Article
A informação e o conhecimento são insumos básicos para a competitividade das organizações, cujas habilidades e competências diferenciadas são necessárias para que o profissional da informação possa se estabelecer no mercado. O processo de inteligência competitiva organizacional é um modelo de gestão organizacional eficiente, e cabe ao profissional da informação antever as necessidades do mercado e da organização gerando um diferencial competitivo para o processo decisório. Este artigo tem por objetivo descrever com base na literatura as competências e as habilidades necessárias para o bibliotecário atuar no processo de inteligência competitiva organizacional. Para tanto, realizou-se um ensaio de cunho teórico e de caráter descritivo enfocando as temáticas, o profissional da informação, as competências e as habilidades do bibliotecário, a importância do marketing pessoal e profissional, o mercado de trabalho e a atuação profissional no processo de inteligência competitiva organizacional.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2017-04-02] => 71555 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Juliana Cardoso dos Santos] => 3084 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/778/2018/09/oai_ojs_abecin_org_br_article_42#00061.pdf] => 87193 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [50] => 1979 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [26] => 1445 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo de pesquisa] => 288 ) [1] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Profissional da informação] => 265033 ) [1] => Array ( [Bibliotecário] => 235088 ) [2] => Array ( [Competencia] => 181864 ) [3] => Array ( [Habilidade] => 184693 ) [4] => Array ( [Inteligência competitiva organizacional] => 286676 ) [5] => Array ( [Competências] => 173549 ) [6] => Array ( [Habilidades] => 94725 ) [7] => Array ( [Habilidade] => 27340 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2017-04-02] => 247138 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação] => 778 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00061-2016-3-2] => 71552 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A informação e o conhecimento são insumos básicos para a competitividade das organizações, cujas habilidades e competências diferenciadas são necessárias para que o profissional da informação possa se estabelecer no mercado. O processo de inteligência competitiva organizacional é um modelo de gestão organizacional eficiente, e cabe ao profissional da informação antever as necessidades do mercado e da organização gerando um diferencial competitivo para o processo decisório. Este artigo tem por objetivo descrever com base na literatura as competências e as habilidades necessárias para o bibliotecário atuar no processo de inteligência competitiva organizacional. Para tanto, realizou-se um ensaio de cunho teórico e de caráter descritivo enfocando as temáticas, o profissional da informação, as competências e as habilidades do bibliotecário, a importância do marketing pessoal e profissional, o mercado de trabalho e a atuação profissional no processo de inteligência competitiva organizacional.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.abecin.org.br:article/42] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.abecin.emnuvens.com.br:article/42] => 0 ) [2] => Array ( [oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/42] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/42] => 0 ) [1] => Array ( [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/42] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3, n. 2 (2016); 26-50] => 0 ) [1] => Array ( [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2016); 26-50] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [2358-3193] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Atuação do profissional da informação no processo de inteligência competitiva organizacional] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/42/pdf] => 0 ) [1] => Array ( [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/42/pdf] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/42] => 0 ) [1] => Array ( [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/42/pdf] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.abecin.org.br:article/42#00061] => 0 ) ) ) )