Article
O artigo discute o papel do ambiente de aprendizagem virtual, constituído de informações e espaço de trocas de experiências, destinado à apropriação de processos e práticas de pesquisa, por educadores que atuam em contextos de educação não formal. Analisa novas abordagens acerca da prática da pesquisa na construção de conhecimento e diferentes dispositivos não presenciais voltados ao Aprender a Pesquisar, categoria que integra questões tratadas pela Infoeducação. O objeto empírico da investigação foi desenvolvido no âmbito das ações da Estação do Conhecimento Einstein, dispositivo cultural, implantado sob a orientação do Colaboratório de Infoeducação – ColaborI -, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Conclui que a concomitância entre a realização de oficinas presenciais de aprendizagem da pesquisa e os dispositivos virtuais de aprender a pesquisar é um caminho a ser conquistado para a criação de condições favoráveis à autonomia e participação dos educadores nesse campo.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2013-01-01] => 7665 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Magdalena Jose Avena] => 7916 ) [1] => Array ( [Ivete Pieruccini] => 693 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_14514#00026.pdf] => 45844 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo científico] => 435 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [en] => Array ( [0] => Array ( [Learning] => 256382 ) [1] => Array ( [Research] => 269141 ) [2] => Array ( [Distance education] => 176318 ) [3] => Array ( [Information science] => 233818 ) [4] => Array ( [Virtual learning environment] => 181476 ) [5] => Array ( [Virtual learning environment] => 7915 ) ) [pt] => Array ( [0] => Array ( [Infoeducação] => 279828 ) [1] => Array ( [Aprendizagem] => 266091 ) [2] => Array ( [Pesquisa] => 269140 ) [3] => Array ( [Ensino a distância] => 284944 ) [4] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [5] => Array ( [Ambiente virtual de aprendizagem] => 253096 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Datagramazero] => 434 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00026-2013-14-5] => 7887 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O artigo discute o papel do ambiente de aprendizagem virtual, constituído de informações e espaço de trocas de experiências, destinado à apropriação de processos e práticas de pesquisa, por educadores que atuam em contextos de educação não formal. Analisa novas abordagens acerca da prática da pesquisa na construção de conhecimento e diferentes dispositivos não presenciais voltados ao Aprender a Pesquisar, categoria que integra questões tratadas pela Infoeducação. O objeto empírico da investigação foi desenvolvido no âmbito das ações da Estação do Conhecimento Einstein, dispositivo cultural, implantado sob a orientação do Colaboratório de Infoeducação – ColaborI -, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Conclui que a concomitância entre a realização de oficinas presenciais de aprendizagem da pesquisa e os dispositivos virtuais de aprender a pesquisar é um caminho a ser conquistado para a criação de condições favoráveis à autonomia e participação dos educadores nesse campo.] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [The article discusses about the role of virtual learning environment, consisting of information and space for exchanging experiences, for the process appropriation and research practices, including information and a site for exchanging experiences, by educators who work in non-formal education contexts. Analyzes new approaches to the practice of research in the construction of knowledge and different devices related to the Learning to Research, a new category that includes issues addressed by Infoeducation. The empirical object of research was developed as part of the Station Knowledge Einstein, a cultural device, implanted by guidance of the “Infoeducação” Colaboratory - ColaborI from School of Communications and Arts, University of Sao Paulo. The conclusion is that the concomitance between knowledge workshops and virtual devices for learning to research is a pathway to be acquired to the development of favorable conditions for autonomy and participation of educators in this field.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:brapci.inf.br:article/14514] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000014514] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [DataGramaZero, v. 14, n. 5, 2013, p. A04.] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Aprender a pesquisar: desafios da construção de um saber informacional na educação a distância] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Learning to research: challenges of building an informational knowledge in distance education] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/53730] => 0 ) [1] => Array ( [PDF:_repositorio/2017/07/pdf_94d14848f6_0000014514.pdf] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:brapci.inf.br:article/14514#00026] => 0 ) ) ) )