Article
As organizações são sistemas vivos e complexos. Cada instituição instaura seu mundo de significações por meio do que diz, do que é, do que quer e de como seleciona suas prioridades. Elas mostram, por meio de sua cultura, como veem seu passado e como desejam construir seu futuro. Diante desse mundo de significações, a gestão estratégica da comunicação necessita da obtenção de informações e de sua transformação em conhecimento no contexto da cultura da organização, que é singular. É preciso planejar e gerir a comunicação a partir de uma abordagem multidimensional, tendo em vista o cenário em que vivem as instituições, cada vez mais veloz, com a disseminação ampla de informações por meio de novos recursos tecnológicos. A questão que aqui se coloca é a de como planejar e administrar a comunicação neste contexto. Não se tem, neste artigo, resposta pronta e acabada, nem tampouco se apontam regras. O percurso empreendido foi o de se colocar diante da questão com uma atitude multidimensional e plural.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [0010-1-] => 8001 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Maria Francisca Magalhães Nogueira] => 7941 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_15749#00026.pdf] => 45879 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ebbc - Ppc - Produção e Produtividade Científica] => 303 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Organização] => 236659 ) [1] => Array ( [Comunicação] => 262112 ) [2] => Array ( [Cultura] => 200383 ) [3] => Array ( [Complexidade] => 264000 ) [4] => Array ( [Complexidade] => 6212 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Planejamento de comunicação] => 8027 ) [1] => Array ( [Gestão de comunicação] => 8028 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Datagramazero] => 434 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00026-2014-15-4] => 8025 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [As organizações são sistemas vivos e complexos. Cada instituição instaura seu mundo de significações por meio do que diz, do que é, do que quer e de como seleciona suas prioridades. Elas mostram, por meio de sua cultura, como veem seu passado e como desejam construir seu futuro. Diante desse mundo de significações, a gestão estratégica da comunicação necessita da obtenção de informações e de sua transformação em conhecimento no contexto da cultura da organização, que é singular. É preciso planejar e gerir a comunicação a partir de uma abordagem multidimensional, tendo em vista o cenário em que vivem as instituições, cada vez mais veloz, com a disseminação ampla de informações por meio de novos recursos tecnológicos. A questão que aqui se coloca é a de como planejar e administrar a comunicação neste contexto. Não se tem, neste artigo, resposta pronta e acabada, nem tampouco se apontam regras. O percurso empreendido foi o de se colocar diante da questão com uma atitude multidimensional e plural.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:brapci.inf.br:article/15749] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000015749] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [DataGramaZero, v. 15, n. 4, 2014, p. A01.] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A comunicação das organizações: planejamento e gestão pela lente da cultura e da complexidade] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Organizational communication: planning and management through the lens of culture and complexity] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/30986] => 0 ) [1] => Array ( [PDF:_repositorio/2014/09/pdf_17f5c9bf64_0015749.pdf] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [oai:brapci.inf.br:article/15749#00026] => 0 ) ) ) )