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A medicina baseada em evidências na perspectiva da educação médica continuada

Esta dissertação examina a aceitação da Medicina Baseada em Evidências (MBE), por profissionais envolvidos com sua divulgação ou aplicação, como estratégia para Educação Médica Continuada. Examina ainda se a mediação por um bibliotecário ou outro profissional da informação seria aceita no processo da busca bibliográfica, base da MBE. Primeiramente foi empreendida Revisão de Literatura referente aos temas Medicina Baseada em Evidências e Educação (Educação Continuada e Educação Corporativa). Após essa etapa, a opinião de especialistas das áreas de Medicina e Biblioteconomia foi buscada por meio de entrevistas. Foram selecionados sete especialistas, e a escolha obedeceu ao critério da conveniência, especificamente experiência e atuação profissional em relação à MBE: dois médicos de um mesmo hospital, um ligado à área de ensino da instituição, outro, médico de família, com atuação na ponta, mais ligado ao serviço e às necessidades dos pacientes; duas bibliotecárias, uma da área de informação de um hospital de referência em tratamentos de reabilitação, a segunda profissional é responsável pela biblioteca do órgão regulador do exercício de Medicina; um representante do Governo, responsável pela proposição de políticas públicas de assistência à Saúde; o representante do órgão fiscalizador do ético-profissional da Medicina; um representante de uma sociedade médica de especialidade, cuja responsabilidade é fornecer mecanismos de atualização médica e acreditação do diploma de especialista, com amparo no marco regulatório vigente no país à época desta pesquisa, expedido pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. Uma cadeia de valor inspirada no modelo de Porter foi desenvolvida, na qual os elementos importantes para a questão de pesquisa foram posicionados, com o objetivo de orientar a pesquisa e a busca pela visão de cada um em relação à MBE. A entrevista fez uso de tópicos guias. Os resultados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, e apontam para aceitação, pelo menos em tese, da MBE, mas também para as dificuldades de sua aplicação na prática. A mediação do bibliotecário não parece muito clara para parte dos respondentes, principalmente para aqueles que atuam diretamente ligados ao serviço. Identificou-se também que no Brasil a forma adotada para atualização de profissionais médicos tem sido a Educação Corporativa, provida pelas sociedades de especialidades.@pt


. A medicina baseada em evidências na perspectiva da educação médica continuada. Revista ibero-americana de ciência da informação, [????].
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