Article Brapci-Revistas

Análise do termo “Repositório Institucional” no Twitter: um estudo altmétrico

Term analysis of “Institutional Repository” on Twitter: an altmetric study

Apresenta uma análise altmétrica do termo “Repositório Institucional” no Twitter no período de 2009 a 2015. O estudo é de caráter qualiquantitativo, do tipo descritivo e utilizou a altmetria buscando-se auferir as postagens relacionadas ao termo, bem como realizar uma análise de conteúdo das mesmas, a fim de identificar as relações estabelecidas entre o termo e assuntos associados. Os resultados mostraram que as primeiras publicações sobre o termo Repositório Institucional em língua portuguesa no Twitter aparecem em 2009, sendo que a maior quantidade de tweets sobre o tema aconteceu em 2013. Destacou-se a prevalência da categoria “Citações sociais” e “Divulgação de Repositório Institucional”, que, na maioria das vezes, menciona a implantação de Repositórios. Nas postagens referentes às citações sociais destaca-se a menção a “Livros” e “Artigo de revista”, evidenciando o Repositório da UFBA, que disponibilizou o maior número de livros publicados pela Editora da Instituição. A hashtag mais encontrada foi #opendoar, que é o diretório oficial de repositórios acadêmicos de acesso a erto, desenvolvido pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Por fim, consideram-se os estudos altmétricos como uma possibilidade de análise das relações entre as mídias sociais e a produção científica, bem como uma alternativa de divulgação e/ou compartilhamento dessas informações entre os pesquisadores e interessados.@pt


It presents an altmetric analysis of the term “institutional repository” on twitter in the period from 2009 to 2015. the study is qualitative and quantitative, descriptive in nature, and used altmetrics to show posts related to the term and the content analysis thereof in order to identify the relationships established between the term and associated issues. the results showed that the first publications about the institutional repository term in portuguese on twitter appeared in 2009, and the highest number of tweets on the subject took place in. it highlighted the prevalence of the category “social citations”â and “institutional repository disclosure”, which most often mentions the implementation of repositories. in posts related to social citation there is mention of “books” and “journal article”, a reference to the repository of ufba, which provided the largest number of books published by the publishing house of the institution. the most frequent hashtag was #opendoar, which is the official directory of academic open access repositories, developed by the university of nottingham, in the uk. finally, altmetric studies are considered a possibility of analysis of the relationship between social media and the scientific production and an alternative to disseminate and/or share such information among researchers and stakeholders.@en

. Análise do termo “repositório institucional” no twitter: um estudo altmétrico term analysis of “institutional repository” on twitter: an altmetric study. Em questão, [????].

