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Da origem do marketing à sua orientação social: desde a perspectiva econômica à social. Aspectos de organização e comunicação

From the origin of the marketing to the social orientation: from the economic perspective to the social one. Organization and communication aspects

Da origem do marketing à sua orientação social: desde a perspectiva econômica à social. Aspectos de organização e comunicação

This research analyzes the historic events that favored the origin of the marketing as a technique, its application and its later consolidation as a discipline. From that time the evolution is gone on from its economic origin to the application to any type of organization or product, defining the parameters through marketing is nowadays governed. This is because the orientations of the marketing have gone evolving in the 20th and today all the organizations are directed to the market and, therefore, their activity is planned from the marketing. Nonetheless, in the last years the organizations have a new demand presented to them: goes beyond the user’s satisfaction; so, they should act low the conception of the called social marketing and, in this way, contributing also to the well-being of the long-term society.@en


Este artigo analisa os eventos históricos que propiciaram a aparição do marketing como técnica, sua aplicação, o posterior assentamento do conceito e a consolidação do marketing como disciplina. Desde esse momento se repassa a evolução que sofreu o conceito desde sua origem econômica até sua aplicação a qualquer tipo de organização e produto, até definir os parâmetros pelos quais se rege na atualidade. E é que as orientações do marketing foram evoluindo ao longo do século XX e o habitual é que as organizações se orientem ao mercado e, portanto, sua atividade se planeje desde o marketing. Não obstante, nos últimos anos às organizações se lhes apresenta uma exigência nova que vai além da satisfação do usuário: devem atuar côa concepção do denominado marketing social e, portanto, contribuir, além disso, ao bem-estar da sociedade em longo prazo.@es
Este artigo analisa os eventos históricos que propiciaram a aparição do marketing como técnica, sua aplicação, o posterior assentamento do conceito e a consolidação do marketing como disciplina. Desde esse momento se repassa a evolução que sofreu o conceito desde sua origem econômica até sua aplicação a qualquer tipo de organização e produto, até definir os parâmetros pelos quais se rege na atualidade. E é que as orientações do marketing foram evoluindo ao longo do século XX e o habitual é que as organizações se orientem ao mercado e, portanto, sua atividade se planeje desde o marketing. Não obstante, nos últimos anos às organizações se lhes apresenta uma exigência nova que vai além da satisfação do usuário: devem atuar côa concepção do denominado marketing social e, portanto, contribuir, além disso, ao bem-estar da sociedade em longo prazo.@pt

. From the origin of the marketing to the social orientation: from the economic perspective to the social one. organization and communication aspects da origem do marketing à sua orientação social: desde a perspectiva econômica à social. aspectos de organização e comunicação. Em questão, [????].

References

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