Article
Este trabalho relata as iniciativas para a estruturação e desenvolvimento do curso sobre competência em informação, ministrado aos alunos da pós-graduação da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrantes do projeto Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo. O objetivo do curso é proporcionar aos alunos conhecimento teórico e prático sobre a competência em informação, evidenciando as estratégias de busca, recuperação e organização da informação e do conhecimento sobre seus temas de pesquisa, em bases de dados científicas e tecnológicas de dados sob a gestão do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curso está estruturado em módulos, cujos conteúdos evoluem dos conceitos básicos sobre informação, conhecimento, periódico científico, patente etc., até o treinamento para a utilização das bases de dados. A pesquisa bibliográfica e sua importância para a produção de conhecimento científico e tecnológico é destacada nesse contexto. Finalmente, conclui-se que os trabalhos finais de curso evidenciaram o progresso dos alunos no desenvolvimento de suas competências e habilidades para o acesso e a recuperação de informações relevantes e, consequentemente, para a produção de novos conhecimentos, especialmente em suas áreas acadêmicas de pesquisa.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2011-10-20] => 62541 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Vânia Lisbôa da Silveira Guedes] => 20622 ) [1] => Array ( [Ana Maria Ferreira Carvalho] => 3798 ) [2] => Array ( [Ana Maria Ferreira de Carvalho] => 28266 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/733/2018/09/oai_ojs_portalseer_ufba_br_article_4906#00055.pdf] => 98683 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [53] => 2579 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [34] => 2414 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Biblioteconomia] => 234396 ) [2] => Array ( [Competência em informação] => 264669 ) [3] => Array ( [Pesquisa bibliográfica] => 190925 ) [4] => Array ( [Escola de quimica da universidade federal do rio de janeiro] => 81745 ) [5] => Array ( [Agencia nacional do petroleo] => 276491 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteconomia] => 234448 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2011-10-20] => 274590 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ponto de acesso] => 733 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00055-2011-5-2] => 62539 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Este trabalho relata as iniciativas para a estruturação e desenvolvimento do curso sobre competência em informação, ministrado aos alunos da pós-graduação da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrantes do projeto Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo. O objetivo do curso é proporcionar aos alunos conhecimento teórico e prático sobre a competência em informação, evidenciando as estratégias de busca, recuperação e organização da informação e do conhecimento sobre seus temas de pesquisa, em bases de dados científicas e tecnológicas de dados sob a gestão do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curso está estruturado em módulos, cujos conteúdos evoluem dos conceitos básicos sobre informação, conhecimento, periódico científico, patente etc., até o treinamento para a utilização das bases de dados. A pesquisa bibliográfica e sua importância para a produção de conhecimento científico e tecnológico é destacada nesse contexto. Finalmente, conclui-se que os trabalhos finais de curso evidenciaram o progresso dos alunos no desenvolvimento de suas competências e habilidades para o acesso e a recuperação de informações relevantes e, consequentemente, para a produção de novos conhecimentos, especialmente em suas áreas acadêmicas de pesquisa.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/4906] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/4906] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4906] => 0 ) [1] => Array ( [10.9771/1981-6766rpa.v5i2.4906] => 0 ) [2] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4906] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [PontodeAcesso; v. 5, n. 2 (2011); 34-53] => 0 ) [1] => Array ( [1981-6766] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A competência em informação na pós-graduação da escola de química...] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4906/3906] => 0 ) [1] => Array ( [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/downloadSuppFile/4906/246] => 0 ) [2] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4906/3906] => 0 ) [3] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/downloadSuppFile/4906/246] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4906] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4906/3906] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/4906#00055] => 0 ) ) ) )