Article
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da biblioteca escolar no contexto da leitura hipertextual. O hipertexto relaciona-se a escrita e/ou leitura não linear e não hierarquizada que por meio de links permite o acesso a outros conteúdos, muitas vezes, externos ao texto original. A leitura hipertextual faz parte do cotidiano infantil, seja em livros infantis impressos, nos e-books, bem como, no próprio ambiente da Internet. Nesse sentido, buscou-se discutir o papel do bibliotecário que atua nestas instituições em relação à formação do pequeno leitor. Ainda que haja um distanciamento entre educador e bibliotecário, é inegável que essa parceria contribuirá, efetivamente, no incentivo a leitura, transformando leitores passivos em leitores críticos, capazes de conduzir e aproveitar a leitura, mesmo em situação de não-linearidade, inclusive com inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente da biblioteca escolar.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2016-04-19] => 81442 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Cláudio Marcondes de Castro Filho] => 1280 ) [1] => Array ( [Márcia Regina da Silva] => 8161 ) [2] => Array ( [Claudio Marcondes Castro Filho] => 13439 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/733/2018/09/oai_ojs_portalseer_ufba_br_article_10007#00055.pdf] => 98747 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [13] => 1273 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2] => 958 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Leitura hipertextual] => 29723 ) [2] => Array ( [Biblioteca escolar] => 232760 ) [3] => Array ( [Bibliotecário] => 235088 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca escolar] => 247552 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2016-04-19] => 276553 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ponto de acesso] => 733 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00055-2016-10-1] => 63013 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel da biblioteca escolar no contexto da leitura hipertextual. O hipertexto relaciona-se a escrita e/ou leitura não linear e não hierarquizada que por meio de links permite o acesso a outros conteúdos, muitas vezes, externos ao texto original. A leitura hipertextual faz parte do cotidiano infantil, seja em livros infantis impressos, nos e-books, bem como, no próprio ambiente da Internet. Nesse sentido, buscou-se discutir o papel do bibliotecário que atua nestas instituições em relação à formação do pequeno leitor. Ainda que haja um distanciamento entre educador e bibliotecário, é inegável que essa parceria contribuirá, efetivamente, no incentivo a leitura, transformando leitores passivos em leitores críticos, capazes de conduzir e aproveitar a leitura, mesmo em situação de não-linearidade, inclusive com inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente da biblioteca escolar.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/10007] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10007] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007] => 0 ) [1] => Array ( [10.9771/1981-6766rpa.v10i1.10007] => 0 ) [2] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [PontodeAcesso; v. 10, n. 1 (2016); 2-13] => 0 ) [1] => Array ( [1981-6766] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Breves reflexões sobre a leitura hipertextual no contexto das bibliotecas escolares] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007/11074] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007/11074] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/10007/11074] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/10007#00055] => 0 ) ) ) )