Article Brapci-Revistas

Práticas de organização e representação da informação étnico-racial em bibliotecas universitárias: necessidade de preservação da memória de negros

Apresenta reflexão sobre pesquisa de doutorado em andamento, que está sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). A fundamentação teórica está alicerçada na mediação da informação, tendo como objetivo desenvolver competência informacional nos moradores da Comunidade objeto de estudo. Essas competências serão implementadas mediante treinamentos em parceria com o Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi do Departamento de Ciência da Informação juntamente com o Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o PPGCI/UFBA. Adota-se a metodologia da pesquisa-ação, de modo a promover a rede de cooperação necessária como suporte para elaboração de um modelo de mediação, apropriação e uso de tecnologias intelectuais, passível de ser aplicado em outras comunidades. A investigação recorre ao auxílio da observação participante, visando acompanhar a realidade no campo de pesquisa, fazendo uso do diário de campo. O propósito do projeto é construir uma rede de cooperação para transformar realidades e ultrapassar fronteiras, promovendo informação e conhecimento para quem deles necessita.@pt


References

  • ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
  • AQUINO, Mirian de Albuquerque. Informação, Conhecimento e Memória: processos de apropriação, organização, disseminação e democratização da informação no Movimento Negro da Paraíba. João Pessoa, 2011. Projeto (Pesquisa Científica) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba.
  • ARAÚJO, Eliane Alvarenga de: TENÓRIO, Jovana Karla Gomes., FARIAS, Simarle Nóbrega. A Produção de Conhecimento na Ciência da Informação: analise das dissertações produzidas no Curso de Mestrado em Ciência da Informação -CMCI/UFPB. Disponível em:< http://www.eca.usp.br/nucleos/pc/artigo/eliany_enancib5.pdf>. Acesso:02 jan. 2008.
  • BARTHES, Roland, O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1987.
  • BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, 2005. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2012.
  • BRASIL, CONAE 2010. Conferência Nacional de Educação. Construindo o Sistema Nacional Articulado de educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação
  • BRESCANI, Stella., NAXARA, Márcia Apresentação. In: _______Memória e (res) sentimento: indicações sobre uma questão sensível. Campinas: Unicamp, 2004.
  • BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro:Campus, 1992.
  • BAUMAN, Zigmunt. Vidas despedaçadas. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor., Rio de Janeiro, 2005.
  • CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.
  • CARDOSO, Francilene do Carmo. A biblioteca pública na (re) construção da identidade negra. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal Fluminense, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2011.
  • CHARTIER, Roger Chartier. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora Universitária da UnB, 1994.
  • CASHMORE, Ellis. Dicionário das Relações étnicas e Raciais. Tradução de Dinah Klave. São Paulo: Summus, 2000.
  • CUNHA JÚNIOR, Henrique. CUNHA JR. Henrique – A História Africana. In, ROMÃO, Jeruse., LIMA, Ivan C. (orgs) -Negros e Currículos. Florianópolis. Cadernos NEN, nº 2, 1997. 111 p. cap. 4. 55-75 p.
  • DEBUS, Eliane Santana Dias. Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato e o parecer do CNE: reflexões. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: CENTRO, CENTROS – ÉTICA, ESTÉTICA, 12., 2011, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: UFPR, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2012.
  • DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1999.
  • FIGUEIREDO, Luciana de Conceição. Bibliotecários e racismo: uma análise a partir do parecer 15/2010 do CNE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social, 14., 2011, Maceió. Anais eletrônicos... Disponível em: . Acesso: 12 fev. 2012.
  • FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.
  • GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações racisias no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação continuada, alfabetização e diversidade. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Brasília: Ministério da educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
  • GONÇALVES E SILVA, Petronilha Beatriz. Negros na universidade e produção do conhecimento. In: Gonçalves e Silva, Petronilha Beatriz., Silvério, Valter Roberto (Orgs.). Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003.
  • GONZALEZ DE GOMEZ, Maria Nélida. A universidade e a sociedade da informação. Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v.9, n.1, p.225-242, jul./dez. 2011 – ISSN 1678-765X HALÉY, Marc. A era do conhecimento: princípios e reflexões sobre a revolução noética no século XXXI. São Paulo: UNESP, 2010.
  • HAROCHE, Claudine. Fazer dizer, querer dizer. Tradução Eni Pulcinelli Orlandi. São Paulo Hucitec, 1992.
  • HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
  • INFOBIBLIO. Pesquisa documental. 2009. . Acesso em: 10 jan. 2012.
