Article
A pesquisa tem como objetivo analisar o uso de mídias sociais por revistas científicas eletrônicas brasileiras da área da Ciência da Informação. Para tanto, a pesquisa é de natureza bibliográfica, exploratória e descritiva, ancorada em abordagem metodológica qualitativa e quantitativa. O universo da pesquisa é composto pelas revistas classificadas no Qualis na área de Ciências Sociais Aplicadas I, o qual contabilizou 39 revistas. A amostra é composta por seis revistas, delimitadas pelas que utilizam algum tipo de mídia social para ações de marketing digital (Facebook, Twitter, MySpace, LinkedIn, YouTube, Blogs). Como resultados, evidencia que o número de revistas que utilizam as mídias sociais é ínfimo se comparado à quantidade de revistas existentes na área da Ciência da Informação. As mídias sociais mais utilizadas pelas seis revistas identificadas são: o Facebook e o Twitter os quais figuram entre as mídias sociais mais representativas do Brasil. Conclui que as revistas devem utilizar as mídias como aliadas para a divulgação do seu produto informação, para reter e atrair leitores, autores e avaliadores, o que consequentemente, amplia a rede de relacionamento. As revistas devem estar conectadas constantemente, mantendo seus posts atualizados nas mídias sociais, procendendo, ainda, dentre outras questões, a promoção de sua homepage oficial.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2016-09-02] => 67964 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Luciana Ferreira da Costa] => 2454 ) [1] => Array ( [Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade] => 1898 ) [2] => Array ( [Alan Curcino Pedreira da Silva] => 3224 ) [3] => Array ( [Emeide Nóbrega Duarte] => 3266 ) [4] => Array ( [Ana Cleide Patrício de Souza] => 16065 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/680/2018/09/oai_revistaacb_emnuvens_com_br_article_1159#00046.pdf] => 89742 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [358] => 12384 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [338] => 10093 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Relato de pesquisa] => 99 ) [1] => Array ( [Comunicações] => 232711 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Marketing digital] => 227677 ) [2] => Array ( [Mídia social] => 215352 ) [3] => Array ( [Revista científica] => 187757 ) [4] => Array ( [Mídias sociais] => 264838 ) [5] => Array ( [Revistas científicas] => 199266 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2016-09-02] => 278417 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina] => 680 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00046-2016-21-2] => 67962 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A pesquisa tem como objetivo analisar o uso de mídias sociais por revistas científicas eletrônicas brasileiras da área da Ciência da Informação. Para tanto, a pesquisa é de natureza bibliográfica, exploratória e descritiva, ancorada em abordagem metodológica qualitativa e quantitativa. O universo da pesquisa é composto pelas revistas classificadas no Qualis na área de Ciências Sociais Aplicadas I, o qual contabilizou 39 revistas. A amostra é composta por seis revistas, delimitadas pelas que utilizam algum tipo de mídia social para ações de marketing digital (Facebook, Twitter, MySpace, LinkedIn, YouTube, Blogs). Como resultados, evidencia que o número de revistas que utilizam as mídias sociais é ínfimo se comparado à quantidade de revistas existentes na área da Ciência da Informação. As mídias sociais mais utilizadas pelas seis revistas identificadas são: o Facebook e o Twitter os quais figuram entre as mídias sociais mais representativas do Brasil. Conclui que as revistas devem utilizar as mídias como aliadas para a divulgação do seu produto informação, para reter e atrair leitores, autores e avaliadores, o que consequentemente, amplia a rede de relacionamento. As revistas devem estar conectadas constantemente, mantendo seus posts atualizados nas mídias sociais, procendendo, ainda, dentre outras questões, a promoção de sua homepage oficial.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1159] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1159] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1159] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista ACB; v. 21, n. 2 (2016): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 338-358] => 0 ) [1] => Array ( [1414-0594] => 0 ) [2] => Array ( [Revista ACB; v. 21 n. 2 (2016): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 338-358] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O uso de mídias sociais por revistas científicas da área da Ciência da Informação para ações de marketing digital] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1159/pdf] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1159] => 0 ) [1] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1159/pdf] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1159#00046] => 0 ) ) ) )