Article Brapci-Revistas

Análise dos métodos de representação em obras de arte

Analysis of methods of representation in artworks

Trata-se de uma pesquisa que delimita sua abordagem à questão dos documentos imagéticos, apresentando as suas possíveis manifestações e as características que os diferenciam dos documentos textuais, oferecendo subsídios teóricos para o processo de análise. Nesse sentido, apresenta as metodologias propostas por Rodrigues e Manini, buscando obter subsídios para a análise de obras de arte, destacando o fato de que ambas possuem como foco de estudo as imagens fotográficas. Dessa forma, através de uma pesquisa exploratória, por meio de observação sistemática, propõe-se a uma análise da aplicabilidade de metodologias desenvolvidas para fotografias em obras de arte. Assim, aplica as metodologias nas pinturas de Cândido Portinari contidas no acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, buscando observar até que ponto as metodologias atendem as demandas das obras de arte, considerando que o objetivo inicial de ambas seja a análise de fotografias. Verifica-se, por fim, que os métodos conseguem abarcar parte dos elementos identificados nas pinturas, embora aponte indícios da necessidade de adequação e criação de novos campos, para que sejam plenamente compatíveis com as demandas das obras de arte.@pt


This is a survey that outlines its approach to the issue of pictorial documents, showing its possible manifestations and characteristics that differentiate them from textual documents, offering theoretical analysis process for grants. In this sense, it presents the methodologies proposed by Rodrigues and Manini, seeking to obtain information for analysis of works of art, highlighting the fact that both have a focus of study the images. Thus, through an exploratory research through systematic observation, it is proposed to review the applicability of methodologies developed for photographs into artworks. Thus, applying the methodologies chosen in the paintings of Cândido Portinari contained in the Assis Chateaubriand Museum of Art of São Paulo, seeking to observe the extent to which methodologies meet the demands of artworks, considering that the initial goal of both is the analysis of photography. Finally verifies that the methods can cover part of the elements identified in the paintings, although indications point to the need to adapt and create new fields that are fully compatible with the demands of artworks.@en

. Análise dos métodos de representação em obras de arte analysis of methods of representation in artworks. Datagramazero, [????].
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0010-1-] => 8001
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Fabio Assis Pinho] => 4657
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ebbc - Ppc - Produção e Produtividade Científica] => 303
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information representation] => 276994
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Image indexing] => 176956
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Methods of representation] => 8004
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Pictorial documents] => 8005
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Artworks] => 8006
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Painting] => 8007
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Representação da informação] => 263877
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Indexação de imagem] => 4932
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Método de representação] => 8008
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Documento imagético] => 8009
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Obra de arte] => 8010
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Pintura] => 8011
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Datagramazero] => 434
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00026-2014-15-5] => 7993
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Trata-se de uma pesquisa que delimita sua abordagem à questão dos documentos imagéticos, apresentando as suas possíveis manifestações e as características que os diferenciam dos documentos textuais, oferecendo subsídios teóricos para o processo de análise. Nesse sentido, apresenta as metodologias propostas por Rodrigues e Manini, buscando obter subsídios para a análise de obras de arte, destacando o fato de que ambas possuem como foco de estudo as imagens fotográficas. Dessa forma, através de uma pesquisa exploratória, por meio de observação sistemática, propõe-se a uma análise da aplicabilidade de metodologias desenvolvidas para fotografias em obras de arte. Assim, aplica as metodologias nas pinturas de Cândido Portinari contidas no acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, buscando observar até que ponto as metodologias atendem as demandas das obras de arte, considerando que o objetivo inicial de ambas seja a análise de fotografias. Verifica-se, por fim, que os métodos conseguem abarcar parte dos elementos identificados nas pinturas, embora aponte indícios da necessidade de adequação e criação de novos campos, para que sejam plenamente compatíveis com as demandas das obras de arte.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This is a survey that outlines its approach to the issue of pictorial documents, showing its possible manifestations and characteristics that differentiate them from textual documents, offering theoretical analysis process for grants. In this sense, it presents the methodologies proposed by Rodrigues and Manini, seeking to obtain information for analysis of works of art, highlighting the fact that both have a focus of study the images. Thus, through an exploratory research through systematic observation, it is proposed to review the applicability of methodologies developed for photographs into artworks. Thus, applying the methodologies chosen in the paintings of Cândido Portinari contained in the Assis Chateaubriand Museum of Art of São Paulo, seeking to observe the extent to which methodologies meet the demands of artworks, considering that the initial goal of both is the analysis of photography. Finally verifies that the methods can cover part of the elements identified in the paintings, although indications point to the need to adapt and create new fields that are fully compatible with the demands of artworks.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/15742] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000015742] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [DataGramaZero, v. 15, n. 5, 2014, p. A02.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análise dos métodos de representação em obras de arte] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Analysis of methods of representation in artworks] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/15742#00026] => 0
                        )

                )

        )

)