  • KOUBI, Geneviève. Entre sentimentos e ressentimento: as incertezas de um direito das minorias. In: BRESCIANI, Stella., NAXARA, Márcia (Orgs.). Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.
  • DENZIN, N. K.LINCOLN, Y. S.O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  • LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993 (Coleção TRANS).
  • LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
  • MARTINS, Wilson. A Palavra Escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001.
  • MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação docente e novas tecnologias. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, REALIZADO EM BRASÍLIA-DF, 4., 1998, Maceió. Anais... Maceió: UFAL, Acesso em: 10 fev.2011.
  • MONTEIRO, Silvana Drumond., CARELLI, Ana Esmeralda. Ciberespaço, memória e esquecimento. Disponível em: Acesso em: 12 mar. 2012.
  • MORAES, Rubens Borba de. Livros e Bibliotecas no Brasil Colonial. Rio de Janeiro: LTC, 1979.
  • MORIGI, Valdir José., SOUTO, Luzane Ruscher. Entre o passado e o presente: as visões de biblioteca no mundo contemporâneo. Revista ACB, vol. 10, n. 2, 2005. Disponível em: . Acesso: 6 jan. 2011.
  • MUNANGA, Kabengele. A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil (entrevista). Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 50, jan./abr. 2004.
  • NASCIMENTO, Washington Santos. São Domingos, o grande São Domingos: repercussões e representações da Revolução Haitiana no Brasil escravista (1791-1840). Dimensões: Revista de História da UFES, Espírito Santo, n. 125, v. 21, 2008.
  • NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História, nº10, p. 7-28, dez, 1993.
  • OLIVEIRA, Andréa Carvalho. Direito à memória das comunidades tradicionais: organização de acervo nos terreiros de candomblé de Salvador, Bahia. Ci. Inf., Brasília, v. 39 n. 2, p.84-91, maio/ago., 2010.
  • OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz de. Afrodescendência, memória e tecnologia: uma aplicação do conceito de informação etnicorracial ao projeto “A Cor da Cultura”. 2010, 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
  • ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e homossexualidade: a construção de formas sujeitos. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ixfelin/trabalhos/pdf/28.pdf. Acesso: 12 mar. 2012.
  • PECHÊUX, Michel. Papel da memória. Tradução e Introdução José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.
  • PRAXEDES, Walter. A questão racial e a superação do eurocentrismo na educação escolar. Revista Espaço Acadêmico, n. 89, 2008. http://www.espacoacademico.com.br/089/89praxedes.htm. Acesso: 12 março 2012.
  • PRAXEDES, Walter. Eurocentrismo e racismo nos clássicos da filosofia e das Ciências Sociais. 83, abr. Acesso em: 13 jun. 2011.
  • RICOEUR, Poul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora Universitária/ UNICAMP, 2007.
  • ROBREDO, Jaime. Organização dos documentos ou organização da informação: uma questão de escolha. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 5 n. 1 fev. 2004 Disponível Acesso: 13 fev. 2011.
  • ROSAS, João Cardoso. Sociedade multicultural: conceitos e modelos. In: SEMINÁRIO DIVERSIDADE E IDENTIDADE NACIONAL NA UNIÃO EUROPEIA: DESAFIOS MULTICULTURAIS, 2007, Lisboa. Anais eletrônicos... Lisboa: UNL, 2007. . Acesso em: 06 mar. 2012.
  • SANTANA, Vanessa Alves. A responsabilidade social dos profissionais da informação e inclusão de negros/as afrodescendentes: um desafio para bibliotecários da Universidade Federal da Paraíba- UFPB. João Pessoa, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia). Universidade Federal da Paraíba- Centro de Ciências Sociais Aplicadas. João Pessoa, 2008.
  • SAUIDEN, Emir José. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Rev. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n.2, p. 52-60, mai/ago. 2000.
  • SEIXAS, Jacy Alves. Percursos de memórias em terras de história: problemáticas atuais. In: _______Memória e (res) sentimento: indicações sobre uma questão sensível. Campinas: Unicamp, 2004.
  • SILVA, Alba Lígia de Almeida., AQUINO, Mirian de Albuquerque Aquino. Produção de conhecimento escrita por homens sem (cons) ciência da responsabilidade ét(n) ico-social. 2011. Texto digitalizado.
  • SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Racismo em livros didáticos: estudo sobre negros e brancos em livros de língua portuguesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
  • SODRÉ, Muniz Sodré. Racismo"afetuoso": Monteiro Lobato vai para o trono? Pambazuka news: vozes pan-africanas para a liberdade e justiça, ediçao 36, 2001. Disponivel em: Acesso: 12 jan 2012.
  • SUAIDEN, Emir José. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Revista Ciência da Informação, Brasilia, v. 29, n. 2, p. 52-60, mai/ago. 2000. Disponível em: Acesso: 25 out. 2010.
  • TEDESCO, Juan Carlos (Org). Educação e novas tecnologias: esperanças ou incerteza? São Paulo: Cortez, 2004.
  • VIDICH, Arthur J., LYMAN, Stanford M. Métodos qualitatitivos: sua história na soiologia e na antropologia. In: DENZIN., LINCOLN. O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. Porto Alegre: Bookman, 2007.
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-03-23] => 73120
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mirian de Albuquerque Aquino] => 11092
