Article Brapci-Revistas

A tecnologia audiovisual através da informação audiodescritiva: uma perspectiva da ciência da informação

O contexto social atual interliga os aspectos informacionais com os processos tecnológicos, visando proporcionar um amplo desenvolvimento da disseminação da informação e a Ciência da Informação, como um modelo de ciência social aplicada objetiva prover o acesso à informação ao indivíduo, através da transmissão, do armazenamento, do registro, ou seja, em todo o processo que envolve a mediação informacional. Objetiva compreender como as teorias, técnicas e práticas de Ciência da Informação podem atuar no processo de inclusão e acessibilidade sociais e no empoderamento de pessoas com deficiência visual, promovido pela informação audiodescritiva, área que vem sendo desenvolvida, atualmente, por profissionais advindos em sua maioria das áreas de Letras, Pedagogia e Comunicação. Caracteriza a importância da Ciência da Informação no contexto das ações de preservação e políticas de salvaguarda dos materiais audiodescritos por grupos e núcleos de pesquisa de Universidades Federais da Bahia, de Minas Gerais, de Pernambuco e da Estadual do Ceará, relacionando as teorias, práticas e técnicas da Ciência da Informação, com o desenvolvimento da informação audiodescritiva no país. O percurso metodológico resultou em uma pesquisa de natureza exploratória, quantitativa e qualitativa, desenvolvida por um levantamento bibliográfico e pela aplicação de questionários online aos grupos e núcleos de pesquisa, baseado na amostragem não-aleatória por julgamento e nos procedimentos estatístico e comparativo, cujo método de abordagem adotado foi o dialético materialista. São analisados os conceitos e aspectos da informação audiodescritiva, tecnologia assistiva, pessoa com deficiência visual, legislação da audiodescrição, memória social, preservação e salvaguarda. O aspecto problemático observado foi a falta de conhecimento da maioria dos profissionais audiodescritores sobre as ações de preservação e políticas de salvaguarda dos materiais audiodescritos produzidos pelos grupos e núcleos que esses fazem parte, impossibilitando que eles possam aplicar corretamente as ações de preservação, pois como a maioria não compreende a diferença entre os termos (preservação e salvaguarda), consequentemente não possuem um plano de políticas de salvaguarda, o que pode dificultar o desenvolvimento da memória social da audiodescrição no Brasil. Entre os aspectos positivos obtidos, destaca-se a relevância da Ciência da Informação neste diálogo com a informação audiodescritiva, pois através da expertise da área, o campo da audiodescrição terá efetivos ganhos no processo da memória social da temática que vem sendo construída pelos grupos e núcleos de pesquisa analisados. Diante das evidencias apontadas constatou-se que apesar da legislação brasileira existente sobre a temática, o processo de inclusão e acessibilidade sociais que a audiodescrição pode oferecer a esse público ainda está muito distante do ideal. É preciso que as áreas do saber dialoguem, em específico neste caso, a Ciência da Informação e as áreas de Letras, Pedagogia e Comunicação de onde são oriundos os profissionais que lidam com a temática da audiodescrição, atualmente, e promovam ações que colaborem com as políticas públicas e ampliem o acesso da informação audiodescritiva aos seus usuários, pois apenas um único discurso não tem o mesmo impacto que a união de ações dos pesquisadores, governo, das pessoas com deficiência visual e da sociedade civil em geral.@pt


. A tecnologia audiovisual através da informação audiodescritiva: uma perspectiva da ciência da informação. Ponto de acesso, [????].
NLP0.29
Visto 8 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-04-19] => 8684
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tamires Neves Conceição] => 81484
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/733/2018/09/oai_ojs_portalseer_ufba_br_article_26843#00055.pdf] => 98739
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [116] => 1194
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [115] => 1001
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Resumo de Dissertação e Tese] => 702
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Teses e dissertações] => 232712
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação audiodescritiva] => 81482
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Acessibilidade] => 247610
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Cientista da informação] => 5065
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Tecnologia assistiva] => 276623
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-04-19] => 265532
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ponto de acesso] => 733
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00055-2018-12-1] => 61197
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O contexto social atual interliga os aspectos informacionais com os processos tecnológicos, visando proporcionar um amplo desenvolvimento da disseminação da informação e a Ciência da Informação, como um modelo de ciência social aplicada objetiva prover o acesso à informação ao indivíduo, através da transmissão, do armazenamento, do registro, ou seja, em todo o processo que envolve a mediação informacional. Objetiva compreender como as teorias, técnicas e práticas de Ciência da Informação podem atuar no processo de inclusão e acessibilidade sociais e no empoderamento de pessoas com deficiência visual, promovido pela informação audiodescritiva, área que vem sendo desenvolvida, atualmente, por profissionais advindos em sua maioria das áreas de Letras, Pedagogia e Comunicação. Caracteriza a importância da Ciência da Informação no contexto das ações de preservação e políticas de salvaguarda dos materiais audiodescritos por grupos e núcleos de pesquisa de Universidades Federais da Bahia, de Minas Gerais, de Pernambuco e da Estadual do Ceará, relacionando as teorias, práticas e técnicas da Ciência da Informação, com o desenvolvimento da informação audiodescritiva no país. O percurso metodológico resultou em uma pesquisa de natureza exploratória, quantitativa e qualitativa, desenvolvida por um levantamento bibliográfico e pela aplicação de questionários online aos grupos e núcleos de pesquisa, baseado na amostragem não-aleatória por julgamento e nos procedimentos estatístico e comparativo, cujo método de abordagem adotado foi o dialético materialista. São analisados os conceitos e aspectos da informação audiodescritiva, tecnologia assistiva, pessoa com deficiência visual, legislação da audiodescrição, memória social, preservação e salvaguarda. O aspecto problemático observado foi a falta de conhecimento da maioria dos profissionais audiodescritores sobre as ações de preservação e políticas de salvaguarda dos materiais audiodescritos produzidos pelos grupos e núcleos que esses fazem parte, impossibilitando que eles possam aplicar corretamente as ações de preservação, pois como a maioria não compreende a diferença entre os termos (preservação e salvaguarda), consequentemente não possuem um plano de políticas de salvaguarda, o que pode dificultar o desenvolvimento da memória social da audiodescrição no Brasil. Entre os aspectos positivos obtidos, destaca-se a relevância da Ciência da Informação neste diálogo com a informação audiodescritiva, pois através da expertise da área, o campo da audiodescrição terá efetivos ganhos no processo da memória social da temática que vem sendo construída pelos grupos e núcleos de pesquisa analisados. Diante das evidencias apontadas constatou-se que apesar da legislação brasileira existente sobre a temática, o processo de inclusão e acessibilidade sociais que a audiodescrição pode oferecer a esse público ainda está muito distante do ideal. É preciso que as áreas do saber dialoguem, em específico neste caso, a Ciência da Informação e as áreas de Letras, Pedagogia e Comunicação de onde são oriundos os profissionais que lidam com a temática da audiodescrição, atualmente, e promovam ações que colaborem com as políticas públicas e ampliem o acesso da informação audiodescritiva aos seus usuários, pois apenas um único discurso não tem o mesmo impacto que a união de ações dos pesquisadores, governo, das pessoas com deficiência visual e da sociedade civil em geral.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/26843] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26843] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26843] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26843] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [PontodeAcesso; v. 12, n. 1 (2018); 115-116] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-6766] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A tecnologia audiovisual através da informação audiodescritiva: uma perspectiva da ciência da informação] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26843/16178] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26843/16178] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26843] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/26843/16178] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/26843#00055] => 0
                        )

                )

        )

)