Article Brapci-Revistas

Tecnologias de descoberta de conhecimento na gestão do conhecimento: contextualizações com a sociedade do conhecimento

Technologies for knowledge discovery in knowledge management: the contextualization of the society knowledge

O artigo pretende fazer uma análise de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial como é o caso do data mart, data mining e data warehouse para auxiliar na tomada de decisão do gestor de organizações tecendo relações com a gestão do conhecimento. Utilizou-se a revisão de literatura para compreender como a as ferramentas de Descoberta de Conhecimento (KDD) exploradas neste texto poderiam contribuir no que se considerou como boas práticas em gestão do conhecimento e na tomada de decisão. Tais tecnologias foram eleitas para análise por trabalharem com amplo volume de dados, sendo de grande utilidade em empresas que objetivam conhecer perfil de usuários e padrões de consumo e motivações, a fim de agregar valor ao negócio, sob a visão do business inteligence. Com relação a diferenças entre estas tecnologias se pode dizer que, enquanto o business inteligence atua no plano tácito de uma organização, as ferramentas tecnológicas trabalhadas neste artigo, atuam no plano estratégico, oferecendo, quando bem utilizadas, informações privilegiadas aos seus gestores.@pt


The article aims at an analysis of technology-based Artificial Intelligence such as the data mart, data mining and data warehouse to assist in decision-making manager organizations build relationships with the management of knowledge. These technologies were elected to analysis by working with large volume of data being useful in companies that aim to meet user´s profile and consumption patterns and motivations in order to add value to business, under the vision of business intelligence. Regarding the differences between these technologies can be said that while the acts in the business intelligence tacit plan of an organization, technology tools worked this article, work in the strategic plan, providing, as well used inside information to managers.@en

NLP0.29
Visto 29 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2010-01-01] => 7044
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gisele Vasconcelos Dziekaniak] => 7465
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_23492#00026.pdf] => 46010
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Data mart] => 8440
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Data mining] => 234340
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Data warehouse] => 8442
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Knowledge management] => 234140
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Artificial intelligence] => 186744
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Knowledge discovery] => 8444
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inteligência artificial] => 232804
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Descoberta de conhecimento] => 8446
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Datagramazero] => 434
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00026-2010-11-1] => 7038
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O artigo pretende fazer uma análise de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial como é o caso do data mart, data mining e data warehouse para auxiliar na tomada de decisão do gestor de organizações tecendo relações com a gestão do conhecimento. Utilizou-se a revisão de literatura para compreender como a as ferramentas de Descoberta de Conhecimento (KDD) exploradas neste texto poderiam contribuir no que se considerou como boas práticas em gestão do conhecimento e na tomada de decisão. Tais tecnologias foram eleitas para análise por trabalharem com amplo volume de dados, sendo de grande utilidade em empresas que objetivam conhecer perfil de usuários e padrões de consumo e motivações, a fim de agregar valor ao negócio, sob a visão do business inteligence. Com relação a diferenças entre estas tecnologias se pode dizer que, enquanto o business inteligence atua no plano tácito de uma organização, as ferramentas tecnológicas trabalhadas neste artigo, atuam no plano estratégico, oferecendo, quando bem utilizadas, informações privilegiadas aos seus gestores.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The article aims at an analysis of technology-based Artificial Intelligence such as the data mart, data mining and data warehouse to assist in decision-making manager organizations build relationships with the management of knowledge. These technologies were elected to analysis by working with large volume of data being useful in companies that aim to meet user´s profile and consumption patterns and motivations in order to add value to business, under the vision of business intelligence. Regarding the differences between these technologies can be said that while the acts in the business intelligence tacit plan of an organization, technology tools worked this article, work in the strategic plan, providing, as well used inside information to managers.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/23492] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000023492] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [DataGramaZero, v. 11, n. 1, 2010, p. A05.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tecnologias de descoberta de conhecimento na gestão do conhecimento: contextualizações com a sociedade do conhecimento] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Technologies for knowledge discovery in knowledge management: the contextualization of the society knowledge] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/53020] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [PDF:_repositorio/2017/07/pdf_80fa56fe7f_0000023492.pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/23492#00026] => 0
                        )

                )

        )

)