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Vanessa Alves Santana] => 16696
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2018/09/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_1780#00040.pdf] => 87523
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [36] => 3265
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [17] => 2001
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação étnica] => 230083
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação racial] => 230084
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitaria] => 233546
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Inclusão racial] => 230085
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitarias] => 199222
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Academic libraries] => 180178
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Información étnica] => 230086
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Información racial] => 230087
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Inclusión racial] => 230088
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitarias] => 233942
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ethnic information] => 230089
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Racial information] => 230090
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Racial inclusion] => 230091
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Academic libraries] => 263865
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-03-23] => 278757
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2013-6 NO 2-2] => 73118
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2013-6-] => 230072
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2013-6-2] => 232119
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta reflexão sobre pesquisa de doutorado em andamento, que está sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). A fundamentação teórica está alicerçada na mediação da informação, tendo como objetivo desenvolver competência informacional nos moradores da Comunidade objeto de estudo. Essas competências serão implementadas mediante treinamentos em parceria com o Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi do Departamento de Ciência da Informação juntamente com o Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o PPGCI/UFBA. Adota-se a metodologia da pesquisa-ação, de modo a promover a rede de cooperação necessária como suporte para elaboração de um modelo de mediação, apropriação e uso de tecnologias intelectuais, passível de ser aplicado em outras comunidades. A investigação recorre ao auxílio da observação participante, visando acompanhar a realidade no campo de pesquisa, fazendo uso do diário de campo. O propósito do projeto é construir uma rede de cooperação para transformar realidades e ultrapassar fronteiras, promovendo informação e conhecimento para quem deles necessita.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Apresenta reflexão sobre pesquisa de doutorado em andamento, que está sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). A fundamentação teórica está alicerçada na mediação da informação, tendo como objetivo desenvolver competência informacional nos moradores da Comunidade objeto de estudo. Essas competências serão implementadas mediante treinamentos em parceria com o Laboratório de Tecnologias Intelectuais ”“ LTi do Departamento de Ciência da Informação juntamente com o Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o PPGCI/UFBA. Adota-se a metodologia da pesquisa-ação, de modo a promover a rede de cooperação necessária como suporte para elaboração de um modelo de mediação, apropriação e uso de tecnologias intelectuais, passível de ser aplicado em outras comunidades. A investigação recorre ao auxílio da observação participante, visando acompanhar a realidade no campo de pesquisa, fazendo uso do diário de campo. O propósito do projeto é construir uma rede de cooperação para transformar realidades e ultrapassar fronteiras, promovendo informação e conhecimento para quem deles necessita.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1780] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/1780] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v6.n2.2013.1780] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1780] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol 6 No 2 (2013); 17-36] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 6 n. 2 (2013); 17-36] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 6 No. 2 (2013); 17-36] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 6 Núm. 2 (2013); 17-36] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v6.n2.2013] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Práticas de organização e representação da informação étnico-racial em bibliotecas universitárias: necessidade de preservação da memória de negros] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/1780/1569] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1780/1569] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1780] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1780/1569] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1780#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v6.n2.2013.1780] => 0
                        )

                )

        )

)