Article Brapci-Revistas

Reformulação curricular do curso de biblioteconomia: experiência da Universidade de Brasília

Curriculum reform course in library science: experience at the University of Brasilia

Apresenta a experiência do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, no período compreendido entre 1996 e 1997, relacionada à discussão e elaboração de um novo programa curricular, esforço no qual houve a participação de todos os professores. A avaliação do programa anterior foi realizada por um painel de juízes, constituído por especialistas convidados, pessoas que trabalham com a informação na Capital Federal. Embora a fundamentação teórica tenha considerado a literatura internacional, dada a natureza do objetivo que se queria alcançar, interessou principalmente a visão dos autores brasileiros sobre questões como mudanças tecnológicas e paradigmáticas da profissão, biblioteconomia e sua relação com as ciências da informação, identificação de princípios básicos que orientam o planejamento curricular e forma de denominação do profissional. O resumo da proposta curricular a que se chegou inclui ementas das disciplinas obrigatórias na área de concentração e informação gerais sobre a implementação do novo programa a partir de primeiro semestre de 1998.@pt


Presents the experience of the Department of Information Science and Documentation at the University of Brasilia, in the period between 1996 and 1997, related to the discussion and elaboration of a new curriculum, in which effort was the participation of all teachers. The evaluation of the previous program was conducted by a panel of judges, consisting of invited experts, people who work with information in the Federal Capital. Although the theoretical literature has considered international, given the nature of that goal to achieve, mainly interested vision of Brazilian authors on issues such as technological changes and paradigmatic of the profession, librarianship and its relationship with the sciences of information, identification of principles basic curriculum planning and guide the form of professional designation. The summary of the curriculum that was reached includes menus of required courses in the area of concentration and general information on the implementation of the new program from the first half of 1998.@en

. Reformulação curricular do curso de biblioteconomia: experiência da universidade de brasília curriculum reform course in library science: experience at the university of brasilia. Revista de biblioteconomia de brasília, [????].

