Article Brapci-Revistas

O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas

The impact of digital libraries on the transfer of information to indigenous students

El impacto de las bibliotecas digitales en la transferencia de información a los alumnos indígenas

This research analyzes the use of the Digital Libraries of the Biblioteca Central (BCE) by the indigenous students of the University of Brasília (UnB), precisely in the accomplishment of academic and research activities. The specific objectives of this study are: to identify the academic profiles of the indigenous students in the UnB; detect if these students are familiar with the BCE/UnB digital libraries and distinguish their informational skills in the use of these platforms; check how do they use them in their academic and research activities; and, finally, to identify possible difficulties of the indigenous students in the process. This study is theoretical, exploratory and descriptive. From the methodological point of view, it is a quali-quantitative, non-experimental and ethnographic approach. The sample included indigenous students enrolled in UnB. The results showed that these students access digital libraries, however, with minimal frequency. Regarding informational behavior, although the study shows that they are influenced by modernity, when they seek information to meet their information needs, BCE digital libraries are not a priority because they prefer to access the Google search engine.@en


Esta investigación analiza el uso de las Bibliotecas Digitales de la Biblioteca Central (BCE) por los estudiantes indígenas de la Universidad de Brasília, en la realización de las actividades académicas y de investigación. El estudio tiene como objetivos específicos identificar los perfiles académicos de los estudiantes indígenas en la UnB; detectar si esos estudiantes conocen las bibliotecas digitales de la BCE/UnB y distinguir sus competencias informacionales en el uso de estas plataformas digitales; verificar como ellos las utilizan en sus actividades académicas y de investigación; y, por último, constatar posibles dificultades de los estudiantes indígenas en el uso de las bibliotecas digitales. El estudio es de naturaleza teórica, exploratoria y descriptiva. De punto de vista metodológico, se trata de una investigación cuali-cuantitativa, no experimental y de cuño etnográfico. La muestra abarca estudiantes indígenas matriculados en la UnB. Los resultados muestran que esos estudiantes acceden a las bibliotecas digitales, sin embargo, la frecuencia es mínima. En relación con el comportamiento informacional, en buena hora, el estudio muestra que ellos están influenciados por la modernidad, cuando buscan informaciones para satisfacer sus necesidades de información, las bibliotecas digitales de la BCE no son una prioridad, pues ellos prefieren acceder a Google.@es
Esta pesquisa analisa o uso das Bibliotecas Digitais da Biblioteca Central (BCE) pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), na realização das atividades acadêmicas e de pesquisa. O estudo tem como objetivos específicos identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas na UnB; detectar se esses estudantes conhecem as bibliotecas digitais da BCE/UnB e distinguir suas competências informacionais no uso destas plataformas; verificar como eles as utilizam em suas atividades acadêmicas e de pesquisa; e, por último, constatar possíveis dificuldades dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas digitais. O estudo é de natureza teórica, exploratória e descritiva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, não experimental e de cunho etnográfico. A amostra abrangeu estudantes indígenas matriculados na UnB. Os resultados mostraram que esses estudantes acessam às bibliotecas digitais, porém, com frequência mínima. Em relação ao comportamento informacional, embora o estudo mostre que eles estão influenciados pela modernidade, quando buscam informações para satisfazer suas necessidades informacionais, as bibliotecas digitais da BCE não são prioridade, pois preferem acessar o buscador Google.@pt

. The impact of digital libraries on the transfer of information to indigenous students el impacto de las bibliotecas digitales en la transferencia de información a los alumnos indígenas o impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas. Revista ibero-americana de ciência da informação, [????].

