Article Brapci-Revistas

Análise do discurso turístico da Serra Gaúcha

Analisys of the tourism discourse about serra gaúcha

Análisis del discurso turístico de la sierra gaucha

Este artigo apresenta uma análise do discurso do turismo considerando suas diversas manifestações. Essa análise possibilita entender que o discurso é fator de constituição da realidade do turismo. Por outro lado, o discurso do turismo seria um modelo que reflete a ação social dos atores da economia centrada no mercado, desconsiderando as necessidades das comunidades receptoras. O discurso descreve e explica o turismo, justificando sua importância e considerando-o uma fonte de lazer, prazer e uma alternativa de desenvolvimento econômico por meio da inclusão social. Ao se enfatizar os aspectos positivos e as cifras do seu desempenho, por meio do discurso, se evidencia a relevância econômica do turismo. Para fundamentar essas questões, este artigo analisa matérias do jornal Zero Hora sobre situações pontuais de contextos geográficos da Serra Gaúcha, como a Região das Hortênsias, a Região da Uva e do Vinho e os Campos de Cima da Serra. @pt


This article presents an analysis of the tourism discourse considering some of its manifestations. This analysis makes it possible to understand that the discourse is a constitution factor of the tourism reality. The tourism discourse would be a model that reflects the action of the social actors of an economic system centered in the market, disregarding the needs of the receiving communities. The discourse describes tourism justifying its importance as a source of leisure, pleasure and as an alternative of economic development by means of social inclusion. When the positive aspects and the figures of its performance are emphasized through discourse, the economic relevance of tourism is evidenced. To explain these questions, this article analyses news of the newspaper Zero Hora about situations from geographic contexts of Serra Gaúcha, such as Região das Hortênsias (The Hydrangeas Region), Região da Uva e do Vinho (the Wine and Grapes Region), and Campos de Cima da Serra (the Fields in the Uplands).@en
Este artículo presenta un análisis del discurso del turismo llevando en consideración algunas de sus manifestaciones. Este análisis permite entender que el discurso es factor de constitución de la realidad del turismo. El discurso del turismo seria un modelo que refleja la acción social de los actores de la economía centrada en el mercado, desconsiderando las necesidades de las comunidades receptoras. El discurso describe y explica el turismo, justificando su importancia y considerándolo una fuente de diversión, placer y una alternativa de desarrollo económico por medio de la inclusión social al enfatizar los aspectos positivos y el grado de su aprovechamiento. Por intermedio del discurso, se confirma la importancia económica del turismo. Para fundamentar estas cuestiones, este artículo hace un análisis de reportajes del diario Zero Hora sobre las situaciones que caracterizan contextos geográfico de la Sierra Gaucha, como la Región de las Hortensias, la Región de la Uva y del Vino y los Campos Encima de la Sierra.@es

. Análise do discurso turístico da serra gaúcha analisys of the tourism discourse about serra gaúcha análisis del discurso turístico de la sierra gaucha. Em questão, [????].

