Article Brapci-Revistas

A busca da informação por parte de entidades representativas enquanto formadoras de opinião: um problema gerencial

The search for information by entities representing as opinion leaders: a management problem

Investiga as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opnião. Considerando as necessidades de informação, relacionam-se os objetivos de cada entidade e envolvem aspectos políticos e gerenciais, o estudo aborda principalmente os aspectos políticos e gerenciais, ao descrever comportamentos de busca de informação, recursos utilizados nessa busca, e a própria utilização da informação, a qual serve, de um modo geral, para fundamentar posições e como subsídio indispensável para a influência que as instituições pretendem exercer. Para o estudo foi selecionada uma amostra composta de nove entidades representativas dos seguintes setores: indústria, educação, sindicatos, trabalhadores, setor bancário, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet. A comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse.@pt


Investigates the information needs, and ways and mechanisms for its acquisition by representative institutions in their capacity of forming opinion. Considering the information needs, relate to the goals of each entity and involve political and managerial aspects, the study primarily addresses the political and managerial, to describe information-seeking behaviors, resources used in this quest, and the actual utilization of information which serves, in general, to support essential positions and as an aid to influence the institutions that wish to exercise. For the study we selected a sample of nine organizations representing the following sectors: industry, education, unions, labor, banking, women, black culture and consumers. To collect data we used the triangulation techniques, with informal interviews, questionnaires and document analysis. The results show that the paper sources, for organizations, as important as the Internet. Informal communication is not a primary information resource, there is convergence in terms of both information needs and in terms of behavior adopted by the authorities to seek information of interest.@en

. A busca da informação por parte de entidades representativas enquanto formadoras de opinião: um problema gerencial the search for information by entities representing as opinion leaders: a management problem. Revista de biblioteconomia de brasília, [????].
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2000-01-01] => 3744
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Dulce Maria Baptista] => 9640
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/639/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_2528#00043.pdf] => 89372
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 152
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Formation of opinion] => 76002
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Source of information] => 180712
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [For information] => 73066
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Representative bodies] => 76003
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Information needs] => 173066
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Methodological triangulation] => 280459
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Information units] => 265278
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Administration] => 265186
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Busca de informação] => 261457
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Fonte de informação] => 261729
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Formação de opinião] => 20372
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Entidade representativa] => 20373
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Necessidade de informação] => 268772
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Triangulação metodológica] => 66852
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Unidade de informação] => 267124
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Administração] => 233910
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista de biblioteconomia de brasília] => 639
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00043-2000-23-24-4] => 73320
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Investiga as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opnião. Considerando as necessidades de informação, relacionam-se os objetivos de cada entidade e envolvem aspectos políticos e gerenciais, o estudo aborda principalmente os aspectos políticos e gerenciais, ao descrever comportamentos de busca de informação, recursos utilizados nessa busca, e a própria utilização da informação, a qual serve, de um modo geral, para fundamentar posições e como subsídio indispensável para a influência que as instituições pretendem exercer. Para o estudo foi selecionada uma amostra composta de nove entidades representativas dos seguintes setores: indústria, educação, sindicatos, trabalhadores, setor bancário, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet. A comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Investigates the information needs, and ways and mechanisms for its acquisition by representative institutions in their capacity of forming opinion. Considering the information needs, relate to the goals of each entity and involve political and managerial aspects, the study primarily addresses the political and managerial, to describe information-seeking behaviors, resources used in this quest, and the actual utilization of information which serves, in general, to support essential positions and as an aid to influence the institutions that wish to exercise. For the study we selected a sample of nine organizations representing the following sectors: industry, education, unions, labor, banking, women, black culture and consumers. To collect data we used the triangulation techniques, with informal interviews, questionnaires and document analysis. The results show that the paper sources, for organizations, as important as the Internet. Informal communication is not a primary information resource, there is convergence in terms of both information needs and in terms of behavior adopted by the authorities to seek information of interest.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/2528] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000002528] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 23-24, n. 4, 2000, p. 545-550.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A busca da informação por parte de entidades representativas enquanto formadoras de opinião: um problema gerencial] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The search for information by entities representing as opinion leaders: a management problem] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/17778] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [PDF:_repositorio/2011/07/pdf_6e2a8735a1_0017778.pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/2528#00043] => 0
                        )

                )

        )

)