References

  • ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARY (ACRL). Information literacy competency for higher education. Chicago: ALA, 2000. https://alair.ala.org/handle/11213/7668 Acesso em: 23 dez. 2017.
  • CALEFFI, Paula. "O que é ser índio hoje?" A questão indígena na América Latina/Brasil no início do século XXI. Diálogos Latinoamericanos, Aarhus, n. 7, p. 20-42, 2003. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/162/16200702.pdf Acesso em: 2 ago. 2017.
  • CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
  • CLEVELAND, Gary. Bibliotecas Digitales: definiciones, aspectos por considerar y retos. Biblioteca Universitaria, Mexico, v. 4, n. 2, p. 108-117, julio-diciembre 2001. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28540207 Acesso em: 6 abr. 2017.
  • CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa. Método qualitativo, quantitativo e misto. São Paulo: Artmed editora S.A., 2010.
  • CUNHA, J. A. C. da., RIBEIRO, E. M. S. A etnografia como estratégia de pesquisa interdisciplinar para os estudos organizacionais. Qualitas: Revista Eletrônica, v. 9, n. 2, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18391/qualitas.v9i2.692 Acesso em: 9 mai. 2016.
  • CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n. 1, p. 71-89, jan./abr. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a8 Acesso em: 6 abr. 2017.
  • DIGITAL LIBRARY FEDERATION (DLF). A working definition of digital library. 1998. Disponível em: https://old.diglib.org/about/dldefinition.htm Acesso em: 26 jan. 2017.
  • FIALHO, Maria Helena., MENEZES, Gustavo Hamilton., RAMOS, André. O ensino superior e os povos indígenas: a contribuição da Funai para a constituição de políticas públicas. In: SOUZA, Antonio Carlos Lima., MACEDO, Maria Barroso [orgs.]. Povos Indígenas e Universidade no Brasil: contextos e perspectivas, 2004-2008. Rio de Janeiro: E-papers, 2013. p. 109-118. Disponível em: http://laced.etc.br/site/pdfs/LivroPovosIndigenas.pdf Acesso em: 08 fev. 2017.
  • FUHR, Norbert. et al. Evaluation of digital libraries. International Journal of Digital Libraries, v. 8, p. 21-28, November 2007. DOI 10.1007/s00799-007-0011-z. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007/s00799-007-0011-z Acesso em: 11 fev. 2017.
  • GUINCHAT, Claire., MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. 2. ed. Brasília: IBICT, 1994.
  • KAUARK, Fabiana da Silva., MANHÃES, Fernanda Castro., MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Salvador: Via Litterarum, 2010.
  • KOTHARI, C. R. Research Methodology: Methods and techniques. New Delhi: New Age International Publishers, 2004.
  • LE COADIC, Yves François. Ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
  • OLIVEIRA, Tânia Modesto Veludo de. Amostragem não probabilística: Adequação de Situações para uso e Limitações de amostras por Conveniência, Julgamento e Quotas. Revista Administração on line FECAP, v. 2, n. 3, julho/agosto/setembro 2001. Disponível em: http://www.fecap.br/adm_online/art23/tania2.htm Acesso em: 09 ago. 2017.
  • PROGRAMA POVOS INDÍGENAS NO BRASIL (PPIB) – NOTÍCIAS. UnB destina 15 vagas específicas para indígenas.
  • 10/03/2004. UNB-Brasília-DF. http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2004/03/10/13973-unb-destina-15-vagasespecificas-para-indigenas.html Acesso em: 2 nov. 2016.
  • SANTOS, Lisyane Wanderley dos. A competência em informação na rede de bibliotecas do SECS: das origens a revisão de práticas de gestão. In: BELLUZZO, Regina Celia Baptista., FERES, Gloria Georges (Org.). Competências em Informação. São Paulo, SP: FEBAB, 2013. Disponível em: https://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_re Acesso em: 7 maio. 2017.
  • SANTOS, João Almeida., FILHO, Domingos Parra. Metodologia científica. São Paulo: Futura, 2013.
  • SAYÃO, Luís Fernando. Padrões para bibliotecas digitais abertas e interoperáveis. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, n. especial 1, p. 18-47, 2007. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/147/14720411003.pdf Acesso em:04 abr. 2017.
  • SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