References

  • ARRILLAGA, J. I. Introdução ao turismo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
  • ARRONES, Jurdão F. Los mitos del turismo. Madrid: Edymion,1997.
  • A ARTE de se manter no poder. Zero Hora, Porto Alegre, 10 out. 2004. Reportagem Especial, p.4.
  • BELOS e inacessíveis. Zero Hora, Porto Alegre, 8 ago. 2004.
  • BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac, 2001.
  • BOURDIEU, Pierre. Espaço social y poder simbólico. In: BOUDIEU, Pierre. Cosas dichas. Barcelona: Gedisa ,2000. P. 127-142.
  • CAMARGO, Luiz Octávio. Sociologia do lazer. In: ANSARAH, Marírilia Gomes (Org.) Como aprender, como ensinar turismo. São Paulo: Senac, 2000.
  • CANCELADA edição da Chocofest deste ano. Zero Hora, Porto Alegre, 26 fev.2003. Economia.
  • CENÁRIO Deslumbrante, Acesso Precário. Zero Hora, Porto Alegre, 20 abr. 2003.
  • COOPER, Chris., FLETCHER, Jonh., WANHILL, Stephen., GILBERT, David., SHEPEHERD, Rebecca. Turismo, princípios e prática. São Paulo: Artmed, 1998.
  • FAIRCLOUGH, Norman. Michael Foucault e a análise do discurso. In FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UnB, 2001. P. 61-88.
  • FAIRCLOUGH, Norman. Teoria social do discurso. In: FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UnB, 2001. P. 89-132.
  • HARDY, Cynthia., PALMER, Ian. Discourse as a strategic resource: working paper. Human Resource Management and Industrial Relations, Melbourne, The University of Melbourne, n. 12, 1998.
  • GAGLIARDI, Pasquale. Explorando o lado estético da vida organizacional. In: CLEGG, Stewart., HARDY Cynthia., NORD, Walter R. (Orgs.) Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 2004.
  • JONES, Campbell. As if business ethics were possible, “within such limits” ... Organization, v. 10, n. 2,.p. 223-248, 2003.
  • KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
  • LICKORISH, Leonard L.., JENKINS, Carson L. Introdução ao turismo. Trad. Fabíola de Carvalho S. Vasconcelos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • LEMOS, Leandro. Turismo que negócio é esse? São Paulo: Papirus, 2000.
  • MOESCH, Marutschka. A produção do saber turístico. São Paulo: Contexto, 2000.
  • NOVELA mexe economia da Serra. Zero Hora, Porto Alegre, 31 mar. 2003. P. 4. PHILLIPS, Nelson. Discurse or institution? Institutional theory and the challenge of critical discourse analysis. In: WESTWOOD Robert., CLEGG, Stewart. Debating organization: point in organization studies. Oxford: Blackwell, 2003. P. 220-231.
  • STAMOU, Anastasia G. ., PARASKEVOPOULOS, Stephanos. Images of nature by tourism and environmentalist discourses in visitors books: a critical discourse analysis of ecotourism. London: Sage Publications, 2004. P. 105–129. SWARBROOKE, J. Turismo sustentável. São Paulo: Aleph, 2000.
  • TURISMO e desenvolvimento. Zero Hora, 2 jun. 2003. P.12 URRY, John. The tourism gaze. London: Sage, 2000.
  • WAHAB, Salah-Eldin Abdel. Introdução à administração do Turismo: alguns aspectos estruturais e operacionais do turismo internacional: teoria e prática. Trad. Luiz Roberto de Morais Junqueira. São Paulo: Pioneira, 1991. Doutorando em Ciências da Comunicação na Linha de Pesquisa em Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) E-mail: edegarlt@terra.com.br
  • RAMOS, Alberto Guerreiro. A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1989.
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2007-03-02] => 8555
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Edegar Luis Tomazzoni] => 8556
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_41#00002.pdf] => 46042
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [365] => 1694
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [339] => 8554
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análise organizacional] => 8541
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Análise do discurso] => 235357
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Turismo] => 175337
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Poder econômico] => 8543
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Mídia] => 235740
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Realidade] => 267583
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Serra gaúcha] => 8545
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Turismo] => 8542
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Discourse analysis] => 235355
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tourism discourse] => 8546
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Economic development] => 172879
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Media discourse] => 8548
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Serra gaúcha] => 266881
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Economic development] => 8547
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análisis del discurso] => 267004
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Discurso del turismo] => 8550
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Desarrollo económico] => 8551
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Discurso de la prensa] => 8552
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Sierra gaucha] => 266882
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2007-03-02] => 266871
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2006-12-2] => 8539
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artigo apresenta uma análise do discurso do turismo considerando suas diversas manifestações. Essa análise possibilita entender que o discurso é fator de constituição da realidade do turismo. Por outro lado, o discurso do turismo seria um modelo que reflete a ação social dos atores da economia centrada no mercado, desconsiderando as necessidades das comunidades receptoras. O discurso descreve e explica o turismo, justificando sua importância e considerando-o uma fonte de lazer, prazer e uma alternativa de desenvolvimento econômico por meio da inclusão social. Ao se enfatizar os aspectos positivos e as cifras do seu desempenho, por meio do discurso, se evidencia a relevância econômica do turismo. Para fundamentar essas questões, este artigo analisa matérias do jornal Zero Hora sobre situações pontuais de contextos geográficos da Serra Gaúcha, como a Região das Hortênsias, a Região da Uva e do Vinho e os Campos de Cima da Serra. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Este artigo apresenta uma análise do discurso do turismo considerando suas diversas manifestações. Essa análise possibilita entender que o discurso é fator de constituição da realidade do turismo. Por outro lado, o discurso do turismo seria um modelo que reflete a ação social dos atores da economia centrada no mercado, desconsiderando as necessidades das comunidades receptoras. O discurso descreve e explica o turismo, justificando sua importância e considerando-o uma fonte de lazer, prazer e uma alternativa de desenvolvimento econômico por meio da inclusão social. Ao se enfatizar os aspectos positivos e as cifras do seu desempenho, por meio do discurso, se evidencia a relevância econômica do turismo. Para fundamentar essas questões, este artigo analisa matérias do jornal Zero Hora sobre situações pontuais de contextos geográficos da Serra Gaúcha, como a Região das Hortênsias, a Região da Uva e do Vinho e os Campos de Cima da Serra.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This article presents an analysis of the tourism discourse considering some of its manifestations. This analysis makes it possible to understand that the discourse is a constitution factor of the tourism reality. The tourism discourse would be a model that reflects the action of the social actors of an economic system centered in the market, disregarding the needs of the receiving communities. The discourse describes tourism justifying its importance as a source of leisure, pleasure and as an alternative of economic development by means of social inclusion. When the positive aspects and the figures of its performance are emphasized through discourse, the economic relevance of tourism is evidenced. To explain these questions, this article analyses news of the newspaper Zero Hora about situations from geographic contexts of Serra Gaúcha, such as Região das Hortênsias (The Hydrangeas Region), Região da Uva e do Vinho (the Wine and Grapes Region), and Campos de Cima da Serra (the Fields in the Uplands).] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artículo presenta un análisis del discurso del turismo llevando en consideración algunas de sus manifestaciones. Este análisis permite entender que el discurso es factor de constitución de la realidad del turismo. El discurso del turismo seria un modelo que refleja la acción social de los actores de la economía centrada en el mercado, desconsiderando las necesidades de las comunidades receptoras. El discurso describe y explica el turismo, justificando su importancia y considerándolo una fuente de diversión, placer y una alternativa de desarrollo económico por medio de la inclusión social al enfatizar los aspectos positivos y el grado de su aprovechamiento. Por intermedio del discurso, se confirma la importancia económica del turismo. Para fundamentar estas cuestiones, este artículo hace un análisis de reportajes del diario Zero Hora sobre las situaciones que caracterizan contextos geográfico de la Sierra Gaucha, como la Región de las Hortensias, la Región de la Uva y del Vino y los Campos Encima de la Sierra.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/41] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/41] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/41] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 12, n. 2 (2006); 339-365] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análise do discurso turístico da Serra Gaúcha] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Analisys of the tourism discourse about serra gaúcha] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análisis del discurso turístico de la sierra gaucha] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/41/13] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/41/13] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/41] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/41/13] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/41#00002] => 0
                        )

                )

        )

)