Article Brapci-Revistas

Indicadores de avaliação de programas de pós-graduação: um estudo comparativo na área da Matemática *

Evaluation indicators of post graduate programs: a comparative study in Mathematics

The aim of this research is to analyze, in a comparative way, by category of grade, some indicators used by Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in evaluating the performance of Graduate Programs in Mathematics in Brazil, for the triennium 2007-2009, in order to contribute to understanding of the complex methodology involved in triennial evaluations of graduate programs. Based on the indicators present in the Comparative Worksheet of Triennial Assessment, Area Mathematics / Probability and Statistics, from 2007 to 2009, present at CAPES Portal, contingency tables were built for the 26 graduate programs in Mathematics, presenting each indicator and the program concepts. Overall, there was a trend of association of all indicators analyzed and the concept obtained, with older and larger programs with better grades in the assessment. Also, with the exception of journal articles Qualis B5, the article average per professor grows as grows the program grade.@en


O objetivo desta pesquisa é analisar, de forma comparativa, por categoria de nota, alguns dos indicadores utilizados pela CAPES na avaliação do desempenho dos Programas de Pós-Graduação em Matemática no Brasil, referentes ao triênio 2007-2009, a fim de contribuir para a compreensão da complexa metodologia envolvida nas avaliações trienais da pós-graduação. Com base nos indicadores presentes na Planilha Comparativa da Avaliação Trienal da área de Matemática, Probabilidade e Estatística do triênio 2007 a 2009, presentes no Portal CAPES, construíram-se tabelas de contingência para os 26 programas de Pós-Graduação em Matemática apresentando simultaneamente cada indicador e conceito dos programas. De modo geral, observou-se uma tendência de associação de todos os indicadores analisados e o conceito obtido, com programas mais antigos e maiores com melhores notas na avaliação. Ainda, com exceção de artigos em periódicos Qualis B5, a média de artigos por docente, cresce à medida que cresce a nota do programa.@pt

. Evaluation indicators of post graduate programs: a comparative study in mathematics indicadores de avaliação de programas de pós-graduação: um estudo comparativo na área da matemática * indicadores de avaliação de programas de pós-graduação: um estudo comparativo na área da matemática * *. Em questão, [????].

