Coord.). A Pequena grande década: crise, cenários e a nova classe média. Rio de Janeiro: FGV., CPS, 2010. Disponível em: Acesso em: 19 mar. 2010.
  • SUNKEL, Guilhermo. Razón y pasion em la prensa popular: un estudio sobre cultura popular, cultura de masas y cultura política. Santiago Del Chile: ILET, 1985.
  • SUNKEL, Guilhermo. La Prensa sensacionalista y los sectores populares. Bogotá, CO: Norma, 2002.
NLP0.29
Visto 11 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2010-07-20] => 8487
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Sandra Dalcul Depexe] => 88325
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Márcia Franz Amaral] => 11771
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_12980#00002.pdf] => 96637
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [222] => 4085
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [209] => 3540
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Advertising self-referential] => 88311
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Communication contract] => 88312
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Articulation] => 88313
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Newspaper] => 9024
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Diário gaúcho] => 88314
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [(newspaper)] => 267205
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Publicidad autorreferencial] => 88316
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Comunicación contrato] => 88317
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Articulación] => 88318
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Prensa] => 273212
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [(journal)] => 267204
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Diário gaúcho] => 267203
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 262112
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Publicidade autorreferencial] => 88320
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Contrato de comunicação] => 88321
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Articulação] => 88322
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Jornal impresso] => 10115
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [(jornal)] => 267202
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Autorreferencialidade] => 88324
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Publicidade] => 272382
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Jornalismo] => 235111
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Diário gaúcho] => 267201
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2010-07-20] => 267167
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2010-16-1] => 8473
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The paper presents the results of an investigation into the construction of the Diário Gaúcho (part of RBS Group) in the self-referential ads. To find a way to mise en scène the product of the media and the popular reader, we seek the basis of the concepts of articulation and communication contract. We believe that the text and the context of advertising in newspaper production space is shown as a self-reference of a place marked by certain cultural matrices. The newspaper is staged to a friend of the reader, in other words, having the elimination of the typical characteristics of a journalistic product. The reader has already conducted two perspectives: one that celebrates the warmth, joy and traditions, and another that refers to the position of subordination and helplessness experienced by the lower classes.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El trabajo presenta los resultados de una investigación sobre la construcción del Diário Gaúcho (parte del Grupo RBS) en los anuncios autorreferenciales. Para encontrar la manera de escenificar el producto de los medios y el lector popular, buscamos la base de los conceptos de articulación y contrato de comunicación. Creemos que el texto y el contexto de la publicidad en el espacio de producción periodística se muestra como una autorreferencia de un lugar marcado por ciertas matrices culturales. El periódico se escenifica a un amigo del lector, es decir, habiendo la supresión de las características típicas de un producto periodístico. El lector ya se llevó a cabo dos perspectivas: una que celebra el calor, la alegría y las tradiciones, y otra que se refiere a la posición de subordinación e indefensión experimentado por las clases bajas.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a construção do Diário Gaúcho (pertencente ao Grupo RBS) em anúncios autorreferenciais. Para encontrar os modos de encenação do produto midiático e do leitor popular, buscamos o aporte dos conceitos de articulação e contrato de comunicação. Consideramos que o texto e o contexto da mensagem publicitária se inscrevem no espaço de produção jornalística como autorreferência de um lugar marcado por determinadas matrizes culturais. O jornal é encenado como um amigo do leitor, ou seja, há o apagamento das características típicas de um produto jornalístico. Já o leitor é encenado sob duas perspectivas: uma que exalta a afetividade, a alegria e as tradições; e outra que remete à posição de subordinação e desamparo vivenciada pelas camadas populares.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/12980] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/12980] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/12980] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 16, n. 1 (2010); 209-222] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Advertising self-referential of Diário Gaúcho: mise en scène of media product and the reader] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Publicidad autorreferencial del Diário Gaúcho: escenarios de los productos de medios y el lector] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Publicidade autorreferencial do Diário Gaúcho: encenações do produto midiático e do leitor] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/12980/8748] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/12980/8748] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/12980] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/12980/8748] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/12980#00002] => 0
                        )

                )

        )

)