Article Brapci-Revistas

Aprender a pesquisar: desafios da construção de um saber informacional na educação a distância

Learning to research: challenges of building an informational knowledge in distance education

O artigo discute o papel do ambiente de aprendizagem virtual, constituído de informações e espaço de trocas de experiências, destinado à apropriação de processos e práticas de pesquisa, por educadores que atuam em contextos de educação não formal. Analisa novas abordagens acerca da prática da pesquisa na construção de conhecimento e diferentes dispositivos não presenciais voltados ao Aprender a Pesquisar, categoria que integra questões tratadas pela Infoeducação. O objeto empírico da investigação foi desenvolvido no âmbito das ações da Estação do Conhecimento Einstein, dispositivo cultural, implantado sob a orientação do Colaboratório de Infoeducação – ColaborI -, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Conclui que a concomitância entre a realização de oficinas presenciais de aprendizagem da pesquisa e os dispositivos virtuais de aprender a pesquisar é um caminho a ser conquistado para a criação de condições favoráveis à autonomia e participação dos educadores nesse campo.@pt


The article discusses about the role of virtual learning environment, consisting of information and space for exchanging experiences, for the process appropriation and research practices, including information and a site for exchanging experiences, by educators who work in non-formal education contexts. Analyzes new approaches to the practice of research in the construction of knowledge and different devices related to the Learning to Research, a new category that includes issues addressed by Infoeducation. The empirical object of research was developed as part of the Station Knowledge Einstein, a cultural device, implanted by guidance of the “Infoeducação” Colaboratory - ColaborI from School of Communications and Arts, University of Sao Paulo. The conclusion is that the concomitance between knowledge workshops and virtual devices for learning to research is a pathway to be acquired to the development of favorable conditions for autonomy and participation of educators in this field.@en

. Aprender a pesquisar: desafios da construção de um saber informacional na educação a distância learning to research: challenges of building an informational knowledge in distance education. Datagramazero, [????].
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-01-01] => 7665
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Magdalena Jose Avena] => 7916
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ivete Pieruccini] => 693
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_14514#00026.pdf] => 45844
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Learning] => 256382
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Research] => 269141
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Distance education] => 176318
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Virtual learning environment] => 181476
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Virtual learning environment] => 7915
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Infoeducação] => 279828
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Pesquisa] => 269140
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ensino a distância] => 284944
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Ambiente virtual de aprendizagem] => 253096
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Datagramazero] => 434
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00026-2013-14-5] => 7887
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O artigo discute o papel do ambiente de aprendizagem virtual, constituído de informações e espaço de trocas de experiências, destinado à apropriação de processos e práticas de pesquisa, por educadores que atuam em contextos de educação não formal. Analisa novas abordagens acerca da prática da pesquisa na construção de conhecimento e diferentes dispositivos não presenciais voltados ao Aprender a Pesquisar, categoria que integra questões tratadas pela Infoeducação. O objeto empírico da investigação foi desenvolvido no âmbito das ações da Estação do Conhecimento Einstein, dispositivo cultural, implantado sob a orientação do Colaboratório de Infoeducação – ColaborI -, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Conclui que a concomitância entre a realização de oficinas presenciais de aprendizagem da pesquisa e os dispositivos virtuais de aprender a pesquisar é um caminho a ser conquistado para a criação de condições favoráveis à autonomia e participação dos educadores nesse campo.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The article discusses about the role of virtual learning environment, consisting of information and space for exchanging experiences, for the process appropriation and research practices, including information and a site for exchanging experiences, by educators who work in non-formal education contexts. Analyzes new approaches to the practice of research in the construction of knowledge and different devices related to the Learning to Research, a new category that includes issues addressed by Infoeducation. The empirical object of research was developed as part of the Station Knowledge Einstein, a cultural device, implanted by guidance of the “Infoeducação” Colaboratory - ColaborI from School of Communications and Arts, University of Sao Paulo. The conclusion is that the concomitance between knowledge workshops and virtual devices for learning to research is a pathway to be acquired to the development of favorable conditions for autonomy and participation of educators in this field.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/14514] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000014514] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [DataGramaZero, v. 14, n. 5, 2013, p. A04.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aprender a pesquisar: desafios da construção de um saber informacional na educação a distância] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Learning to research: challenges of building an informational knowledge in distance education] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/53730] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [PDF:_repositorio/2017/07/pdf_94d14848f6_0000014514.pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/14514#00026] => 0
                        )

                )

        )

)