References

  • AMERCAN LIBRARY ASSOCIATION. Standards for accreditation of masters progÁ in librar/ and Information studies. Chicago : ALA, 1992. 28p. j 2 BERTHOLINO, Maria Luiza Fernandes, CURTIS, Marlene Gonçalves, TERRA, M. Os profissionais da informação, suas atribuições e seus títulos-, o que jarerrT como seremos chamados no futuro. In: SEMINÁRIO SOBRE AUTOMAÇÃO y BLIOTECAS E CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO, 1997. Anais... Águas de Lind" INPE,IPEN,UNIVAP,APB, 1997. p. 213-218.
  • CASTRO, César Augusto, RIBEIRO, Maria Solange Pereira. Sociedade da inrcrrrw dilema para o bibliotecário. Transinformação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 17-35, jan 1997.
  • COELHO NETO, José Teixeira. As duas crises da biblioteconomia. Transinformação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 26-31, jan./abr. 1997.
  • R. Bibliotecon. Brasília, v. 22, n. 1, p. 71-92, jan./jun.
  • EUGÊNIO, Marconi, FRANÇA, Ricardo Orlandi, PEREZ, Rui Campos. Ciência da Inforação sob a ótica paradigmática de Thomas Khun: elementos de reflexão. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, p. 27-40, jan./jun. 1996.
  • FERRERIA, Sueli Mara Soares Pinto. Novos paradigmas da informação e novas per4 cepções do usuário. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 2, p. 209-216, maio/ si? ago. 1996. .
  • GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Moderno profissional da informação: elementos Para sua formação no Brasil. Transinformação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 124-137, ian./abr. 1997.
  • HARMONIZAÇÃO Curricular em Biblioteconomia no MERCOSUL. Relatório técnico do " Encontro de Docentes de Biblioteconomia e Ciência da Informação no MERCOSUL. g Buenos Aires, 27 a 29 de novembro de 1997. 21 p.
  • LANCASTER, F.W. Networking scholarly publishing: potential impact on library and V Übrarian. IN: CONGRESSO REGIONAL DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚrflQ Ge, 1996. Anais... Rio de Janeiro: OPAS/OMS, Bireme., Fiocruz, p.113-121, 1996.
  • MARCUM, Deanne B. Transforming the curriculum, transforming the profession. American Libraries, p. 36-37, jan. 1997.
  • MARENGO, Lúcia. Sociedade de informações e seus reflexos no mercado de traba.iflL ´ho. Transinformação, Campinas, v. 8, n. 1, p. 112-143, janVabr. 1996.
  • MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Formação do profissional e educação contijí nuada - que profissional devemos ser. SIMPÓSIO BRASIL SUL DE INFORMAÇÃO. u 27 a 30 de maio de 1996. Londrina: UEL, p. 253-272.
  • NEHMY, Rosa Maria Quadros, FALCI, Carlos Henrique Rezende, ACOSTA, Jarbas gi? Greque., FRAGA, Rosane R. A ciência da informação como disciplina científica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 9-26, jan./jun. 1996
  • ROJA, Miguel Angel Rendón. Hacia un nuevo paradigma en Bibliotecologia. ). j,. Transinformação, Campinas, v. 8, n. 3, p. 17-31, set./dez. 1996.
  • SANTOS, Jussara Pereira. O ensino de biblioteconomia no Brasil: propostas de integração e harmonização curricular. São Paulo : ABP, 1997. 10p.
  • SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução, e relações. Perspectiem Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 4-62 jan./jun. 1996.
  • TARAPANOFF, Kira. Perfil do profissional da informação: diagnóstico de necessidaf/^Bt 0,68 de treinamento e educação continuada. Brasília : I EL/DF, 1997.
  • WERSIG, Gernot., NEVELING, Ulrich. Os fenômenos de interesse para a Ciência daInformação. Trad. Tarcísio Zandonade. Originalmente publicado em, Information Scientist, v. 9, n. 4, p. 127-140, Dec. 1975.
NLP0.29
Visto 16 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1998-01-01] => 21007
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Antonio Basilio de Miranda] => 3862
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Suzana Mueller] => 3689
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Tarcisio Zandonade] => 71685
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository//2019/08/oai_brapci_inf_br_article_4675#00043.pdf] => 120713
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Resume] => 77786
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Re] => 77787
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Curriculum] => 266391
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Library] => 178021
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [University of brasília (unb)] => 72567
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Currículo] => 173719
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Reformulação] => 77788
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Universidade de brasília unb] => 72568
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista de biblioteconomia de brasília] => 639
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00043-1998-22-1] => 77779
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta a experiência do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, no período compreendido entre 1996 e 1997, relacionada à discussão e elaboração de um novo programa curricular, esforço no qual houve a participação de todos os professores. A avaliação do programa anterior foi realizada por um painel de juízes, constituído por especialistas convidados, pessoas que trabalham com a informação na Capital Federal. Embora a fundamentação teórica tenha considerado a literatura internacional, dada a natureza do objetivo que se queria alcançar, interessou principalmente a visão dos autores brasileiros sobre questões como mudanças tecnológicas e paradigmáticas da profissão, biblioteconomia e sua relação com as ciências da informação, identificação de princípios básicos que orientam o planejamento curricular e forma de denominação do profissional. O resumo da proposta curricular a que se chegou inclui ementas das disciplinas obrigatórias na área de concentração e informação gerais sobre a implementação do novo programa a partir de primeiro semestre de 1998.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Presents the experience of the Department of Information Science and Documentation at the University of Brasilia, in the period between 1996 and 1997, related to the discussion and elaboration of a new curriculum, in which effort was the participation of all teachers. The evaluation of the previous program was conducted by a panel of judges, consisting of invited experts, people who work with information in the Federal Capital. Although the theoretical literature has considered international, given the nature of that goal to achieve, mainly interested vision of Brazilian authors on issues such as technological changes and paradigmatic of the profession, librarianship and its relationship with the sciences of information, identification of principles basic curriculum planning and guide the form of professional designation. The summary of the curriculum that was reached includes menus of required courses in the area of concentration and general information on the implementation of the new program from the first half of 1998.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/4675] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000004675] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 22, n. 1, 1998, p. 71-92.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Reformulação curricular do curso de biblioteconomia: experiência da Universidade de Brasília] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Curriculum reform course in library science: experience at the University of Brasilia] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/4675#00043] => 0
                        )

                )

        )

)