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Folksonomia e tags afetivas: comunicação e comportamento informacional no Twitter

Folksonomy and affective tags: communication and information behavior on Twitter

A partir da discussão conceitual de ‘folksonomia’ e ‘comunidades virtuais’, este artigo elabora algumas reflexões acerca das tags afetivas no Twitter, ou seja, as marcações que dão valor semântico aos fluxos de informação que trafegam no twitter. A marcação semântica permite identificar afetividade amorosa, sexual, amizade ou solidariedade nas tribos que se comunicam por este dispositivo de microblog. O objetivo é demonstrar que as marcações semânticas relacionadas ao afeto não são apenas informações individuais desconectadas da coletividade, mas, pelo contrário, fornecem elementos de reforço da identidade cultural e permitem a identificação de tribos unidas por interesses comuns.@pt


Following the conceptual discussion of ´folksonomy´ and ´virtual communities´, this paper develops some reflections on the affective tags on Twitter, or markings that give semantic value to information flows that travel on twitter. The semantic markup identifies loving affection, sex, friendship and solidarity among the tribes that communicate through this device microblogging. The goal is to demonstrate that the semantic markup related to the affect not only individual information disconnected from society, but rather provide the elements of strengthening cultural identity and enable the identification of tribes united by common interests.@en

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