References

  • ADIE, E.., ROE., W. Altmetric: enriching scholarly content with article-level discussion and metrics. Learned Publishing, Hoboken, v. 26, n. 1, p. 11-17, 2013.
  • AGICHTEIN, E. et al. Finding high-quality content in social media. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON WEB SEARCH AND DATA MINING, 1., 2008, Stanford. Proceedings… Stanford: Stanford University, 2008. p. 183194.
  • BANSAL, P.., BANSAL, R.., VARMA, V. Towards Deep Semantic Analysis of Hashtags. In: EUROPEAN CONFERENCE ON IR RESEARCH, 2015, Vienna. Proceedings… Vienna: [s.n.], 2015.
  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
  • BOYD, D. Social media is here to stay. Now what? In: MICROSOFT RESEARCH TECH FEST, 2009, Redmond. Disponível em: . Acesso em: 22 ago.
  • BRASIL. Residência da República. Secretaria de Comunicação ocial. Pes is r si eir de di 2015 há itos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.
  • ERDT, M. et al. Altmetrics: an analysis of the state-of-the-art in measuring research impact on social media. Scientometrics, Dordrecht, v. 109, n. 2, p. 11171166, Nov. 2016.
  • EYSENBACH, G. Can tweets predict citations? Metrics of social impact based on Twitter and correlation with traditional metrics of scientific impact. Journal of Medical Internet Research, Toronto, v. 14, n. 1, Jan. 2012.
  • HASSAN, S.., GILLANI, U. A. Altmetrics of "altmetrics" using Google Scholar, Twitter, Mendeley, Facebook, Google-plus, CiteULike, Blogs and Wiki. 2016. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2016.
  • HAUSTEIN, S. Grand challenges in altmetrics: heterogeneity, data quality and dependencies. Scientometrics, Dordrecht, v. 108, n. 1, p. 413-423, July 2016.
  • HAU TEI , .., B MA , T. D.., C TA , R. Interpreting “altmetrics” viewing acts on social media through the lens of citation and social theories. In: SUGIMOTO, C. R. (Ed.). Theories of informetrics and scholarly communication. Frankfurt: De Gruyter, 2016.
  • HOLMBERG, K. The meaning of altmetrics. In: ANNUAL INTERNATIONAL ASSOCIATION OF SCIENCE AND TECHNOLOGICAL UNIVERSITY LIBRARIES CONFERENCE, 35., 2014, Helsinki. Proceedings... Helsinki: Purdue University, 2014. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2016.
  • LEITE, F. C. L. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da in or o cien fica brasileira repositórios institucionais de acesso a erto. Brasília: IBICT, 2009.
  • MAHRT, M.., WELLER, K.., PETERS, I. Twitter in scholarly communication. In: WELLER, K. et al. (Ed.). Twitter and society. New York: Peter Lang, 2014. p. 399-410.
  • MARC DE , C. H.., A , L. F. guisa de introdução repositórios institucionais e livre acesso. In: SAYÃO, L. F. et al. (Org.). n oe ges o de re osi rios ins i cion is políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 9-22.
  • MELERO, R. Altmetrics: a complement to conventional metrics. Biochemia Medica, Zagreb, v. 25, n. 2, p. 152–160, 2015. Disponível em: . Acesso em: 1 ago.
  • PRIEM, J. et al. Altmetrics: a manifesto. 2010. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2016.
  • SANKAR, P.., KAVITHA, E. S. Altmetrics: new research tool in the growth social media. E-Journal of Library and Information Science, Amsterdam, v. 3, n. 1, p. 80-91, Jan./Feb. 2016. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2016.
  • CH ITZLER, K. et al. Using Twitter™ to drive research impact a discussion of strategies, opportunities and challenges. International Journal of Nursing Studies, Elmsford, v. 59, p. 15-26, July. 2016.
  • SHINTAKU, M.., DUQUE, C. G.., SUAIDEN, E. J. Federações de repositórios: conceitos, políticas, características e tendências. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 51-66, jul./set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2016.
  • SOUZA, I. V. P. de. Altmetria: métricas alternativas do impacto da comunicação científica. 2014. 104f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
  • STEVENSON, J. A.., ZHANG, J. A temporal analysis of institutional repository research. Scientometrics, Dordrecht, v. 105, p. 1491-1525, Dec. 2015.
  • SUGIMOTO, C. R. et al. Scholarly use of social media and altmetrics: a review of the literature. Journal of the Association for Information Science and Technology, Chapel Hill, 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2016.
  • THE CONTINUED growth of social media. Search Engine Journal. Jan. 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 abr.
  • WELLER, K. et al. Twitter and society: an introduction. In: WELLER, K. et al. (Ed.). Twitter and society. New York: Peter Lang, 2014.
  • WILSDON, J. et al. The metric tide: report of the independent review of the role of metrics in research assessment and management. July 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2016.
NLP0.29
Visto 32 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-01-27] => 8715
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Vildeane da Rocha Borba] => 8716
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Andrea Carla de Melo Marinho] => 45194
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Sônia Elisa Caregnato] => 35607
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Andrea Carla Melo Marinho] => 8717
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_68086#00002.pdf] => 46092
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [308] => 8714
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [290] => 8713
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciëncia social aplicada] => 2102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Altmetria] => 227687
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Métrica alternativa] => 8711
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Comunicação científica] => 298903
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Repositório institucional] => 177313
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Altmetrics] => 186806
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Métricas alternativas] => 191756
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Twitter] => 234894
