Article Brapci-Revistas

Educação bilingue de alunos surdos: contributos para a construção de ambientes virtuais inovadores de ensino e aprendizagem acessíveis

Apresentam-se os resultados de uma investigação exploratória sobre as práticas utilizadas no ensino bilíngue de alunos surdos, com o propósito de recolher dados conducentes à proposta de uma estratégia de construção de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem acessível. Estão presentes dados relativos às potencialidades da plataforma Moodle para a construção deste ambiente, assim como dados relativos ao potencial que tal solução poderá ter nos processos de ensino e aprendizagem. Entendendo que o desenvolvimento de ambientes acessíveis implica o conhecimento do contexto e da cultura do público-alvo,o presente artigo pretende ainda identificar os aspetos diferenciadores do ensino bilíngue em Portugal, em comparação com a realidade brasileira, a fim de apresentar um contributo inovador para o desenvolvimento futuro de ambientes de ensino e aprendizagem virtuais mais acessíveis e especificamente ajustados às particularidades das comunidades e culturas dos alunos surdos bilíngues.@pt


. Educação bilingue de alunos surdos: contributos para a construção de ambientes virtuais inovadores de ensino e aprendizagem acessíveis. Inclusão social, [????].
NLP0.29
Visto 11 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-12-31] => 31613
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Elisa Maria Pivetta] => 80198
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ana Margarida Pisco Almeida] => 80199
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Daniela Satomi Saito] => 80200
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Vânia Ribas Ulbricht] => 6462
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/376/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_1843#00023.pdf] => 98966
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0] => 24187
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015] => 60721
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Submissão Regular] => 394
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ensino bilíngue] => 80197
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ambiente virtual] => 7815
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Acessibilidade] => 247610
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Surdo] => 184975
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Ambientes virtuais] => 182839
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Surdos] => 267309
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-12-31] => 234198
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inclusão social] => 376
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00023-2015-8 N.2 E V.9 N.1 - JAN./DEZ. DE 2015 NUMERO ESPECIAL-2] => 60717
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:23: 2015-8-2] => 232172
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresentam-se os resultados de uma investigação exploratória sobre as práticas utilizadas no ensino bilíngue de alunos surdos, com o propósito de recolher dados conducentes à proposta de uma estratégia de construção de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem acessível. Estão presentes dados relativos às potencialidades da plataforma Moodle para a construção deste ambiente, assim como dados relativos ao potencial que tal solução poderá ter nos processos de ensino e aprendizagem. Entendendo que o desenvolvimento de ambientes acessíveis implica o conhecimento do contexto e da cultura do público-alvo,o presente artigo pretende ainda identificar os aspetos diferenciadores do ensino bilíngue em Portugal, em comparação com a realidade brasileira, a fim de apresentar um contributo inovador para o desenvolvimento futuro de ambientes de ensino e aprendizagem virtuais mais acessíveis e especificamente ajustados às particularidades das comunidades e culturas dos alunos surdos bilíngues.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/1843] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1843] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inclusão Social; 2015: v.8 n.2 e v.9 n.1 - jan./dez. de 2015 Número Especial] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1808-8678] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-8392] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educação bilingue de alunos surdos: contributos para a construção de ambientes virtuais inovadores de ensino e aprendizagem acessíveis] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1843/3468] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/inclusao/article/downloadSuppFile/1843/70] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1843] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1843/3468] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1843/4710] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/1843#00023] => 0
                        )

                )

        )

)