Article Brapci-Revistas

Acessibilidade em biblioteca escolar na perspectiva das políticas públicas e diretrizes institucionais do IFRO

Resumo: Aborda a acessibilidade nas bibliotecas como meio de incluir as pessoas com deficiência no ensino regular e técnico. O objetivo da pesquisa foi identificar se as políticas e diretrizes do IFRO contemplam a acessibilidade. Foi realizada uma pesquisa documental na legislação e políticas públicas relativas ao tema, bem como nas diretrizes da instituição. É possível considerar que embora a instituição se proponha a oferecer educação inclusiva, existe a necessidade premente de reformular diretrizes incluindo orientações para a efetivação da acessibilidade especialmente dos documentos reguladores das bibliotecas, que são indispensáveis no processo educativo e diretamente vinculadas ao bom desempenho dos alunos.@pt


. ::none::, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-12-29] => 24886
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cleuza Diogo Antunes] => 77038
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Jussara Santos Pimenta] => 77039
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/680/2018/09/oai_revistaacb_emnuvens_com_br_article_1296#00046.pdf] => 89725
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [580] => 76028
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [564] => 69900
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de pesquisa] => 99
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Comunicações] => 232711
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Disseminação da informação] => 248190
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Educação inclusiva] => 266260
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Acessibilidade] => 247610
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Ifro] => 278477
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Acessibilidade em biblioteca escolar] => 77037
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Bibliotecas escolares] => 171996
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Acessibilidade em bibliotecas escolares] => 278478
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Educação inclusiva] => 1911
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-12-29] => 241659
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina] => 680
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00046-2017-22-3] => 63601
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Resumo: Aborda a acessibilidade nas bibliotecas como meio de incluir as pessoas com deficiência no ensino regular e técnico. O objetivo da pesquisa foi identificar se as políticas e diretrizes do IFRO contemplam a acessibilidade. Foi realizada uma pesquisa documental na legislação e políticas públicas relativas ao tema, bem como nas diretrizes da instituição. É possível considerar que embora a instituição se proponha a oferecer educação inclusiva, existe a necessidade premente de reformular diretrizes incluindo orientações para a efetivação da acessibilidade especialmente dos documentos reguladores das bibliotecas, que são indispensáveis no processo educativo e diretamente vinculadas ao bom desempenho dos alunos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1296] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1296] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1296] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista ACB; v. 22, n. 3 (2017): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 564-580] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1414-0594] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revista ACB; v. 22 n. 3 (2017): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 564-580] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Acessibilidade em biblioteca escolar na perspectiva das políticas públicas e diretrizes institucionais do IFRO] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1296/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1296] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1296/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1296#00046] => 0
                        )

                )

        )

)