  • SUAIDEN, Emir José. O processo de inclusão na sociedade de informação., os desafios educacionais e informacionais. Informatio: Revista del Instituto de Información de la Facultad de Información y Comunicación. Universidad de la República, Montevideo, Uruguay, v. 18, n. 1, p. 45-66, http://informatio.eubca.edu.uy/ojs/index.php/Infor/article/view/135 Acesso em: 24 maio. 2016.
  • SUAIDEN, Emir José., LEITE, Cecília. Cultura da informação: Os valores na construção do conhecimento. Curitiba: CRV, 2016.
  • TAMMARO, Anna Maria., SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
  • TAMAYO Y TAMAYO, Mario. Aprender a investigar. Santa de Fe Bogotá: Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior, 1999.
  • TORRES, Thaíse. Indígenas de 15 diferentes povos integram comunidade acadêmica da UnB. 2017. Disponível em: https://www.noticias.unb.br/publicacoes/67-ensino/1697-indigenas-de15-diferentes-povos-integram-comunidade-academica-da-unb Acesso em: 22 nov. 2017.
  • TRAVANCAS., Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In: DUARTE, Jorge., BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 98-109.
  • UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Cotas: negros, Índios. [2004]. Disponível http://www.alunoestrangeiro.unb.br/br/formas-de-ingresso/20-portugues/formastradicionais-de-ingresso/83-cotas Acesso em 02 nov. 2016.
  • UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Vestibular indígena. 2014. http://unb2.unb.br/noticias/downloads/VESTIBULAR%20IND%C3%8DGENA.pdf Acesso em 20 junh. 2017.
  • UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Programa de pós-graduação em linguística, Edital 03/2016. 2016ª. http://unb2.unb.br/posgraduacao/stricto_sensu/editais/12016/Edital_M_Indigena_linguistica _1_2016.pdf Acesso em: 02 nov. 2016.
  • UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Programa de pós-graduação em antropologia social Edital nº 006/2016. 2016b. http://www.dan.unb.br/images/pdf/ppgasselecao/2017/Edital_PPGAS_Mestrado_Indigena_2 016.pdf Acesso em:02 nov. 2016.
  • UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Programa de Pós-Graduação em Direito - Processo Seletivo 2017. 2016c. http://www.fd.unb.br/pt/processo-seletivo2/processoseletivo2017 Acesso em: 2 nov. 2016.
  • VARGAS, Georgina Araceli Torres. La biblioteca digital. México, DF: Universidad Nacional Autónoma de México, 2005.
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-07-19] => 76707
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Julia Supo] => 76755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Emir José Suaiden] => 2596
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Lena Vania Ribeiro Pinheiro] => 4549
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Márcia Rocha da Silva] => 6987
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Sonia Burnier de Souza] => 6988
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Flávia Rubenia da Silva Barros] => 6985
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Claudia Bucceroni Guerra] => 6986
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2018/09/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_10402#00040.pdf] => 89632
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [644] => 76754
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [625] => 71907
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Acesso ã  informação] => 279008
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteca digital] => 260946
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Estudo de usuário] => 237111
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Internet] => 200249
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Povo indígena] => 71258
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Universidade de brasília] => 200122
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Bibliotecas digitales] => 57474
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitárias] => 199222
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Competencia en información] => 1342
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Academic libraries] => 180178
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [Bibliotecas digitais] => 261263
                        )