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Twitter] => 199226
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Alternative metrics] => 191755
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Scientific communication] => 263084
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Institutional repository] => 175153
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Altmetrics] => 232842
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Twitter] => 267390
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-01-27] => 267830
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2017-23-] => 8709
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta uma análise altmétrica do termo “Repositório Institucional” no Twitter no período de 2009 a 2015. O estudo é de caráter qualiquantitativo, do tipo descritivo e utilizou a altmetria buscando-se auferir as postagens relacionadas ao termo, bem como realizar uma análise de conteúdo das mesmas, a fim de identificar as relações estabelecidas entre o termo e assuntos associados. Os resultados mostraram que as primeiras publicações sobre o termo Repositório Institucional em língua portuguesa no Twitter aparecem em 2009, sendo que a maior quantidade de tweets sobre o tema aconteceu em 2013. Destacou-se a prevalência da categoria “Citações sociais” e “Divulgação de Repositório Institucional”, que, na maioria das vezes, menciona a implantação de Repositórios. Nas postagens referentes às citações sociais destaca-se a menção a “Livros” e “Artigo de revista”, evidenciando o Repositório da UFBA, que disponibilizou o maior número de livros publicados pela Editora da Instituição. A hashtag mais encontrada foi #opendoar, que é o diretório oficial de repositórios acadêmicos de acesso a erto, desenvolvido pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Por fim, consideram-se os estudos altmétricos como uma possibilidade de análise das relações entre as mídias sociais e a produção científica, bem como uma alternativa de divulgação e/ou compartilhamento dessas informações entre os pesquisadores e interessados.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [It presents an altmetric analysis of the term “institutional repository” on twitter in the period from 2009 to 2015. the study is qualitative and quantitative, descriptive in nature, and used altmetrics to show posts related to the term and the content analysis thereof in order to identify the relationships established between the term and associated issues. the results showed that the first publications about the institutional repository term in portuguese on twitter appeared in 2009, and the highest number of tweets on the subject took place in. it highlighted the prevalence of the category “social citations”â and “institutional repository disclosure”, which most often mentions the implementation of repositories. in posts related to social citation there is mention of “books” and “journal article”, a reference to the repository of ufba, which provided the largest number of books published by the publishing house of the institution. the most frequent hashtag was #opendoar, which is the official directory of academic open access repositories, developed by the university of nottingham, in the uk. finally, altmetric studies are considered a possibility of analysis of the relationship between social media and the scientific production and an alternative to disseminate and/or share such information among researchers and stakeholders.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [It presents an altmetric analysis of the term “institutional repository” on twitter in the period from 2009 to 2015. the study is qualitative and quantitative, descriptive in nature, and used altmetrics to show posts related to the term and the content analysis thereof in order to identify the relationships established between the term and associated issues. the results showed that the first publications about the institutional repository term in portuguese on twitter appeared in 2009, and the highest number of tweets on the subject took place in. it highlighted the prevalence of the category “social citations” and “institutional repository disclosure”, which most often mentions the implementation of repositories. in posts related to social citation there is mention of “books” and “journal article”, a reference to the repository of ufba, which provided the largest number of books published by the publishing house of the institution. the most frequent hashtag was #opendoar, which is the official directory of academic open access repositories, developed by the university of nottingham, in the uk. finally, altmetric studies are considered a possibility of analysis of the relationship between social media and the scientific production and an alternative to disseminate and/or share such information among researchers and stakeholders.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/68086] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/68086] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245230.290-308] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/68086] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 23, Edição Especial 5 EBBC, 2017; 290-308] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análise do termo “Repositório Institucional” no Twitter: um estudo altmétrico] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Term analysis of “Institutional Repository” on Twitter: an altmetric study] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Term analysis of “Institutional Repository” on Twitter: an altmetric study] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/68086/40218] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/68086/40218] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/68086] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/68086/40218] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/68086#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245230.290-308] => 0
                        )

                )

        )

)