Article Brapci-Revistas

Avaliação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG: percepção dos discentes

O trabalho apresenta uma avaliação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG a partir da visão dos discentes matriculados em 2014. Os objetivos são: a) verificar o envolvimento dos estudantes com atividades extracurriculares; b) avaliar diversos aspectos do curso a partir de uma lista com 41 variáveis. O estudo é exploratório e quantitativo e para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Os respondentes são 86 discentes, principalmente do sexo feminino (86,53%), com idade entre 18 e 42 anos (72,09%). Os principais resultados indicam que 59,30% dos respondentes realizam ou realizaram pelo menos um tipo atividade extracurricular e o destaque, neste contexto, são estágios e projetos de extensão. Cinco componentes foram geradas, a partir de uma técnica de estatística multivariada - análise de componentes principais (ACP) -, sendo que as duas mais significativas são: aspectos relativos aos professores e ao ensino; e aspectos relativos à dedicação do aluno. Os pontos positivos são: disciplinas oferecidas, relevância dos conteúdos e conhecimentos dos professores sobre os conteúdos. Conclui-se que o curso é avaliado de forma positiva e que outras modalidades de atividades extracurriculares devem ser oferecidas. Sugere-se uma avaliação sistemática, principalmente com os concluintes ou recém-formados.@pt


. Avaliação do curso de biblioteconomia da universidade federal do rio grande - furg: percepção dos discentes. Revista ibero-americana de ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-03-02] => 74771
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rodrigo de Aquino Carvalho] => 35877
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Cintia Kath Blank] => 16071
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Andrei Steveen Moreno] => 74799
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Mauren Porciuncula Moreira da Silva] => 74800
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Rodrigo Aquino de Carvalho] => 23260
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2018/09/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_2173#00040.pdf] => 88652
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [42] => 608
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [19] => 1508
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Avaliação de curso de graduação] => 230255
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Avaliação discente] => 230256
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Pesquisa quantitativa] => 100837
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Avaliação de cursos de graduação] => 278832
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Pesquisas quantitativas] => 278833
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Evaluación del curso de graduación] => 230257
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Evaluación por lo estudiantes] => 230258
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Investigación cuantitativa] => 230259
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Evaluación por los estudiantes] => 278834
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Undergraduation course evaluations] => 230260
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Evaluation by studentes] => 230261
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Quantitative research] => 230262
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-03-02] => 278831
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2016-9 NO 1-1] => 74732
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2016-9-] => 230247
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2016-9-1] => 232124
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O trabalho apresenta uma avaliação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG a partir da visão dos discentes matriculados em 2014. Os objetivos são: a) verificar o envolvimento dos estudantes com atividades extracurriculares; b) avaliar diversos aspectos do curso a partir de uma lista com 41 variáveis. O estudo é exploratório e quantitativo e para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Os respondentes são 86 discentes, principalmente do sexo feminino (86,53%), com idade entre 18 e 42 anos (72,09%). Os principais resultados indicam que 59,30% dos respondentes realizam ou realizaram pelo menos um tipo atividade extracurricular e o destaque, neste contexto, são estágios e projetos de extensão. Cinco componentes foram geradas, a partir de uma técnica de estatística multivariada - análise de componentes principais (ACP) -, sendo que as duas mais significativas são: aspectos relativos aos professores e ao ensino; e aspectos relativos à dedicação do aluno. Os pontos positivos são: disciplinas oferecidas, relevância dos conteúdos e conhecimentos dos professores sobre os conteúdos. Conclui-se que o curso é avaliado de forma positiva e que outras modalidades de atividades extracurriculares devem ser oferecidas. Sugere-se uma avaliação sistemática, principalmente com os concluintes ou recém-formados.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [O trabalho apresenta uma avaliação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande ”“ FURG a partir da visão dos discentes matriculados em 2014. Os objetivos são: a) verificar o envolvimento dos estudantes com atividades extracurriculares; b) avaliar diversos aspectos do curso a partir de uma lista com 41 variáveis. O estudo é exploratório e quantitativo e para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Os respondentes são 86 discentes, principalmente do sexo feminino (86,53%), com idade entre 18 e 42 anos (72,09%). Os principais resultados indicam que 59,30% dos respondentes realizam ou realizaram pelo menos um tipo atividade extracurricular e o destaque, neste contexto, são estágios e projetos de extensão. Cinco componentes foram geradas, a partir de uma técnica de estatística multivariada - análise de componentes principais (ACP) -, sendo que as duas mais significativas são: aspectos relativos aos professores e ao ensino; e aspectos relativos à dedicação do aluno. Os pontos positivos são: disciplinas oferecidas, relevância dos conteúdos e conhecimentos dos professores sobre os conteúdos. Conclui-se que o curso é avaliado de forma positiva e que outras modalidades de atividades extracurriculares devem ser oferecidas. Sugere-se uma avaliação sistemática, principalmente com os concluintes ou recém-formados.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2173] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/2173] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v9.n1.2016.2173] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2173] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol 9 No 1 (2016); 19-42] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 19-42] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 19-42] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 19-42] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v9.n1.2016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Avaliação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG: percepção dos discentes] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/2173/1932] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2173/1932] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2173] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2173/1932] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2173#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v9.n1.2016.2173] => 0
                        )

                )

        )

)