                    [13] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitárias] => 263016
                        )

                    [14] => Array
                        (
                            [Estudo de usuários] => 192226
                        )

                    [15] => Array
                        (
                            [Internet] => 235070
                        )

                    [16] => Array
                        (
                            [Povos indígenas] => 279009
                        )

                    [17] => Array
                        (
                            [Universidade de brasília] => 279010
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Acceso a la información] => 275040
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Estudio de usuarios] => 62232
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Pueblos indígenas] => 279014
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Universidad de brasilia] => 279015
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Bibliotecas digitales] => 279011
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitarias] => 263963
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Competencia en información] => 279012
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Estudio de usuarios] => 279013
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Digital libraries] => 267697
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Access to information] => 267677
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Indian people] => 279016
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Information competence] => 266639
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [University of brasilia] => 63403
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Users studies] => 266340
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Academic libraries] => 263865
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Internet] => 235724
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [University of brasilia] => 279017
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-07-27] => 239259
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2018-07-19] => 278990
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia] => 220
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2018-11 NO 3-3] => 76690
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2018-11-] => 230476
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00012-2009-4-2] => 24418
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2018-11-3] => 232131
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This research analyzes the use of the Digital Libraries of the Biblioteca Central (BCE) by the indigenous students of the University of Brasília (UnB), precisely in the accomplishment of academic and research activities. The specific objectives of this study are: to identify the academic profiles of the indigenous students in the UnB; detect if these students are familiar with the BCE/UnB digital libraries and distinguish their informational skills in the use of these platforms; check how do they use them in their academic and research activities; and, finally, to identify possible difficulties of the indigenous students in the process. This study is theoretical, exploratory and descriptive. From the methodological point of view, it is a quali-quantitative, non-experimental and ethnographic approach. The sample included indigenous students enrolled in UnB. The results showed that these students access digital libraries, however, with minimal frequency. Regarding informational behavior, although the study shows that they are influenced by modernity, when they seek information to meet their information needs, BCE digital libraries are not a priority because they prefer to access the Google search engine.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Esta investigación analiza el uso de las Bibliotecas Digitales de la Biblioteca Central (BCE) por los estudiantes indígenas de la Universidad de Brasília, en la realización de las actividades académicas y de investigación. El estudio tiene como objetivos específicos identificar los perfiles académicos de los estudiantes indígenas en la UnB; detectar si esos estudiantes conocen las bibliotecas digitales de la BCE/UnB y distinguir sus competencias informacionales en el uso de estas plataformas digitales; verificar como ellos las utilizan en sus actividades académicas y de investigación; y, por último, constatar posibles dificultades de los estudiantes indígenas en el uso de las bibliotecas digitales. El estudio es de naturaleza teórica, exploratoria y descriptiva. De punto de vista metodológico, se trata de una investigación cuali-cuantitativa, no experimental y de cuño etnográfico. La muestra abarca estudiantes indígenas matriculados en la UnB. Los resultados muestran que esos estudiantes acceden a las bibliotecas digitales, sin embargo, la frecuencia es mínima. En relación con el comportamiento informacional, en buena hora, el estudio muestra que ellos están influenciados por la modernidad, cuando buscan informaciones para satisfacer sus necesidades de información, las bibliotecas digitales de la BCE no son una prioridad, pues ellos prefieren acceder a Google.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Esta pesquisa analisa o uso das Bibliotecas Digitais da Biblioteca Central (BCE) pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), na realização das atividades acadêmicas e de pesquisa. O estudo tem como objetivos específicos identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas na UnB; detectar se esses estudantes conhecem as bibliotecas digitais da BCE/UnB e distinguir suas competências informacionais no uso destas plataformas; verificar como eles as utilizam em suas atividades acadêmicas e de pesquisa; e, por último, constatar possíveis dificuldades dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas digitais. O estudo é de natureza teórica, exploratória e descritiva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, não experimental e de cunho etnográfico. A amostra abrangeu estudantes indígenas matriculados na UnB. Os resultados mostraram que esses estudantes acessam às bibliotecas digitais, porém, com frequência mínima. Em relação ao comportamento informacional, embora o estudo mostre que eles estão influenciados pela modernidade, quando buscam informações para satisfazer suas necessidades informacionais, as bibliotecas digitais da BCE não são prioridade, pois preferem acessar o buscador Google.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Esta pesquisa analisa o uso das Bibliotecas Digitais da Biblioteca Central (BCE) pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB), na realização das atividades acadêmicas e de pesquisa. O estudo tem como objetivos específicos identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas na UnB; detectar se esses estudantes conhecem as bibliotecas digitais da BCE/UnB e distinguir suas competências informacionais no uso destas plataformas; verificar como eles as utilizam em suas atividades acadêmicas e de pesquisa; e, por último, constatar possíveis dificuldades dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas digitais. O estudo é de natureza teórica, exploratória e descritiva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, não experimental e de cunho etnográfico. A amostra abrangeu estudantes indígenas matriculados na UnB. Os resultados mostraram que esses estudantes acessam às bibliotecas digitais, porém, com frequência mínima. Em relação ao comportamento informacional, embora o estudo mostre que eles estão influenciados pela modernidade, quando buscam informações para satisfazer suas necessidades informacionais, as bibliotecas digitais da BCE não são prioridade, pois preferem acessar o buscador Google.] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Origem, concepção e análise de um dos instrumentos pedagógicos do CanalCiência, portal de divulgação científica do IBICT, criado em 2002. O Guia apresenta duplo objetivo: de divulgação científica e de competência em informação (information literacy). No primeiro, as pesquisas indexadas no CanalCiência têm seus textos reescritos em linguagem não-especializada para seu fácil entendimento pelo público em geral. O segundo objetivo corresponde às novas habilidades necessárias para o acesso e uso correto de informações na Internet, bem como à capacidade de reconhecer aquelas que são consistentes e legítimas. A principal conclusão deste estudo é de que as duas práticas funcionam como um dos caminhos para a conscientização no uso de informações científicas e tecnológicas, combatendo cópias e plágios nos trabalhos escolares, cada vez mais comuns com as facilidades da Internet. O Guia, ao reunir, de forma inovadora, duas ações de natureza convergente, pode contribuir para a formação integral do estudante e para a transformação da informação em “conhecimento em ação”, conduzindo ao exercício da cidadania.

link para texto completo: http://www.dgz.org.br/out09/Art_02.htm] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10402] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/10402] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v11.n3.2018.10402] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/10402] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol 11 No 3 (2018); 625-644] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 11 n. 3 (2018); 625-644] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 11 No. 3 (2018); 625-644] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 11 Núm. 3 (2018); 625-644] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v11.n3.2018] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The impact of digital libraries on the transfer of information to indigenous students] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El impacto de las bibliotecas digitales en la transferencia de información a los alumnos indígenas] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O impacto das bibliotecas digitais na transferência da informação para os alunos indígenas] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Experiência inovadora do CanalCiência; instrumento pedagógico para aproximar ciência e sociedade, conhecimento e informação] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/10402/9638] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/10402/9638] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/10402] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/10402] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/10402/9638] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10402#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v11.n3.2018.10402] => 0
                        )

                )

        )

)