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A pesquisa tem por finalidade analisar, no âmbito da gestão da informação, as transformações que estão ocorrendo nas bibliotecas com o advento das tecnologias de informação e da Web social, por meio do mapeamento dos portais de unidades de informação. Como objetivos específicos, avalia-se as formas de acesso dos usuários aos serviços baseados na Web social e verifica-se de que forma os bibliotecários se preparam e adquirem competências e habilidades para utilizar as ferramentas necessárias para esse ambiente. No referencial teórico, são abordados a evolução das tecnologias para a gestão de unidades de informação, os recursos da Web tradicional (Web 1.0) e da Web social (Web 2.0). Trata-se de um estudo exploratório, cujo universo da pesquisa são os portais de bibliotecas das instituições de ensino superior públicas e privadas da Cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, cujas unidades de análise se referem aos serviços oferecidos na Web social. Quanto à abordagem, a pesquisa é do tipo quali-quantitativa. Constatou-se que o processo na adesão de toda a gama de tecnologias de informação e comunicação disponibilizadas atualmente é incipiente nas bibliotecas de ensino superior de Florianópolis, é importante ressaltar que as de âmbito público são as que mais apresentam opções para a utilização das tecnologias da Web social, enquanto que as privadas deixam a desejar, excetuando três, contudo, por possuírem mais recursos financeiros poderiam aproveitá-los de modo a ofertar serviços diferenciados que incentivem o uso e a disseminação das informações facilitando o acesso e a recuperação das informações.@pt
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