References

  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) 2005-2010. Brasília, DF, 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2012.
  • COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Avaliação da pós-graduação. 2006a. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2012.
  • COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Em que consiste a avaliação trienal da Capes? Disponível em: . 2006b. Acesso em: 25 maio 2012.
  • COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Planilhas Comparativas da Avaliação Trienal 2010. Disponível em: . 2006c. Acesso em: 12 maio 2012c.
  • COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plano Nacional de Pós-Graduação. Brasília, dez 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2012.
  • CUSTÓDIO, P. A. G. R., GRÁCIO, M. C. C. Indicadores de avaliação dos programas de pós-graduação em educação: um estudo comparativo no triênio 2007 – 2009. In: JORNADA PEDAGÓGICA PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - Contexto, Análise Crítica, Perspectivas e Proposições, 14., 2012. Anais... Marília: Oficina Universitária, 2012. P. 1-16.
  • FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP). Análise da produção cientifica a partir de indicadores bibliométricos. 2005. P.1-44. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2012.
  • GATTI, B. A. Reflexão sobre os desafios da pós-graduação: novas perspectivas sociais, conhecimento e poder. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ., n.18, p. 108116, 2001. Disponível em: Acesso em: 25 mai. 2012.
  • GLÄNZEL, W. Bibliometrics as a research field: a course on theory and application of bibliometric indicators. Bélgica, 2003. Disponível em: . Acesso em: 8 maio 2012.
  • MACCARI, E. A.., LIMA, M. C.., RICCIO, E. L. Uso do Sistema de Avaliação da CAPES por Programas de PósGraduação em Administração no Brasil. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 68-96, set./ dez., 2009.
  • ROCHA E SILVA, M. O Novo Qualis e o futuro dos periódicos científicos brasileiros. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 96-97, jul./set. 2009.
  • RODRIGUES, C. M. C. Proposta de avaliação integrada ao planejamento anual: um modelo para as UCGs. 2003. 341 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) -- Escola de Engenharia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2003.
  • SANCHO, R. Indicadores bibliométricos utilizados en la evaluación de la ciencia y la tecnología. Revisión bibliográfica. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 13, n. 3-4, p. 842-865, 1990.
  • SANTOS, C. M. dos. Tradições e contradições da pósgraduação no Brasil. Educação and Sociedade, São Paulo, SP, v. 24, n. 83, p. 627-641, 2003. Disponível em: . Acesso em: 25
  • WITTER, G. P. Pós-graduação e produção científica: a questão da autoria. Transinformação, Campinas, v.1, n.1, p. 29-37, 1989. Graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Presidente Prudente).
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-01-10] => 8466
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Renata Cristina Gutierres Castanha] => 9630
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Maria Claudia Cabrini Gracio] => 6597
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_33192#00002.pdf] => 96656
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [97] => 1512
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [81] => 660
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bibliometric indicators] => 268466
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Scientific production] => 273771
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Post graduate programs in mathematics] => 267504
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciëncia social aplicada] => 2102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Indicador bibliométrico] => 9624
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Produção científica] => 261508
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Pós-graduação em matemática] => 267656
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Indicador de ciência e tecnologia] => 178812
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Indicadores bibliométricos] => 199444
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Indicadores de ciência e tecnologia] => 267503
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-01-10] => 267493
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2012-18-3] => 8455
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The aim of this research is to analyze, in a comparative way, by category of grade, some indicators used by Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in evaluating the performance of Graduate Programs in Mathematics in Brazil, for the triennium 2007-2009, in order to contribute to understanding of the complex methodology involved in triennial evaluations of graduate programs. Based on the indicators present in the Comparative Worksheet of Triennial Assessment, Area Mathematics / Probability and Statistics, from 2007 to 2009, present at CAPES Portal, contingency tables were built for the 26 graduate programs in Mathematics, presenting each indicator and the program concepts. Overall, there was a trend of association of all indicators analyzed and the concept obtained, with older and larger programs with better grades in the assessment. Also, with the exception of journal articles Qualis B5, the article average per professor grows as grows the program grade.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O objetivo desta pesquisa é analisar, de forma comparativa, por categoria de nota, alguns dos indicadores utilizados pela CAPES na avaliação do desempenho dos Programas de Pós-Graduação em Matemática no Brasil, referentes ao triênio 2007-2009, a fim de contribuir para a compreensão da complexa metodologia envolvida nas avaliações trienais da pós-graduação. Com base nos indicadores presentes na Planilha Comparativa da Avaliação Trienal da área de Matemática, Probabilidade e Estatística do triênio 2007 a 2009, presentes no Portal CAPES, construíram-se tabelas de contingência para os 26 programas de Pós-Graduação em Matemática apresentando simultaneamente cada indicador e conceito dos programas. De modo geral, observou-se uma tendência de associação de todos os indicadores analisados e o conceito obtido, com programas mais antigos e maiores com melhores notas na avaliação. Ainda, com exceção de artigos em periódicos Qualis B5, a média de artigos por docente, cresce à medida que cresce a nota do programa.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/33192] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/33192] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/33192] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 18, n. 3 (2012); 81-97] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Evaluation indicators of post graduate programs: a comparative study in Mathematics] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Indicadores de avaliação de programas de pós-graduação: um estudo comparativo na área da Matemática *] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Indicadores de avaliação de programas de pós-graduação: um estudo comparativo na área da Matemática * *] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Indicadores de avaliação de programas de pós-graduação: um estudo comparativo na área da Matemática] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/33192/24052] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/33192/15262] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/33192/15263] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/33192/15264] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/33192/15265] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/33192/15266] => 0
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/33192/15267] => 0
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/33192/24052] => 0
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/33192/15262] => 0
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/33192/15263] => 0
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/33192/15264] => 0
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/33192/15265] => 0
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/33192/15266] => 0
                        )

                    [13] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/33192/15267] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33192] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33192/24052] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/33192#00002] => 0
                        )

                )

        )

)