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Esta pesquisa baseia-se nas ideias de Hjørland, que afirma que as diferentes áreas do saber têm diferentes hábitos de comunicação e necessidades informacionais. A partir desta afirmação, o objetivo de pesquisa foi verificar se tal pressuposto também é confirmado em áreas classificadas em uma mesma grande divisão das ciências, as Ciências Sociais. Foram escolhidas a Economia e a Educação por apresentarem diferentes históricos e características. O estudo limitou-se à análise dos periódicos dessas áreas listados na Qualis da Capes, complementadas pelos títulos incluídos na SciELO. Tentou-se verificar se as diferenças na natureza dos objetivos das duas áreas – a Economia como Ciência Nomotética e a Educação como uma área que se desenvolveu da prática – poderiam ser associadas às características das listas. As variáveis analisadas foram quantidade de títulos, distribuição pelos estratos, proporção entre periódicos nacionais e estrangeiros, interdisciplinaridade (representada por inclusão de títulos de outras áreas nas listas) e idioma. Para validar os periódicos Qualis como escolhas legítimas de cada comunidade, foi realizada uma entrevista por e-mail com os representantes de cada área junto a Capes. Com exceção do contato com esses representantes, feito por e-mail, a pesquisa fez uso de métodos quantitativos, coletando dados nos próprios instrumentos Qualis e SciELO e nos sites dos periódicos. Os resultados obtidos indicaram correspondência com a natureza das áreas, pelos critérios estabelecidos. Foi feito ainda um levantamento complementar os dados da fase anterior. Para tal, coletou-se uma amostra composta de fascículos recentes, baseando-se na crença de que esses representariam tendências mais atuais. Dessa forma, foram selecionados cinco periódicos de cada área, cujos artigos estavam disponíveis on-line. Os artigos disponibilizados são do último número, ano, semestre ou trimestre disponível na época da coleta, conforme a periodicidade da revista. Nesta fase, outras características dos periódicos e dos artigos foram verificadas, tais como número de páginas por artigo, composição predominante de autoria, se única ou múltipla, quantidade de referências citadas por artigo, tipo de documento e idioma. Os resultados desta fase do estudo confirmaram correspondência entre características estudadas com a natureza das áreas.@pt
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