Article Brapci-Revistas

Breves reflexões sobre a leitura hipertextual no contexto das bibliotecas escolares

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da biblioteca escolar no contexto da leitura hipertextual. O hipertexto relaciona-se a escrita e/ou leitura não linear e não hierarquizada que por meio de links permite o acesso a outros conteúdos, muitas vezes, externos ao texto original. A leitura hipertextual faz parte do cotidiano infantil, seja em livros infantis impressos, nos e-books, bem como, no próprio ambiente da Internet. Nesse sentido, buscou-se discutir o papel do bibliotecário que atua nestas instituições em relação à formação do pequeno leitor. Ainda que haja um distanciamento entre educador e bibliotecário, é inegável que essa parceria contribuirá, efetivamente, no incentivo a leitura, transformando leitores passivos em leitores críticos, capazes de conduzir e aproveitar a leitura, mesmo em situação de não-linearidade, inclusive com inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente da biblioteca escolar.@pt


. Breves reflexões sobre a leitura hipertextual no contexto das bibliotecas escolares. Ponto de acesso, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-04-19] => 81442
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cláudio Marcondes de Castro Filho] => 1280
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Márcia Regina da Silva] => 8161
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Claudio Marcondes Castro Filho] => 13439
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/733/2018/09/oai_ojs_portalseer_ufba_br_article_10007#00055.pdf] => 98747
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [13] => 1273
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2] => 958
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Leitura hipertextual] => 29723
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-04-19] => 276553
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ponto de acesso] => 733
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00055-2016-10-1] => 63013
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da biblioteca escolar no contexto da leitura hipertextual. O hipertexto relaciona-se a escrita e/ou leitura não linear e não hierarquizada que por meio de links permite o acesso a outros conteúdos, muitas vezes, externos ao texto original. A leitura hipertextual faz parte do cotidiano infantil, seja em livros infantis impressos, nos e-books, bem como, no próprio ambiente da Internet. Nesse sentido, buscou-se discutir o papel do bibliotecário que atua nestas instituições em relação à formação do pequeno leitor. Ainda que haja um distanciamento entre educador e bibliotecário, é inegável que essa parceria contribuirá, efetivamente, no incentivo a leitura, transformando leitores passivos em leitores críticos, capazes de conduzir e aproveitar a leitura, mesmo em situação de não-linearidade, inclusive com inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente da biblioteca escolar.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/10007] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10007] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.9771/1981-6766rpa.v10i1.10007] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [PontodeAcesso; v. 10, n. 1 (2016); 2-13] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-6766] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Breves reflexões sobre a leitura hipertextual no contexto das bibliotecas escolares] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007/11074] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007/11074] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007/11074] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/10007#00055] => 0
                        )

                )

        )

)