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Na esfera das problematizações inerentes ao acesso, permanência e sucesso no ensino superior de pessoas que compõem o público-alvo da educação especial (PAEE), um dos grandes desafios está em identificar e atender às demandas educacionais dos estudantes universitários que,frequentemente, sequer declaram suas condições à instituição. O presente artigo vislumbrou apresentar elementos que tangenciam o desenvolvimento de procedimentos metodológicos e instrumentos específicos voltados à identificação processual e longitudinal das necessidades educacionais de estudantes universitários. No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), a pesquisa foi realizada valendo-se de seis etapas desenvolvidas ao longo de dois anos (2015-2017): revisão bibliográfica; elaboração do instrumento piloto; validação semântica; tabulação dos dados e revalidação semântica; verificação do instrumento piloto; e desenvolvimento do instrumento informatizado via plataforma Access (Microsoft Office®). Como resultado,foi possível elaborar um instrumento institucional informatizado e acessível que identificasse, no ato da matrícula e rematrículas de todos os estudantes universitários, suas possíveis necessidades educacionais, concepções sobre barreiras e acessibilidade no âmbito de sua instituição. Compreende-se que, para além de identificar as necessidades e concepções de seus estudantes, o instrumento desenvolvido poderá sensibilizar a comunidade acadêmica sobre essa temática e possibilitará uma avaliação institucional continuada,contribuindo para identificação e superação de barreiras que possam impedir a construção de uma cultura universitária inclusiva. Em tempos de ações afirmativas, espera-se que instrumentos como esse auxiliem no processo de transcender a invisibilidade que o PAEE ainda enfrenta, quotidianamente, dentro e fora do contexto universitário brasileiro.@pt
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