Article Brapci-Revistas

Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique

Trata-se dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, cujo objetivo foi identificar e mapear os níveis de incorporação da competência informacional nas bibliotecas universitárias de Moçambique, decorrente da contínua ampliação das suas funções educacionais. A pesquisa caracterizou-se por ser descritiva, cuja investigação se deu a partir do levantamento de atividades que, em teoria, podem potencializar a competência informacional dos usuários. O procedimento de coleta de dados foi através da observação direta nos sites das instituições de ensino superior (IES) nacionais e a análise de dados se realizou a partir das abordagens quali-quanti. Os resultados mostraram a incorporação incipiente dos programas de competência informacional nas IES nacionais, tendo como foco a biblioteca como espaço de aprendizagem e investigação. Constatou-se que as atividades de formação de usuários desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias se enquadra no modelo tradicional, cujo foco são as fontes de informação e os recursos tecnológicos existentes. Há, por isso, necessidade de aprofundamento teórico e metodológico desses programas, tendo em vista os modelos teóricos definidos por organizações internacionais ligadas à competência informacional, que enfatizam a necessidade de focalizar a formação nos usuários que, em um processo construtivista, apropriam e atribuem significados à informação.@pt


. Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de moçambique. Revista ibero-americana de ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 10 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-12-31] => 14777
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ilídio Lobato Ernesto Manhique] => 35121
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2018/09/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_1842#00040.pdf] => 87563
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [31] => 141
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [17] => 2001
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Pol´ítica de informação] => 230104
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação] => 271886
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Estudo de usuário] => 237111
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Moçambique] => 268258
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Política de información] => 17162
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Competencias en información] => 83244
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitárias] => 199222
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Academic libraries] => 180178
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tecnologías de información] => 7399
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Estudio de usuarios] => 62232
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mozambique] => 181993
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Information policiy] => 230105
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information technologies] => 271946
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [User studies] => 173989
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Information competencies] => 61477
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2014-7 NO 1-1] => 73290
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2014-7-] => 230101
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Trata-se dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, cujo objetivo foi identificar e mapear os níveis de incorporação da competência informacional nas bibliotecas universitárias de Moçambique, decorrente da contínua ampliação das suas funções educacionais. A pesquisa caracterizou-se por ser descritiva, cuja investigação se deu a partir do levantamento de atividades que, em teoria, podem potencializar a competência informacional dos usuários. O procedimento de coleta de dados foi através da observação direta nos sites das instituições de ensino superior (IES) nacionais e a análise de dados se realizou a partir das abordagens quali-quanti. Os resultados mostraram a incorporação incipiente dos programas de competência informacional nas IES nacionais, tendo como foco a biblioteca como espaço de aprendizagem e investigação. Constatou-se que as atividades de formação de usuários desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias se enquadra no modelo tradicional, cujo foco são as fontes de informação e os recursos tecnológicos existentes. Há, por isso, necessidade de aprofundamento teórico e metodológico desses programas, tendo em vista os modelos teóricos definidos por organizações internacionais ligadas à competência informacional, que enfatizam a necessidade de focalizar a formação nos usuários que, em um processo construtivista, apropriam e atribuem significados à informação.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Trata-se dos resultados da dissertação de mestrado em Ciência da Informação, cujo objetivo foi identificar e mapear os níveis de incorporação da competência informacional nas bibliotecas universitárias de Moçambique, decorrente da contínua ampliação das suas funções educacionais. A pesquisa caracterizou-se por ser descritiva, cuja investigação se deu a partir do levantamento de atividades que, em teoria, podem potencializar a competência informacional dos usuários. O procedimento de coleta de dados foi através da observação direta nos sites das instituições de ensino superior (IES) nacionais e a análise de dados se realizou a partir das abordagens quali-quanti. Os resultados mostraram a incorporação incipiente dos programas de competência informacional nas IES nacionais, tendo como foco a biblioteca como espaço de aprendizagem e investigação. Constatou-se que as atividades de formação de usuários desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias se enquadra no modelo tradicional, cujo foco são as fontes de informação e os recursos tecnológicos existentes. Há, por isso, necessidade de aprofundamento teórico e metodológico desses programas, tendo em vista os modelos teóricos definidos por organizações internacionais ligadas à competência informacional, que enfatizam a necessidade de focalizar a formação nos usuários que, em um processo construtivista, apropriam e atribuem significados à informação.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1842] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/1842] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v7.n1.2014.1842] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1842] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol 7 No 1 (2014); 17-31] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 7 n. 1 (2014); 17-31] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 7 No. 1 (2014); 17-31] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 7 Núm. 1 (2014); 17-31] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v7.n1.2014] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Competência informacional e a missão em bibliotecas universitárias: níveis de integração em bibliotecas universitárias de Moçambique] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/1842/1621] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1842/1621] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1842#00040] => 0
                        )

                )

        )

)