Article Brapci-Revistas

A inovação para os bibliotecários de uma instituição de educação profissional: conhecendo o perfil para continuar inovando

Apresenta o perfil dos profissionais responsáveis pelas bibliotecas (bibliotecários e auxiliares) de uma instituição de educação profissional atuante em todo o território brasileiro no que concerne à inovação. Para esta finalidade, contextualiza a instituição e sua representatividade para o País, quais seus ramos de atuação e seu trabalho pioneiro com educação por competências. Apresenta uma breve fundamentação teórica a respeito do termo inovação e suas tipologias, além de sua relação com a atividade do bibliotecário. Além disso, são apresentadas e discutidas as respostas ao questionário online que buscou estabelecer o perfil profissional. O instrumento de pesquisa foi elaborado contendo dezoito questões divididas em três seções: Formação, Atuação Profissional e Inovação. Na última seção são relacionadas algumas estratégias para que os bibliotecários continuem inovando dentro das unidades de informações estudadas. Finaliza com a apresentação das considerações finais, trazendo uma reflexão a respeito do contexto deste perfil, bem como sugerindo ações que implementem uma cultura mais fortalecida nestas unidades de informação; além de quais iniciativas podem ser promovidas pelas instituições profissionais e escolas de Biblioteconomia referente às fragilidades evidenciadas pelas respostas obtidas a partir da aplicação do questionário.@pt


. ::none::, [????].
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-04-02] => 71555
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Jorge Moisés Kroll do Prado] => 2069
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Marcelo Cavaglieri] => 12211
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/778/2018/09/oai_ojs_abecin_org_br_article_49#00061.pdf] => 87149
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [108] => 1420
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [93] => 1082
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estudo de caso] => 52
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Perfil profissional] => 173819
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Criatividade] => 272486
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Bibliotecários] => 249972
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-04-02] => 247138
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação] => 778
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00061-2016-3-2] => 71552
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta o perfil dos profissionais responsáveis pelas bibliotecas (bibliotecários e auxiliares) de uma instituição de educação profissional atuante em todo o território brasileiro no que concerne à inovação. Para esta finalidade, contextualiza a instituição e sua representatividade para o País, quais seus ramos de atuação e seu trabalho pioneiro com educação por competências. Apresenta uma breve fundamentação teórica a respeito do termo inovação e suas tipologias, além de sua relação com a atividade do bibliotecário. Além disso, são apresentadas e discutidas as respostas ao questionário online que buscou estabelecer o perfil profissional. O instrumento de pesquisa foi elaborado contendo dezoito questões divididas em três seções: Formação, Atuação Profissional e Inovação. Na última seção são relacionadas algumas estratégias para que os bibliotecários continuem inovando dentro das unidades de informações estudadas. Finaliza com a apresentação das considerações finais, trazendo uma reflexão a respeito do contexto deste perfil, bem como sugerindo ações que implementem uma cultura mais fortalecida nestas unidades de informação; além de quais iniciativas podem ser promovidas pelas instituições profissionais e escolas de Biblioteconomia referente às fragilidades evidenciadas pelas respostas obtidas a partir da aplicação do questionário.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.abecin.org.br:article/49] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.abecin.emnuvens.com.br:article/49] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/49] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/49] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/49] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3, n. 2 (2016); 93-108] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2016); 93-108] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2358-3193] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A inovação para os bibliotecários de uma instituição de educação profissional: conhecendo o perfil para continuar inovando] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/49/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/49/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/49] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/49/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.abecin.org.br:article/49#00061] => 0
                        )

                )

        )

)